Benfica perde na Turquia na 1ª mão das meias-finais da Liga Europa; Resultado perigoso, mas melhor que a exibição (os encarnados voltaram a ser protegidos pela "estrelinha" da sorte e viram os turcos a falhar um penalti e atirar 3 bolas ao poste) e que deixa tudo em aberto para a 2ª mão (o Fenerbahçe está perfeitamente ao alcance das águias)

Fenerbahçe 1-0 Benfica (Korkmaz 72´)

Os encarnados saíram da Turquia com um resultado perigoso (pela falta de golos) e negativo, embora abra possibilidades para a 2ª mão. A exibição não foi positiva e a "estrelinha" da sorte voltou a entrar em acção, com o Fenerbahçe a acertar 3 vezes nos ferros (uma delas numa grande penalidade). A equipa turca, fortemente apoiada pelos seus adeptos, encarou a partida como se de uma final se tratasse (pressão e muita intensidade), enquanto do lado da Luz, apenas se destacou a presença de Matic, Salvio e Artur. Foi a 1ª derrota do Benfica em 2013 (nos 90 minutos), contudo, a reviravolta é perfeitamente possível (Salvio evidenciou as lacunas do Fenerbahçe nos primeiros minutos e os turcos sem Webo, Topal e possivelmente Meireles valem muito menos). Na outra partida das meias finais, o Chelsea derrotou o Basileia por 2-1 (na Suíça), com golos de Moses (12´), Schar (87´g.p.) e David Luiz (90´).

O Benfica até entrou bem na partida, com Salvio a desperdiçar uma excelente ocasião para marcar, após assistência de Cardozo (Demirel saiu bem da baliza). Aimar fez o segundo remate perigoso dos encarnados, ainda antes dos 15 minutos, momento onde os turcos começaram a impor o seu futebol. Primeiro, foi Webo a falhar o 1-0, após cruzamento de Sow, depois foi o senegalês a cabecear à trave e Korkmaz também ameaçou num cabeceamento à figura de Artur. A partir da meia hora, a partida entrou numa fase sem grandes lances de destaque, até ao minuto 45. Ola John cometeu grande penalidade, mas Cristian rematou ao poste. Ao intervalo, Jorge Jesus tirou Aimar e colocou Gaitán em campo, enquanto os turcos entraram com tudo no segundo tempo. Cristian e Raúl Meireles obrigaram Artur a duas intervenções complicadas, e Kuyt rematou ao poste, numa clara oportunidade de golo. O Benfica respondeu através de Gaitán, num remate que também foi travado pelo poste da baliza de Demirel. A 20 minutos do final, o Fenerbahçe acabou por chegar ao 1-0, na sequência de um pontapé de canto. Melgarejo alivia mal a bola, e Korkmaz desvia para o fundo da baliza de Artur (a bola ainda bateu no poste). Os encarnados tentaram reagir ao golo, pressionar mais alto, mas a melhor situação que conseguiram criar, foi numa jogada de André Gomes, cortada por Yobo.

Destaques:

Jorge Jesus - Arriscou em demasia com um meio campo com Aimar e André Gomes, 2 jogadores com pouco ritmo. E passou por aí a má exibição encarnada, nunca controlaram o jogo, perderam sempre a luta no meio campo e a bola raramente chegou em condições ao último terço.

Benfica - Primeira derrota em 2013 (no tempo regulamentar) e uma exibição pouco conseguida, logo na fase mais importante da época. O período mais complicado e decisivo da temporada está aí (começou na partida frente ao Sporting) e vai ter continuidade até ao jogo contra o Estoril. Os encarnados jogam esta 2ª feira na Madeira, recebem o Fenerbahçe na 5ª feira e os "canarinhos" no fim-de-semana seguinte (ou 2ª feira).

Fenerbahçe - Os turcos fizeram valer do seu poderio caseiro e podiam mesmo ter construído outro resultado. A equipa de Raúl Meireles está perto de fazer história (o Galatasaray é a única equipa turca com uma final europeia), mas terá que viajar até à Luz sem o português (em princípio), Webo e Topal. O futebol é algo simples, mas a intensidade e vontade tornou-o eficaz. No plano individual, destaque positivo para o lateral direito Gonul (segurança e profundidade), Cristian (apesar do penalti falhado realizou uma excelente partida), dupla de centrais, Kuyt (muito esforçado e batalhador) e Webo (deu muito trabalho à defensiva encarnada).

Matic/Salvio - Boas exibições do sérvio e do argentino, que escaparam à mediocridade dos restantes colegas (excepto Artur). O esquerdino teve um papel importante na sua área de acção, principalmente no plano defensivo (apesar de ter falhado alguns passes que deram origem a jogadas de perigo dos turcos), enquanto o extremo direito causou grandes problemas à defensiva do Fenerbahçe (banalizou Ziegler várias vezes e deve passar por aí a estratégia na 2ª mão).

Aimar/André Gomes - Pelo contrário, a dupla que jogou na frente de Matic esteve claramente abaixo dos demais. O argentino continua sem ritmo, falhou muitos passes e não conseguiu assumir a ofensiva encarnada, enquanto o jovem português foi sempre um elemento passivo no miolo.

Cardozo/Ola John - O paraguaio ainda assistiu Salvio para um dos melhores lances do Benfica e deu trabalho à defensiva do Fenerbahçe no primeiro tempo, mas foi desaparecendo ao longo do jogo. O holandês raramente criou desequilíbrios e ainda cometeu uma grande penalidade desnecessária (foi uma nulidade).

Garay/Jardel - Muitos problemas para a dupla de centrais do Benfica. Webo e Sow ganharam inúmeros lances, enquanto o brasileiro também cometeu graves erros individuais (muitos passes errados).

Melgarejo/Artur - O paraguaio teve responsabilidades no golo turco, ao fazer a "assistência" para Korkmaz (cortou mal a bola) e passou por algumas dificuldades na defesa, enquanto o guarda-redes brasileiro realizou uma exibição segura e bastante competente.

Etiquetas: , ,