Vit. Guimarães mais perto do Jamor; Bis de Ricardo no Restelo deixa os Vimaranenses com "um pé na final"

Belenenses 0-2 Vit. Guimarães (Ricardo 29' e 77')

O Vit. Guimarães está bem lançado rumo à final da Taça de Portugal, depois de ter derrotado o Belenenses, por 2-0, na 1ª mão das meias-finais da competição. Numa partida bem disputada, a eficácia vimaranense superiorizou-se ao domínio da formação lisboeta. Ricardo, com dois golos, colocou os minhotos na rota do Jamor.

A primeira parte começou com grande intensidade por parte dos dois conjuntos, com ligeiro ascendente da equipa orientada por Van der Gaag. O Belenenses procurava impor o seu jogo e João Meira, à passagem dos 9 minutos, esteve perto do golo, depois de um desvio na sequência de um canto batido por Fernando Ferreira. A formação de Belém dominava o encontro (Fredy criava muitos desequilíbrios) e voltou a assustar Douglas após remate forte de Ferreira. A equipa da casa continuava por cima da partida mas quem chegou à vantagem foi o Vit.Guimarães. Ricardo, aos 29', aproveitou uma falha da defensiva azul e, no seguimento de um remate rasteiro, inaugurou o marcador. Até ao final do primeiro tempo, a equipa minhota equilibrou a partida, chegando mesmo a criar perigo, novamente por intermédio de Ricardo. No segundo o tempo, o jogo recomeçou com ritmo lento, sendo que o Vit. Guimarães surgiu ainda mais compacto. A formação de Van der Gaag tentava chegar à igualdade mas raramente incomodava o guardião Douglas. Já com Diawara e Arsénio em campo, a formação do Restelo voltou a estar muito perto de marcar. Arsénio e Diakité, no espaço de apenas um minuto, sem oposição, atiraram ao lado da baliza vimaranense. O Belenenses criava muito perigo mas quem voltou a brilhar foi Ricardo. Aos 76', no seguimento de um livre cobrado por Crivellaro (rendeu o desinspirado Barrientos), o extremo português surgiu sem marcação e, de cabeça, fez o 2-0. Grande eficácia minhota no Restelo. Até ao final, a equipa da casa ainda procurou o jogo directo para Diawara mas o resultado não viria a alterar-se.

Destaques:


Belenenses - Jogo interessante da equipa orientada por Mitchell Van Der Gaag. A formação lisboeta teve o comando do jogo, criando muitas oportunidades de golo, mas o desacerto no ataque foi fatal. Fernando Ferreira (muita qualidade na circulação de bola) e Tiago Silva foram as melhores unidades, sendo que Fredy esteve inspirado no flanco esquerdo. A entrada de Diawara - fazendo uso da sua presença física - melhorou o jogo da equipa da casa.

Vit. Guimarães - Exibição de acordo com o que vem fazendo durante a temporada. O conjunto de Rui Vitória foi novamente muito compacto, com segurança defensiva, e com uma eficácia tremenda. O treinador vitoriano apostou em Barrientos para o lugar do ausente Soudani (esteve ontem ao serviço da Argélia), mas o uruguaio esteve desinspirado e pouco acrescentou. Paulo Oliveira voltou a mostrar muita competência na defensiva vimaranense e Olímpio foi novamente o pulmão da equipa. Destaque também para o enorme trabalho de Amido Baldé que voltou a servir de referência na frente de ataque.

Ricardo - O extremo português merece destaque pelos dois golos, mas também pelas boas iniciativas na faixa direita do ataque. Aproveitou dois erros da defensiva contrária e sai do Restelo como o herói da partida. Inserido noutro contexto, tem todas as capacidades para "explodir" para outro patamar.

Etiquetas: , ,