quarta-feira, 27 de Março de 2013

Belenenses 0-2 Vit. Guimarães (Ricardo 29' e 77')

O Vit. Guimarães está bem lançado rumo à final da Taça de Portugal, depois de ter derrotado o Belenenses, por 2-0, na 1ª mão das meias-finais da competição. Numa partida bem disputada, a eficácia vimaranense superiorizou-se ao domínio da formação lisboeta. Ricardo, com dois golos, colocou os minhotos na rota do Jamor.

A primeira parte começou com grande intensidade por parte dos dois conjuntos, com ligeiro ascendente da equipa orientada por Van der Gaag. O Belenenses procurava impor o seu jogo e João Meira, à passagem dos 9 minutos, esteve perto do golo, depois de um desvio na sequência de um canto batido por Fernando Ferreira. A formação de Belém dominava o encontro (Fredy criava muitos desequilíbrios) e voltou a assustar Douglas após remate forte de Ferreira. A equipa da casa continuava por cima da partida mas quem chegou à vantagem foi o Vit.Guimarães. Ricardo, aos 29', aproveitou uma falha da defensiva azul e, no seguimento de um remate rasteiro, inaugurou o marcador. Até ao final do primeiro tempo, a equipa minhota equilibrou a partida, chegando mesmo a criar perigo, novamente por intermédio de Ricardo. No segundo o tempo, o jogo recomeçou com ritmo lento, sendo que o Vit. Guimarães surgiu ainda mais compacto. A formação de Van der Gaag tentava chegar à igualdade mas raramente incomodava o guardião Douglas. Já com Diawara e Arsénio em campo, a formação do Restelo voltou a estar muito perto de marcar. Arsénio e Diakité, no espaço de apenas um minuto, sem oposição, atiraram ao lado da baliza vimaranense. O Belenenses criava muito perigo mas quem voltou a brilhar foi Ricardo. Aos 76', no seguimento de um livre cobrado por Crivellaro (rendeu o desinspirado Barrientos), o extremo português surgiu sem marcação e, de cabeça, fez o 2-0. Grande eficácia minhota no Restelo. Até ao final, a equipa da casa ainda procurou o jogo directo para Diawara mas o resultado não viria a alterar-se.

Destaques:


Belenenses - Jogo interessante da equipa orientada por Mitchell Van Der Gaag. A formação lisboeta teve o comando do jogo, criando muitas oportunidades de golo, mas o desacerto no ataque foi fatal. Fernando Ferreira (muita qualidade na circulação de bola) e Tiago Silva foram as melhores unidades, sendo que Fredy esteve inspirado no flanco esquerdo. A entrada de Diawara - fazendo uso da sua presença física - melhorou o jogo da equipa da casa.

Vit. Guimarães - Exibição de acordo com o que vem fazendo durante a temporada. O conjunto de Rui Vitória foi novamente muito compacto, com segurança defensiva, e com uma eficácia tremenda. O treinador vitoriano apostou em Barrientos para o lugar do ausente Soudani (esteve ontem ao serviço da Argélia), mas o uruguaio esteve desinspirado e pouco acrescentou. Paulo Oliveira voltou a mostrar muita competência na defensiva vimaranense e Olímpio foi novamente o pulmão da equipa. Destaque também para o enorme trabalho de Amido Baldé que voltou a servir de referência na frente de ataque.

Ricardo - O extremo português merece destaque pelos dois golos, mas também pelas boas iniciativas na faixa direita do ataque. Aproveitou dois erros da defensiva contrária e sai do Restelo como o herói da partida. Inserido noutro contexto, tem todas as capacidades para "explodir" para outro patamar.

28 comentários:

  1. Craque este Ricardo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claramente. Apesar de ser formado no Sporting, encaixava muito bem no Benfica. E não era só ele, porque o tiago Rodrigues é um grande 8!

      Eliminar
    2. Ele não é formado nno sporting pois de acordo com o critério do VM o jogador é considerado como formado no Guimarães (ele nem sequer foi junior do sporting)...

      Eliminar
  2. O Rui Vitória na próxima época está noutro clube...

    ResponderEliminar
  3. Bom jogo de ambas as equipas. Futebol rápido, muita juventude à mistura, muitos portugueses, grande adesão dos adeptos do Vitória ainda que o estádio do Restelo estivesse a "meio gás" (algo impossível noutros países quando se trata de uma taça, ainda para mais numa meia-final... o jogo ser a uma quarta-feira à noite também não ajudou) enfim, um bom jogo de futebol a premiar a eficácia e raça dos vimaranenses. A eliminatória não está resolvida! Fredy e Ricardo (pelos golos, pelo que jogou e deu a jogar) os jogadores "+" de ambas as equipas.

    ResponderEliminar
  4. Belenenses muito superior, o Guimarães foi chutou duas vezes à baliza!
    O Van der Gaag ao ter posto o Filipe Mendes perdeu logo o jogo, foram dois frangos!

    ResponderEliminar
  5. Jogo bastante interessante no Restelo, onde vimos um Vitoria de Guimaraes mais maduro e competente nos diversos momentos do jogo e um Belenenses pouco eficaz na finalizaçao. Gostei particularmente das exibiçoes do Ricardo e do Fredy, mas a que destacar o elevado numero de portugueses em campo, ainda que fruto mais da necessidade do que de opçao propria.
    Penso que o Vitoria tera pe e meio na final, mas nao pode facilitar frente ao lider da 2ª Liga, uma equipa interessante, mas que hoje nao conseguiu materializar em golo nenhuma oportunidade.

    ResponderEliminar
  6. Grande vitória do VSC.

    O povo de Guimarães merecia esta VITÓRIA.

    Grande exibição do Ricardo que mostrou que é um jovem jogador com muita qualidade!!!
    Talvez o LuisRafaelSCP já tenha visto alguma qualidade neste jovem que foi despachado de Alvalade, assim como o Tiago Rodrigues, Amidó Baldé e que teriam lugar no actual modesto SCP.

    Não gosto do Rui Vitória, mas hoje dou-lhe os parabéns já que jogou com as linhas recuadas e explorou e bem o contra-ataque.

    Amidó Baldé lutou muito e desgastou e bem os centrais e principalmente o lateral direito do Belenenses.

    Paulo Oliveira e Issam El Adoua fizeram um excelente jogo, estiveram irrepressíveis.

    Leonel Olímpio hoje fez um dos melhores jogos da temporada foi um tampão à frente dos centrais.

    Muitos parabéns à equipa do Restelo pela boa réplica que demonstrou durante o jogo.

    VSC vamos lá tentar fazer mais um bom resultado em Guimarães para seguirmos para a final, que espero que não seja no Jamor.
    Devido ao simples facto dos vitorianos e vimaranenses quererem marcar presença em peso e pela distância (Guimarães----Lisboa mais de 300 km). Uma final em Coimbra/Leira ou mesmo Coimbra seria a solução ideal.
    O Estádio do Jamor não apresenta as mínimas condições de segurança.

    FORÇA VSC rumo à final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que o Ricardo fez uma bela exibição, concordo.
      Que ele, o Tiago Rodrigues e o Baldé têm estado bem no Vitória, concordo.
      Que o actual SCP é modesto, concordo.
      Agora, que os três tinham lugar no SCP ?? Só pode ser para rir.

      Se o Wolfswinkel é assobiado, o que seria de Baldé. Ainda no jogo de hoje o vi várias vezes a atrapalhar-se com a bola. O tribunal de Alvalade não perdoaria a primeira e o jogador sempre que estivesse perto de receber a bola já sabia que estava queimado. Gostava de vê-lo a tentar aguentar-se lá.
      O Ricardo não estou mesmo a ver a quem tirava o lugar.. Boa técnica e bons pormenores sim, mas muito irregular ao longo do jogo, envolve-se pouco durante os 90 minutos. Não durava dois jogos a titular no Sporting.
      O Tiago Rodrigues talvez fosse o mais capaz de ter um lugar no Sporting mas também seria difícil.

      Meu amigo, o Sporting está mal mas não exageremos. Se é para ter promessas de jogadores a jogar, prefiro os que estão lá.
      Bruma, Carrillo, Labyad, qualquer um tem mais talento que o Ricardo.
      André Martins, no pouco que jogou a temporada passada mostrou muito mais que Tiago Rodrigues. E nem sequer joga no Sporting.
      E no Baldé nem falo, que na minha opinião é um jogador muitíssimo sobrevalorizado e completamente banal, que apenas se destaca pelo físico.

      Tem a certeza que qualquer um deles teria lugar no modesto SCP ?? É que jogar lá não é o mesmo que jogar no Vitória. Por alguma razão, dois deles foram dispensados dos quadros de Alvalade.

      Eliminar
    2. * queria dizer por alguma razão os três foram despachados dos quadros de Alvalade

      Eliminar
    3. Jamacaian, só lhe digo isto, os 3 pelo menos tinham lugar no plantel do SCP.

      Esse André Martins é jogador normalíssimo, não tem intensidade e é mais um jogador feito pelos sportinguistas. Tiago Silva do Belenenses é muito melhor jogador e mais novo. Um tem 23 anos o outro tem 19 assim como o Ricardo.

      Tem a mania que é vedeta, não auguro futuro nenhum, ainda por cima nem com o SCP na actual situação consegue ser titular e olhe que o professor Jesualdo tem olho para a formação.

      Carrillo é um miúdo com grande futuro, mas sinceramente acho que não tem cabeça. Bruma terá porventura um grande futuro, assim como o craque Labyad esse gostaria muito de o ver com a camisola azul e branca (mas sei que agora com esta nova direcção será impossível).

      Eliminar
    4. André Martins tem a mania que é vedeta??

      Eliminar
    5. Por muito respeito que tenha pelo VG, evidentemente nenhum daqueles jogadores tinha lugar no Sporting. Uma coisa é jogar num clube sem grande pressão e que se apanhar 4 do Benfica e do Porto nenhum mal vem ao mundo e n dia a seguir o mundo continua, outra é pertencer ao SCP onde têm todos os olhos postos neles, todos os dias aparecem nos jornais e que se apanhar uma unica vez 4 de alguém é o fim do mundo!

      Quanto ao final da Taça ser no centro do pais, isso é mesmo uma teoria à FCP. A grande festa do futebol é a Taça e só têm que ser no Jamor. Quanto às condições de segurança, isso é uma falsa questão levantada por aqueles que se calhar querem que a final da taça seja, como já aconteceu, no seu estádio. Como é que um estádio onde se disputa uma taça à tantos anos de repente deixa de ter condições? e mais, como se tem visto ultimamente quem faz a segurança são as pessoas, se toda a gente for com espirito de festa, não há problema, se forem com vontade de causar confusão nem um estádio com todas as condições (como em Braga ou Guimarães) resiste.

      Eliminar
    6. Mais um comentário que vem ao encontro do tal "post" sobre o futuro da selecção. Caro Jamaican, o Tiago Rodrigues neste momento tem lugar em qualquer equipa portuguesa, só pensando pequenino, como é característica portuguesa, não se admite isso. Nunca mais me esqueço do Sérgio Oliveira, o tal miúdo da cláusula dos 30 milhões, que o FCP via como o próximo... nada, não deu em nada. Vi-o jogar pelo Beira-Mar (quando jogava alguns minutos, porque o "modesto" Rui Sampaio relegava-o para o banco) ao vivo e era fraco, banal. Mas como era do FCP, já era um craque. Como estes pequenos grandes jogadores são de um "modesto" Vitória (só em Portugal uma equipa história e que ocupe regularmente um lugar abaixo dos 8's classificados se considera "modesta"...que por sinal até está à frente do SCP, independentemente de x ou y factores), já são amadores, potenciais jogadores, jogadores que ainda têm de crescer muito, etc etc. É curioso que esse mesmo Tiago Rodrigues ainda à dias era pretendido pelo Everton. O Everton, caso não saiba, está a 14 pontos do Norwich. É por esta teimosia portuguesa que o futuro da selecção não agoira nada de bom, só os jogadores e jovens dos ditos "grandes" é que interessam e são bons, o resto é banal e não passam de promessas que, se porventura chegarem aos ditos "grandes", não vão conseguir jogar... como se isso funcionasse assim. Isto tudo para lhe dizer, caro Jamaican, que o Baldé, para quem acompanha os vários jogos do Vitória e não um + contra os ditos "grandes", é um jogador que faria melhor figura que o actual avançado do SCP ou, pelo menos, estaria ao nível. Cumprimentos

      Eliminar
    7. Rabensandratana, se acha que o André Martins é um jogador normalíssimo tudo bem, é a sua opinião, até porque é verdade que não tem jogado muito mas permita-me discordar. São opiniões mas é para isso que cá estamos.
      Espero que para bem dele e do Sporting consiga explodir e aí veremos qual de nós tem razão.
      Quanto aos jogadores terem lugar no plantel, talvez o Ricardo e o Tiago Rodrigues tivessem mas raramente iriam jogar e ninguém ouviria falar neles. É preferível que estejam no Vitória, que aí ao menos têm tempo de jogo e poderão evoluir para outros patamares.

      André Raio, você não deve interpretar muito bem os comentários dos outros. Alguma vez falei em jogadores amadores ??
      Primeiro, esse exemplo do Sérgio Oliveira é péssimo, completamente desenquadrado.
      É alguma mentira que esses três jogadores não passam de promessas ?? Acha que com a idade deles são jogadores feitos ??
      Apenas disse que nenhum tinha lugar no 11 do Sporting. E efectivamente nenhum tem, como foi reconhecido nos comentários posteriores ao meu, até quem lançou o comentário original emendou as suas palavras dizendo que no plantel sim teriam mas no 11 não.
      Nunca disse que não poderiam vir a tornar-se bons jogadores (à excepção do Baldé), o que espero que venham pois o nível dos jogadores médios em Portugal tem de ser muito mais elevado também para a Seleção atingir outro patamar.
      Há uns dias era pretendido pelo Everton ?? Foi o David Moyes que lhe disse isso ou será apenas um rumor ?? O Robinho também esteve para vir para o Benfica segundo alguns especialistas. E mesmo que seja verdade, isso é algum indicador ?? Todos os clubes têm jogadores jovens referenciados.
      Para bem deles, espero que continuem pelo menos na próxima época no Vitória, assim continuam a jogar. E o Ricardo sem dúvida que merece estar no Mundial Sub-20 este ano.
      Para a próxima pense melhor, leia com atenção e não volte a dizer que eu tenho uma mentalidade pequena, é fantástico como tirou essa conclusão.
      E quando me diz que o Baldé faria melhor figura que o Wolfswinkel, aí é a cereja no topo do bolo. O Ricardo e o Tiago quando foram dispensados ainda eram juvenis, é completamente diferente do que se tivessem sido dispensados enquanto seniores. Que é o caso do Baldé, foi emprestado, nem sequer para o Badajoz serviu e agora porque meteu 3 ou 4 golitos no Vitória já é melhor que um internacional A pela Holanda.
      Mentalidade pequena é a sua que não consegue ter uma mente crítica e por estar na moda falar bem do jogador jovem português incorre nesse disparate.
      Isto tudo para lhe dizer que o Ricardo e o Tiago não tinham lugar no Sporting mas se jogarem mais uma, duas épocas na 1 liga podem atingir um nível muito interessante e serem opções válidas para um grande e para a Selecção, coisa que agora ainda não o são.
      O Baldé nunca lá vai chegar, apenas tem físico e mesmo esse não o sabe utilizar, está sempre a fazer faltas rídiculas como ainda ontem o vi, em 2 minutos empurrou 2 vezes jogadores do Belenenses pelas costas, além de ser um trapalhão com a bola nos pés, ao nível do Djaló na recepção de bola.

      Eliminar
    8. Comparar o Baldé com o Wolfswinkel???? è mesmo a sério?
      o tiago rodrigues pretendido pelo Everton? e então? o João Silva foi contratado pelo Everton, tal como o Francisco junior (sabe quem é?) e onde andam eles?
      O seu problema, e da maioria dos jovens futebolistas portugueses, é que pensam que fazem meia duzia de jogos e são todos umas grandes vedetas. Depois são contratados por clubes estrangeiros e desaparecem porque não têm estrutura para os fazer crescer.
      Veja os ultimos sub-20 que foram vice-campeões onde é que andam?? Ninguém sabe.
      Os jovens portugueses, tal como o publico, têm que aprender que existe muito tempo para aprender não é logo nos primeiros jogos (como o Andre Martins, o tiago Rodrigues e o Andre Gomes) que são logo os maiores...

      Eliminar
    9. Gostava só de me pronunciar sobre o André Martins : vejam que ele tem 23 anos ! O Moutinho com a idade dele era 2000x o que ele é ! É um bom jogador, mas nunca lhe vi nada de tão fenomenal como os sportinguistas o tentam pintar. Prefiro o Tiago Silva e o Tiago Rodrigues.

      Mas é só a minha opinião ! Cumprimentos

      Eliminar
    10. É engraçado que quando convém, tudo é um rumor. O Capel, um jogador banalíssimo, ir para o Liverpool, já não é um rumor. Mas isto é um aparte, discussões típicas de café e de quem só vê 3 clubes à frente (não é o meu caso). Os jovens portugueses "tal como o público, têm que aprender que existe muito tempo para aprender não é logo nos primeiros jogos"... os jovens portugueses, caro "J", apenas se querem impor nas suas equipas nacionais ou, pelo menos, deveriam querer e tirar o lugar aos estrangeiros que invadem as ditas "grandes" equipas que, por sua vez, tornam a selecção das quinas inviável (uma vez que a base da convocatória incide necessariamente nessas equipas, vá-se lá saber porquê). Já percebi a sua observação/lógica quanto ao Baldé, vem de encontro ao que eu referi anteriormente. É o mal de muitos, falta-lhe acompanhar mais, muito mais jogos em Portugal. Por aqui me fico. Cumprimentos

      Eliminar
  7. O Vitoria teve muita sorte hoje. Cada vez que ia à baliza marcava. Gosto muito deste Belenenses, com muitos portugueses (sobretudo F. Ferreira e Tiago Silva). Vamos ver o que fazem na proxima temporada, 1ª Liga.

    ResponderEliminar
  8. Estive no estádio e o Tiago Silva nao engana..que qualidade!

    Oliveira

    ResponderEliminar
  9. Resultado injusto (mas não por culpa do Vitória!! Belenenses muito mal na finalização e na defesa).

    Guimarães será fraco opositor frente ao Benfica.

    Parabéns ao Rui Vitória que é um excelente treinador.

    ResponderEliminar
  10. Penso que o resultado é injusto. O Belenenses apresentou-se muito bem, mas a eficácia e a experiência de primeira liga acabaram por beneficiar a equipa de Rui Vitória. Destaque para os jogadores portugueses jovens que alinharam neste encontro e que podem, quiçá, ser opções futuras de qualidade na nossa seleção: Ricardo, Fredy, Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues, Tiago Silva, o próprio André André...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo, tudo o que foi dito. De acrescentar, que na minha opinião o Vitória poderia ter saído mais vezes a jogar em vez de optar pelo futebol directo. De resto, deu para perceber o porquê do Belenenses levar tantos pontos de avanço sobre as outras equipas da 2ª liga, são mesmo equipa para outra divisão

      Eliminar
  11. Bom jogo de futebol, o Belenenses jogou bem mas o Guimarães foi mais objectivo. Excelente trabalho do Rui Vitória e os meus parabéns pela aposta em jogadores jovens portugueses. Agora faço votos que esta equipa de trabalho e com jogadores portugueses ganhe a final do Jamor à equipa dos 11 camones.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patricio

      Cedric--Bouhlarouz--Rojo--Insua

      Elias--Rinaudo

      Pranjic

      Carrilo--Wolkswinkel--Capel

      O sporting bem tentou fazer uma equipa como o Benfica e o Porto.. gastaram-se milhões em jogadores medianos e o resultado final foi rídiculo.. para quem se afirmava a melhor escola de talentos do mundo e arredores, a inclusão de apenas 2 portugueses 11 ficou muito a desejar.

      Boa sorte para a equipa dos 11 camones na final.

      Eliminar
    2. calma, eu sei que gostaria de estar no Jamor, mas só lá está quem merece e o sporting não está...

      Tiago

      Eliminar
    3. De estranhar seria se um adepto de um clube em ruínas não conseguisse mandar uma "boca" ao Benfica num post de um Belenenses - Guimarães...mais ridículo só mesmo falar em 11 camones quando grande parte dos jogos desta época o Sporting jogou com 10 camones,inclusive quando levou 3 batatinhas do Benfica em Alvalade.

      Eliminar
  12. Bom jogo do Belenenses...fiquei desiludido com o resultado,gostava mais de uma final Benfica-Belenenses.

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS