Portugal regressa às vitórias: Resultado muito curto (a diferença de golos pode ser decisiva), mas finalmente uma vitória, após ciclo negativo; Bruno Alves e Hugo Almeida voltaram a marcar no Azerbaijão

Azerbaijão 0-2 Portugal (Bruno Alves 63´e Hugo Almeida 79´)

Portugal regressou finalmente às vitórias, ainda que com uma exibição com pouco brilho e um resultado curto para as aspirações. A verdade é que devido à situação precária no grupo, todos os golos vão ser importantes até final, pois ao contrário do que foi referido durante a emissão da RTP, o confronto directo não é o factor de desempate mais importante (a FIFA é diferente da UEFA), mas sim a diferença entre golos marcados e sofridos. A expulsão de Aliyev aos 55 minutos, abriu caminho para os golos de Bruno Alves e Hugo Almeida, curiosamente os marcadores dos golos na última visita ao Azerbaijão.

Quanto à partida, Portugal foi claramente dominador, não teve grandes sustos na defesa, mas pecou na criação de oportunidades de golo e na finalização das mesmas. Com as dificuldades em entrar na defensiva azeri, o conjunto português apostou na meia distância, mas os remates de Moutinho e Postiga não colocaram em causa a baliza de Agayev. Pouco tempo depois, e através de uma jogada entre Danny e Vieirinha, Hélder Postiga desperdiça a melhor ocasião até então, ao reagir de forma lenta ao cruzamento do extremo do Wolfsburgo (rematou por cima, em esforço, já na pequena área). Miguel Veloso e Bruno Alves tentaram de livre, mas o remate do esquerdo passou perto do poste, e o tiro do central foi embater no poste. Mesmo em cima do intervalo, Hélder Postiga voltou a desperdiçar uma ocasião soberana, após um remate de Raul Meireles. Portugal entrou novamente com força para o 2º tempo, mas foi após a expulsão de Aliyev que chegou aos golos (o avançado azeri viu 2 cartões amarelos em 5 minutos). A pressão sobre a defensiva do Azerbaijão era cada vez maior, mas Portugal apenas chegou ao golo de bola parada. Pontapé de canto de João Moutinho e novo golo de Bruno Alves. Quando se pensava que a selecção das quinas ia partir novamente para cima dos azeris, assistiu-se a um controlo do ritmo de jogo, sem grandes preocupações ofensivas (nesta fase valeram os "arranques" de Coentrão pelo flanco). O 0-2 surgiu sem surpresa, graças a uma iniciativa de Coentrão (bem servido por Varela) e à finalização de Hugo Almeida. Podiam ter sido mais, não fosse João Pereira ter falhado de forma escandalosa já em período de compensação (completamente isolado e na pequena área).

Destaques:

Azerbaijão - A evolução do futebol azeri tem sido bastante lenta e dificilmente nos próximos anos a selecção de Vogts vai a alguma fase final. Se no ponto de vista defensivo, o Azerbaijão mostra pontos positivos (já não sofrem as goleadas de antigamente), do ponto de vista ofensivo ainda deixam muito a desejar.

Portugal - Exibição pouco consistente, pois tendo em conta o adversário, exigia-se muito mais. Destaque para a introdução de Vieirinha e Danny no 11 inicial (Paulo Bento podia ter sido menos contido defensivamente e desmanchar o 4-3-3), jogadores que não desiludiram. Do ponto de vista positivo, destaque para o regresso às vitórias, para mais um golo de Bruno Alves (ao seu estilo) e para a disponibilidade de Vieirinha e Danny (não se cansaram de pegar no jogo). No lado negativo, a grande incapacidade para criar ocasiões de golo (e quando Portugal cria, desperdiça...) e a falta de atitude para chegar mais perto da baliza azeri depois do 0-1.

Prestações individuais - Vieirinha fez uma excelente estreia como titular na selecção das quinas (continuamos sem perceber porque tardou a ser lançado na selecção), com inúmeros desequilíbrios, cruzamentos bem medidos e alguns remates. Danny esteve entre o 8 e o 80 (perdeu bastantes bolas), mas teve o mérito de ter pegado no jogo a meio campo e ter servido o ataque na com qualidade. H. Postiga fez uma péssima exibição, não só pelos golos falhados (dois de forma escandalosa), mas pelo pouco que produziu ofensivamente (hoje até foi bem servido). Fábio Coentrão puxou pela equipa no segundo tempo (deu grande profundidade), enquanto João Pereira podia ter feito bem melhor nalguns lances (alguma desconcentração no apoio ao ataque). Bruno Alves foi o líder da equipa (dominou na defesa, rematou ao poste e ainda marcou o golo que desbloqueou o jogo), mas faltou maior qualidade no meio campo (Moutinho esteve bem melhor que Veloso e Meireles, que estão muito longe daquilo que Portugal precisa neste momento.

Etiquetas: ,