Porto regressa às vitórias em Coimbra; Dragões realizam exibição bem conseguida, especialmente na primeira parte, perante uma Académica em grandes dificuldades (não vence há 8 jornadas)

Académica 0-3 Porto (Mangala 16', Danilo 52' e Castro 89')


Depois do empate na Madeira, o Porto necessitava de reencontrar o caminho das vitórias e foi isso que aconteceu em Coimbra. A turma de Vítor Pereira arrecadou um triunfo por 3-0 com uma exibição segura, essencialmente na primeira parte, contra um adversário que não deu grande oposição. A Académica terá de melhorar bastante para não chegar às últimas jornadas com a corda ao pescoço.

Em relação ao encontro, não teve muita história. O Porto entrou com vontade de decidir cedo e Mangala, à passagem dos 15', concluiu de cabeça um cruzamento de Moutinho. Na primeira parte, os dragões dominaram por completo e acumularam oportunidades de alargar a vantagem, nomeadamente com duas bolas na barra. Na segunda parte, Danilo faria mesmo o 2-0 que deu maior tranquilidade ao conjunto de Vítor Pereira, que a partir daqui geriu as incidências do encontro, sem que a Académica mostrasse capacidade de assustar Helton. Já sobre os 90', Castro fecharia o marcador com um belo remate à entrada da área.

Destaques:

Porto - Uma boa resposta da equipa azul e branca. Sem poder perder pontos, os dragões tentaram resolver o encontro o mais cedo possível. Faltou alguma eficácia na primeira parte. Destaque para o regresso às boas exibições de James Rodríguez, ainda longe do melhor ritmo e com alguma falta de confiança, mas já capaz de desequilibrar com o seu pé esquerdo. João Moutinho também regressou e teve bastante influência no meio campo portista, não só pela assistência, mas porque libertou Lucho para tarefas mais ofensivas (esteve bem o argentino no último passe). Nota para Mangala, que voltou a marcar. Simplesmente impressionante o seu jogo aéreo. Otamendi, embora um pouco faltoso, esteve excelente na antecipação. Danilo deu profundidade. Izmailov esteve um pouco apagado e Jackson está num período menos bom.

Académica - Exibição muito fraca do conjunto de Pedro Emanuel. O técnico da Briosa colocou Rodrigo Galo à frente de João Dias, provavelmente para travar Alex Sandro, só que isso retirou muita capacidade de sair para o ataque (notaram-se claras melhorias quando entrou Marinho). A definição dos lances de ataque da turma de Coimbra deixou muito a desejar. Wilson Eduardo ainda tentou alguns remates de longe, sem criar grande perigo. Muito pouco futebol. Se não houver melhorias rápidas, os estudantes vão ter problemas nas últimas jornadas.

Etiquetas: ,