Pierre Aubameyang: o "Neymar do Gabão" já merece o salto

Deu-se a conhecer ao serviço da sua selecção na CAN 2012, onde pela sua qualidade e pelo seu penteado estilo Neymar encantou quem o viu jogar. Depois dessa excelente participação, Pierre-Emerick Aubameyang finalmente conseguiu a afirmação no clube, no caso o Saint-Étienne (que segue em quarto lugar, muito por culpa dos golos do gabonês), sendo nesta altura pretendido por diversos emblemas, nomeadamente ingleses. 

Formado no Milan, foi emprestado sucessivamente a emblemas franceses, mas a sua produção nunca convenceu. Até ao ano passado, onde apontou 16 golos, tantos quantos já leva nesta temporada. Aos 23 anos, tem um potencial físico (1,85) e técnico que já merece ter outro destaque. É bastante versátil, podendo actuar em qualquer posição do ataque, seja como referência ou nas alas (tem actuado sobre o lado direito). Muito rápido, é extremamente habilidoso, desequilibra e finaliza com facilidade com os dois pés. 

O seu futuro não deverá passar pelo St.Étienne no final da época. O PSG está fortemente interessado e parece ser o único emblema francês com capacidade para contratar Aubameyang (sai Gameiro entra o gabonês?). Caso contrário, a Premier League é o destino mais provável. O Arsenal, o Chelsea e o Newcastle seguem também com muita atenção as prestações do "Neymar". Em relação aos Gunners, será complicado encaixá-lo numa das alas (Podolski e Walcott), pelo que Wenger quererá colocá-lo como 9, tal como o Chelsea, que tem várias opções para os corredores mas apenas Ba e Torres para o centro do ataque. Já os Magpies, tendo em conta que Papiss Cissé é um substituto à altura do seu compatriota senegalês, poderão utilizá-lo, onde, na nossa opinião rende mais, que é num dos flancos (tem uma mudança de velocidade brutal e aparece muito bem junto ao ponta de lança). Poderia ser mais um reforço vindo de França para o Newcastle. Outro dos clubes onde o avançado poderia ter lugar era nos Spurs de AVB, que necessitam urgentemente de alargar as opções para a frente de ataque. Qual o clube ideal para Aubameyang? As suas características encaixam na Premier League? Poderá ser nos próximos tempos um dos ícones africanos (Drogba ou Touré já não vão para novos)? 

Etiquetas: