26 de Março de 2013

Deu-se a conhecer ao serviço da sua selecção na CAN 2012, onde pela sua qualidade e pelo seu penteado estilo Neymar encantou quem o viu jogar. Depois dessa excelente participação, Pierre-Emerick Aubameyang finalmente conseguiu a afirmação no clube, no caso o Saint-Étienne (que segue em quarto lugar, muito por culpa dos golos do gabonês), sendo nesta altura pretendido por diversos emblemas, nomeadamente ingleses. 

Formado no Milan, foi emprestado sucessivamente a emblemas franceses, mas a sua produção nunca convenceu. Até ao ano passado, onde apontou 16 golos, tantos quantos já leva nesta temporada. Aos 23 anos, tem um potencial físico (1,85) e técnico que já merece ter outro destaque. É bastante versátil, podendo actuar em qualquer posição do ataque, seja como referência ou nas alas (tem actuado sobre o lado direito). Muito rápido, é extremamente habilidoso, desequilibra e finaliza com facilidade com os dois pés. 

O seu futuro não deverá passar pelo St.Étienne no final da época. O PSG está fortemente interessado e parece ser o único emblema francês com capacidade para contratar Aubameyang (sai Gameiro entra o gabonês?). Caso contrário, a Premier League é o destino mais provável. O Arsenal, o Chelsea e o Newcastle seguem também com muita atenção as prestações do "Neymar". Em relação aos Gunners, será complicado encaixá-lo numa das alas (Podolski e Walcott), pelo que Wenger quererá colocá-lo como 9, tal como o Chelsea, que tem várias opções para os corredores mas apenas Ba e Torres para o centro do ataque. Já os Magpies, tendo em conta que Papiss Cissé é um substituto à altura do seu compatriota senegalês, poderão utilizá-lo, onde, na nossa opinião rende mais, que é num dos flancos (tem uma mudança de velocidade brutal e aparece muito bem junto ao ponta de lança). Poderia ser mais um reforço vindo de França para o Newcastle. Outro dos clubes onde o avançado poderia ter lugar era nos Spurs de AVB, que necessitam urgentemente de alargar as opções para a frente de ataque. Qual o clube ideal para Aubameyang? As suas características encaixam na Premier League? Poderá ser nos próximos tempos um dos ícones africanos (Drogba ou Touré já não vão para novos)? 

14 comentários:

  1. Acompanho este jogador desde o ano passado acho o Aubameyang um jogador muito bom, é forte fisicamente, é muito rápido e tem técnica.Apesar de eu concordar com o VM quando diz que ele joga melhor nas alas é um jogador que faz muitos golos por isso peso que podia ser um bom reforço para o Arsenal pois só Giroud não chega.

    ResponderEliminar
  2. Podia ter sido melhor aproveitado no Milan. Teriam uma frente de ataque ainda melhor do que aquela que têm. Espero que não vá para o PSG e se mude para a EPL, o seu futebol encaixa bem nesse campeonato.

    ResponderEliminar
  3. Muitas vezes leio os vossos post's e pergunto-me o que é para voces um ' potencial fisico ' ou ' impressiona pela envergadura fisica ', como se a altura de um jogador ou a sua força fisica fizesse de alguem melhor ou pior jogador. Pergunto-me qual o ' potencial fisico ' do james, aimar, messi, iniesta, hazard, entre outros... Saudações desportivas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Fernandes,

      O "potencial físico" não faz de um jogador melhor que outro. Mas neste caso, faz com que o jogador, com a passada larga que tem, com a mudança de velocidade que tem, ganhe quase todos os lances em corrida (com bola). Eu pergunto-me se você já viu o Aubameyang jogar? É que compará-lo com esses jogadores não faz sentido nenhum. Acha mesmo que se o Ronaldo não tivesse a força física (salto, velocidade, força, etc) seria o mesmo jogador que é?

      Cumprimentos e obrigado pelo seu comentário, enriqueceu bastante este post

      Eliminar
    2. Os jogadores que refere são todos excelentes jogadores e não têm grande porte fisico de facto, mas existem formas de jogar de equipa e postos especificos que a envergadura, velocidade, presença de um jogador conta bastante. Depende um pouco do jogo e da tática da equipa, mas veja este exemplo. Imagine um RVW com muito mais poder de choque, velocidade e presença fisica no meio dos centrais. O que acha? Em vez daquele PL muito soft que não consegue prender a bola por mais do que 1 toque. Parece-me a mim que em vez dos 9 golos teria uns 20 talvez.

      Eliminar
    3. O físico não é tudo, mas certos jogadores se não tivessem o físico que têm, não seriam metade do jogador que são!
      Depois há outros (como os que referiu) que têm outras armas que não o físico!
      Como se costuma dizer : "Cada um joga com as armas que tem".

      Eliminar
    4. O James têm boa envergadura física, não é, é um jogador que a use muito. Hazard tem uma velocidade estonteante, Messi idem. Mas o engraçado é que as equipas não se fazem de nºs 10's apenas (Iniesta é um 8 quase 10, por vezes até joga descaído para o lado esquerdo, Hazard joga do lado esquerdo, mas vem sempre para dentro, Messi joga como falso 9, mas em jogo ocupa 90% das vezes a posição 10, James é um 10, joga no porto dos lados mas vem sempre ocupar a posição 10 durante o jogo), Aimar fisicamente parece que não come nem gosta de correr muito porque no seu jogo fica-lhe mal, é um 10 puro, mas para um 10, não é preciso físico potências físicas a não ser a agilidade, é preciso é jogar com pés e cabeça, saber decidir, ter boa tecnica para sair em zonas de pressão, saber rematar, saber tabelar, etc. Isso faz um 10. Um Ponta, um médio-centro, etc etc, pode ser considerado bom pela sua envergadura. Por exemplo, um PL pode ser bom pela velocidade, pois irá ganhar à partida as bolas nas costas etc, um PL pode ser pela força, pois à partida ganhará muitas bolas, fará cansar os defesas pelo choque, segurará melhor a bola...Um médio poderá ser muito bom, por ter o grande pulmão, pois à partida estará na disputa das bolas, sendo uma carraça etc.

      Eliminar
  4. Já o conheço à algum tempo, mas agora é que está realmente a "explodir". É claramente um jogador que rende mais nas alas do que no centro do ataque visto que é forte no um para um e muito rápido, características que encaixam melhor na linha do que no centro do terreno!
    Gostava de o ver na Premier League visto que é o campeonato que mais acompanho.. penso que seria uma excelente opção para o Arsenal e Liverpool (no Chelsea penso que não seria bem aproveitado e podia perder-se).

    ResponderEliminar
  5. Acompanho o Aubameyang desde os seus primeiros emprestimos do AC Milan, mas so na CAN 2012 e que pude ver mais atentamente todo o seu potencial, pelo que creio que tem, de facto, capacidade para dar o "salto" e jogar num clube com outro tipo de ambiçoes que o St.Ettienne nao tem.

    Penso que pela sua velocidade, poder de aceleraçao, potencia fisica e capacidade de drible rende melhor nas alas ou numa posiçao de vagabundo atras do ponta de lança, uma vez que a 9 fica demasiado preso de movimentos. Ainda assim, tem um bom registo de golos, e forte fisicamente e finaliza com os dois pes, o que podera fazer com que seja igualmente utilizado na frente de ataque.

    Parece-me que seria um desperdicio te-lo no PSG, dada a imensidao de opçoes dos gauleses e a pouca mentalidade ofensiva do seu treinador, pelo que gostava de o ver na entusiasmante Premier League. No Tottenham seria um activo importante, bem como no Arsenal ou no Newcastle (no Chelsea tenho mais duvidas porque ha Ba e, provavelmente, havera Falcao, ja para nao falar no elevado numero de alas).

    ResponderEliminar
  6. Quanto é que acham que vale neste momento o Gameiro? se vai sair, bem podia vir para o fcp... é que o varela já mete impressão! Duvido que este jogador tenha capacidade para jogar ao mais alto nível, mas nunca se sabe... é a época de confirmação mas acho que ainda precisa de mais para poder jogar num "campeonato" como o do PSG...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sacadura diz:

      para si são 25 Milhons de euros

      Eliminar
  7. Aí está o exemplo de um jogador que explode mais tarde. Curiosamente, foi quando deixou de ter contrato com o Milan.
    Deixo uma questão: Qual é o valor de mercado do jogador neste momento? Até que ponto seria irrealista vê-lo num Porto ou Benfica?

    ResponderEliminar
  8. NO FM é bom este, este e um central lá, acho que se chama Zouma...

    ResponderEliminar
  9. Vi alguns jogos de Aubameyang e as suas exibições na globalidade agradaram-me e nota-se que existe ali talento para dar o salto. Pelas suas caracteristicas e polivalência será um jogador com muito mercado. Eu gostava de o ver em Inglaterra num clube com aspirações europeias.
    Poderia ser um reforço de qualidade e importante para AVB, que tem algumas limitações na sua linha ofensiva.

    António

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS