Man Utd oferece 23.5 milhões de euros por Mangala; F1: Vettel vence na Malásia (prova recheada de episódios...o clima na Red Bull nunca mais vai ser o mesmo)

Mangala - Apesar de em Espanha se garantir que Garay já é jogador do Man Utd, hoje a imprensa inglesa dá conta do interesse dos Red Devils no central do FC Porto. De acordo com o Daily Star, o clube inglês elegeu o portista Mangala como substituto de Rio Ferdinand, preparando-se para avançar com uma proposta de 20 milhões de libras (23,5 milhões de euros) pelo defesa francês. A única certeza é que Ferguson está no mercado por um central (Rio está em final e contrato e Vidic tem apresentado vários problemas físicos). VM -  Pela lógica, Otamendi devia ser o próximo defesa a sair (os portistas gostam de obedecer a um ciclo), mas muitas vezes o mercado é que manda. E de facto, não seria de todo um mau negócio. Mangala tem qualidade, impressiona pela sua capacidade física, melhorou muito esta época, mas, apesar de todo o potencial que apresenta, nunca terá a elegância de Vidic, Carvalho, Kompany, Varane, Thiago Silva, David Luiz, entre outros. E quando se fala em valores superiores a 23 milhões por um central essa característica começa a contar - jogadores fortes fisicamente há vários, os que aliam isso a uma cultura táctica, leitura de jogo, e qualidade com bola acima da média, são raros, e esses é que (pelo menos na teoria) valem mais de 23 milhões - e na nossa opinião Mangala não está nesse lote. Deve o FC Porto deixar sair Mangala? Com o francês, mais Maicon, Otamendi, Reyes e Abdoulaye, é fundamental que pelo menos um central seja transferido no próximo defeso (o excesso de concorrência acaba por tirar o valor de mercado aos suplentes...Maicon por exemplo nesta fase vale 1/3 do que valia há um ano)? Neste âmbito, não deixa de ser curioso que Mangala tenha passado de 3ª opção para o estatuto de melhor central do FC Porto (o que diz bem da qualidade dos azuis e brancos em trabalhar defesas), algo que agora acabar por ter impacto: é um dos 3 jogadores com mais mercado (o facto de ser europeu também ajuda).

F1 - Vitória de Sebastian Vettel no GP da Malásia, 2ª prova do ano, numa corrida recheada de episódios e onde os principais protagonistas foram Ross Brawn e Christian Horner. Depois de uma infantilidade de Alonso ao não parar na box na primeira volta e consequente abandono (toque na asa dianteira na 2ª curva), a concorrência da RedBull parecia ter acabado. Mas uma enorme corrida por parte da Mercedes (Hamilton 3º, Rosberg 4º) fez com que houvesse grande disputa até às voltas finais (fica a ideia de que Rosberg poderia ter atacado o 2º lugar de Webber caso não tivesse havido ordem de Ross Brawn para se manter atrás de Lewis Hamilton). Vitória justa e merecida de Vettel que contudo fica manchada com a desobediência a uma ordem directa de Chris Horner e que pode vir a ter consequências futuras. O alemão quando estava em 2º (contrariando a ordem da equipa) atacou Webber, ia mesmo batendo no australiano e passou para a frente (Webber não gostou, fez logo ver isso no momento e no final disparou em direcção ao alemão criticando a sua atitude. O clima de tensão dentro da equipa Red Bull foi evidente).  Destaque ainda para o excelente 5º lugar de Massa, e para o mau desempenho da Mclaren (Button abandonou no final, mas ambos os pilotos tiveram um péssimo desempenho ao longo de toda a corrida). Por último, Hamilton, além do 3º lugar, protagonizou ainda o momento mais caricato da corrida, ao se ter enganado na box e ter parado na da Mclaren. Hábitos que custam a mudar. Primeiro lugar merecido de Vettel? Irá haver consequências a nível interno na Red Bull e na Mercedes? Será que Massa vai surpreender pela positiva ao longo do campeonato? O que se passa com a McLaren?

Ciclismo - Dia em cheio para os amantes da modalidade. Realizou-se a Gent-Wevelgem, clássica WorldTour disputada na Flandres, onde Sagan (o fenómeno, ler aqui) saiu vencedor, depois de integrar uma fuga num grupo seleccionado (Boonen, Cancellara e Cavendish não o conseguiram), nos últimos quilómetros atacou e autoritariamente chegou isolado à meta. Foi também a última etapa da Volta a Catalunha com chegada a Montjuic, vencida por Thomas De Gendt, destaque para a vitória na classificação geral do irlandês Dan Martin (venceu a etapa rainha ), deixando nos 2º e 3º lugares, Joaquim Rodriguez e Michele Scarponi respectivamente, nota para a queda e consequente abandono de Valverde quando liderava a prova catalã. Já o tradicional Critérium Internacional, que serve de aperitivo para o Tour de France, foi vencido por Christopher Froome, depois de vencer isolado a chegada ao alto de Col de l'Ospedale, relegando para o 2º lugar na geral o seu companheiro de equipa Richie Porte. Daniel Martin (Garmim) protagonizou a 1ª grande surpresa de 2013 (apesar do talento do britânico, vencer uma prova de uma semana, recheada de montanha e frente a adversários como Purito, Scarponi, Quintana, era de todo inesperado)? Vai ser o ano de Sagan e Froome? Porte seria candidato ao Top5 no Tour se tivesse noutra equipa? E Andy Schleck (voltou a terminar uma prova, foi 67º no Criterium International), ainda vai a tempo de fazer algo no Tour?

Etiquetas: , ,