James Harden: A nova super-estrela da NBA

O "Barbas" fez de uma equipa banal uma presença quase certa nos playoffs. Uma espécie de Lebron (tal foi a maneira como transformou o franchise e o impacto que teve), com tudo para ser o melhor SG da NBA nos próximos anos e que esta época tem sido um dos 5 melhores jogadores da Liga. Até onde pode chegar Harden e os seus Rockets? Surpresa ou confirmação? Já é o melhor SG da NBA?

Vindo de Arizona State e sendo a 3ª escolha do draft de 2009, toda a gente esperava que James Harden fosse um bom jogador na NBA, mas não tão bom. Considerado um jogador muito completo, o seu maior problema eram os turnovers (3.4 por jogo). Escolhido pelos Oklahoma City Thunder (1º draftado da história da franchise) juntou-se a Durant e Westbrook e na sua época de estreia jogou 22 mpj e marcou 9.9 ppj, o que lhe valeu a seleção para a NBA All-Rookie 2nd team. Na época seguinte, jogou pela primeira vez nos playoffs, onde ajudou os Thunder a chegar às finais da conferência. Mas foi em 2011-2012 que Harden explodiu. Apesar de ainda ser suplente (por razões tácticas), Harden teve uma média de 16.6 ppj em 31.4 mpj e foi considerado o Sixth Man of the Year (melhor suplente). Chegou pela primeira vez às finais da NBA, onde os Thunder perderam com os Miami Heat (o "Barbas" desiludiu"). No princípio desta época, talvez por dinheiro, talvez por querer assumir um papel maior numa equipa da NBA, ou por ambas as razões, Harden transferiu-se para os Houston Rockets.

E aqui estava outro grande desafio para Harden. Se a temporada anterior foi de afirmação, nesta Harden teria de liderar a equipa mais jovem da liga, que era candidata a ficar num dos últimos lugares na Conferência Oeste. E que bem que o tem feito: logo depois de assinar um contrato de 80 milhões em 5 anos pelos Rockets, o SG marcou 37 e 45 pontos nos dois primeiros jogos. Tem sido grande jogo atrás de grande jogo, o que lhe valeu a seleção para o All Star Game 2013, em Houston. É nesta altura o 5º melhor marcador da NBA (com 26.3 ppj, está apenas atrás de "Melo", Durant, Kobe e Lebron) e 6º em roubos de bola (1,9 pj), ajuda preciosa para uma equipa de Houston, que é o melhor ataque da NBA (106.4 ppj) e que está neste momento em 7º lugar na Conferência Oeste à frente de, entre outros, Lakers, Jazz, Dallas e Minnesota. Considerado, quase unanimemente, um dos 10 melhores jogadores da NBA na atualidade, o futuro parece muito promissor para James Harden e para a jovem equipa dos Houston Rockets.

Visão do Leitor: Rafael R.

Etiquetas: