Francesco Totti: "Il Capitano" completa 20 anos ao serviço da Roma - um exemplo de dedicação; Um jogador com uma classe ímpar a quem faltaram mais títulos para ficar na história

Há precisamente 20 anos, numa partida frente ao Brescia, Francesco Totti (que começou como médio), um jovem franzino de 16 anos, daria início a uma carreira que o levaria a tornar-se num dos melhores jogadores italianos de sempre e num ídolo da AS Roma. Aos 36 anos, "Il Capitano" ou "Il Gladiatore", como é conhecido, ainda continua a ser uma das principais figuras do clube e a renovação não está posta de parte. Apesar de já não estar no seu melhor (ainda assim tem 11 golos e 10 assistências, simplesmente brilhante), os fãs do futebol agradecem. O mítico camisola 10 vai ficar na história do futebol italiano. Para além de ter sido campeão do mundo em 2006, foi considerado o melhor jogador transalpino por 5 ocasiões e é o segundo melhor marcador de sempre da Serie A com 226 golos marcados. Ao serviço da Roma fez 668 jogos, assumindo-se como capitão desde os 21 anos e conquistando uma Serie A (00/01), duas Taças e duas Supertaças.

É um jogador diferente, carismático, com uma capacidade de inovar só ao alcance dos predestinados. A sua personalidade faz lembrar um pouco Zlatan Ibrahimovic (ou vice-versa). Muito talento, muita classe, uma potência de remate do outro mundo, mas uma postura de "Bad Boy" (foi expulso várias vezes com entradas ridículas) que levou a que tivesse algumas polémicas na sua carreira. Ainda hoje continua a querer "dar espectáculo" fora dos relvados com declarações bombásticas, mostrando-se bastante seguro das suas capacidades: "só há um jogador que está a fazer coisas que eu nunca poderia fazer, que é Messi" ou "não há nenhum jogador italiano que coloque acima de mim numa lista". Polémicas à parte, Totti ganhou um respeito enorme por parte de todos os adeptos, não só da Roma. Faltaram-lhe mais títulos, mas sobretudo uma distinção individual a nível Mundial para perdurar para sempre na memória de todos aqueles que tiveram o prazer de o ver jogar. Quais os principais momentos de Totti? Como o próprio afirma, é o melhor jogador italiano de sempre? A sua fidelidade ao emblema giallorossi "prejudicou-o" em termos desportivos (recusou várias propostas por amor ao clube)? As suas declarações revelam falta de humildade ou apenas confiança em relação às suas capacidades? 

Etiquetas: