28 de Março de 2013

Há precisamente 20 anos, numa partida frente ao Brescia, Francesco Totti (que começou como médio), um jovem franzino de 16 anos, daria início a uma carreira que o levaria a tornar-se num dos melhores jogadores italianos de sempre e num ídolo da AS Roma. Aos 36 anos, "Il Capitano" ou "Il Gladiatore", como é conhecido, ainda continua a ser uma das principais figuras do clube e a renovação não está posta de parte. Apesar de já não estar no seu melhor (ainda assim tem 11 golos e 10 assistências, simplesmente brilhante), os fãs do futebol agradecem. O mítico camisola 10 vai ficar na história do futebol italiano. Para além de ter sido campeão do mundo em 2006, foi considerado o melhor jogador transalpino por 5 ocasiões e é o segundo melhor marcador de sempre da Serie A com 226 golos marcados. Ao serviço da Roma fez 668 jogos, assumindo-se como capitão desde os 21 anos e conquistando uma Serie A (00/01), duas Taças e duas Supertaças.

É um jogador diferente, carismático, com uma capacidade de inovar só ao alcance dos predestinados. A sua personalidade faz lembrar um pouco Zlatan Ibrahimovic (ou vice-versa). Muito talento, muita classe, uma potência de remate do outro mundo, mas uma postura de "Bad Boy" (foi expulso várias vezes com entradas ridículas) que levou a que tivesse algumas polémicas na sua carreira. Ainda hoje continua a querer "dar espectáculo" fora dos relvados com declarações bombásticas, mostrando-se bastante seguro das suas capacidades: "só há um jogador que está a fazer coisas que eu nunca poderia fazer, que é Messi" ou "não há nenhum jogador italiano que coloque acima de mim numa lista". Polémicas à parte, Totti ganhou um respeito enorme por parte de todos os adeptos, não só da Roma. Faltaram-lhe mais títulos, mas sobretudo uma distinção individual a nível Mundial para perdurar para sempre na memória de todos aqueles que tiveram o prazer de o ver jogar. Quais os principais momentos de Totti? Como o próprio afirma, é o melhor jogador italiano de sempre? A sua fidelidade ao emblema giallorossi "prejudicou-o" em termos desportivos (recusou várias propostas por amor ao clube)? As suas declarações revelam falta de humildade ou apenas confiança em relação às suas capacidades? 

Etiquetas:

28 comentários:

  1. Um jogador cheio de classe, qualidade, e algo que o torna ainda mais especial amor e entrega ao clube do seu coração durante toda a sua carreira, ganha ainda mais relevância porque o seu clube nunca foi de 1ª linha (em termos de títulos e europa.. por exemplo é fácil para Messi fazer toda a carreira no Barcelona, mas se estivesse no Atlético de Madrid queria ver)!
    Hoje em dia, já não há mais destes (pelo menos jovens, depois ainda há os "veteranos", Giggs, etc.).

    Parabéns Il Capitano!

    ResponderEliminar
  2. Grande jogador,perdeu muito por ficar na Roma...só não gostei das declarações dele...

    "Totti acredita que em Itália nunca houve um jogador superior a si. “Os números falam por si”, sublinha. Já no Mundo, defende que só Messi o supera: “Só Messi faz coisas que eu não consigo fazer”.

    Pirlo e Del Piero para mim foram e continuam a ser superiores para não falar de outros...e já agora queria ver o Totti a fazer as coisas que o Cristiano Ronaldo faz...ficou-lhe mal a falta de humildade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente uma oportunidade para concordar consigo na íntegra!!!

      Pessoalmente vi mais qualidade, classe, mediatismo (quem não se lembra da mítica camisola 10 da juventus de Del Piero que se vendia em todo o lado...) e profissionalismo no Del Piero e no Pirlo. Aliás, sempre me fez alguma confusão a forma como Del Piero depois de 2004/2005 começou a ser algo desconsiderado no que respeita à selecção italiana... Não desvalorizando o Totti, a verdade é que fruto do seu feitio, havia jogos em que quase não acrescentava nada...

      De qualquer forma, vejo Totti como um exelente jogador, dos melhores italianos que já vi jogar. Mas para mim, dos que vi, Baggio e Zola eram autênticos craques, e entre entes e o Totti, para mim cabem ainda alguns, Maldini, Del Piero, Pirlo, Baresi, Buffon, por exemplo. Mas pronto, é uma questão de opinião.

      Cumprimentos

      Raiuga

      Eliminar
    2. "Totti acredita que em Itália nunca houve jogador superior a si".

      "e já agora queria ver Totti fazer as coisas que Cristiano Ronaldo faz..."

      Comenta-se a frase do Totti e depois mistura-se "alhos com bugalhos".
      Deve-me ter passado ao lado, não reparei que o Cristiano Ronaldo jogasse em Itália.

      Eliminar
    3. Há sempre uma primeira vez...para quase tudo :)

      Eliminar
    4. Lagartão...leste tudo?...Então volta lá a ler e lê a parte onde fala do Messi,que eu saiba também não joga em Itália.

      Eliminar
    5. Nem eu reparei que o Messi jogasse em Itália para ele dizer aquilo.

      Ele pode falar mas nunca foi o melhor de Itália e existem muitos jogadores melhores que ele.

      Eliminar
  3. Um jogador fantástico. Na minha opinião só Del Piero se pode comparar a Totti .
    Penso que a sua opção de jogar só no Roma foi o amor ao clube a falar mais alto que titulos e dinheiro.

    ResponderEliminar
  4. Que grande jogador, de uma classe tremenda.
    Em termos de lealdade a um clube só o Gerrard o iguala.

    Fantástico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e Giggs? :)

      João Malaquias

      Eliminar
    2. Esta a esquecer do ENORME Ryan Giggs

      Eliminar
    3. A diferenca é que o giggs ganha titulos quase todos os anos e o Totti raramente...

      Eliminar
    4. Estar no m.united a ganhar ano após ano é muito mais fácil do que ficar numa roma ou num liverpool que não têm estado assim tão bem. Foi por isso que não escolhi o Giggs.

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Voces sao e todos parvos.. O jogador mais leal de sempre a um clube foi o grande Matt Le Tissier.. Sempre nos Saints! Uma Lenda!

      Eliminar
  5. Deixo aqui o toque para alguém (VM ou Leitor) fazer um post sobre os maiores badBoys do futebol.
    Assim de cabeça, lembro-me de Maradona, Stoichkov, Best (este só de histórias, não é do meu tempo), Vinnie Jones, Cantona ou Gascoigne.

    ResponderEliminar
  6. Acusar um jogador como o Totti de pouco humilde é um disparate. O homem tem um talento fora do normal e um amor à camisola fora do normal. Uma coisa é o Giggs e o Zanetti que jogam em equipas que lutam por titulos, todas as épocas e ganham titulos quase todas as épocas. Outra coisa completamente diferente é o Totti que joga num equipa que o máximo que consegue é lutar pela Champions e raramente passa da 1ªfase. A sua carreira ficou, clarametne, condicionada por este seu amor à camisola, pois noutra equipa teria ganho muitos títulos. No auge da sua carreira foi um top10 mundial, e o melhor jogador italiano.

    Um homem como ele, precisa de se defender das criticas, e a sua defesa é sempre estes comentários de que é o maior do mundo. Acho que faz muito bem. Tal como o Cristiano que estão sempre acusando de arrogante, mas é a defesa dele às criticas, e só assim consegue-se superar quando é apitado pelos adeptos do próprio clube e da própria seleção.

    ResponderEliminar
  7. o totti e o mais humilde e etc. O messi ja e desvalorizado pelo fato de n sair do barca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quer mesmo comparar? O Messi joga num clube que se farta de ganhar títulos, é criticado por não sair porque tem grandes jogadores à sua volta e nunca provou nada noutra liga ou noutro clube (não estou a defender que o devia fazer, atenção. O Totti joga num clube que se lutar pelos títulos até ao fim já é bem bom.

      Eliminar
  8. Bad BOys:


    1º vinnie jones
    2º souness(ex treinador benfica)
    3º cantona

    ResponderEliminar
  9. Um jogador brilhante que ficou no clube por amor...

    É um dos meus jogadores preferidos ! Grande craque !

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Muito pelo contrário. Acho que se não tivesse feito carreira inteira num clube por amor não tinha ficado para a história.

    Apesar de ser realmente um dos melhores do mundo não é um top 10, nem top 20, nem top 30 de todos os tempos...

    O que faz dele um jogador especial é o factor "Giggs"

    ResponderEliminar
  11. Totti é um excelente jogador, mas pessoalmente acho que a frase que ele disse foi um pouco exagerada. Se pensarmos únicamente em jogadores italianos (e não em jogadores estrangeiros que passaram por Itália), considero Totti dentro dos melhores 10 jogadores italianos dos últimos 30 anos. Se for a contar com estrangeiros então a frase ainda me parece mais exagerada e já mesmo fora de contexto, pois teriamos de "meter ao barulho" monstros como Maradona, Ronaldo (o fenómeno) e não Ronaldo (o formado no SCP) e muitos outros superiores.

    Depois quanto a mim Totti deveria ter provado mais, jogou sempre no mesmo clube, nunca abandonou a sua zona de conforto, deveria ter jogado em mais clubes para provar mais qualquer coisa. Apesar de tudo, como disse, considero Totti entre os 10 melhores italianos dos últimos 30 anos, mas inferior a um Roberto Baggio, Franco Baresi, Alessandro Del Piero. Depois há outros grandes jogadores italianos como um Roberto Mancini, um Gianluca Vialli, um Paolo Maldini que não têm nada de inferior a Totti.

    ResponderEliminar
  12. O que ninguém diz é que quem manda no balneário da Roma é o Totti e não é o treinador, também por aí passa um pouco a explicação para os maus resultados nas últimas temporadas. Apesar de ainda ter um rendimento bom, são bem conhecidas as divergências com alguns treinadores nomeadamente com Luis Enrique na temporada passada, quando este não o utilizava tantas vezes (À semelhança de Lampard, Terry e Drogba com AVB) e dificultar um trabalho a um treinador desta forma é injustificável, o que por exemplo já não aconteceu com Del Piero, esse sim um verdadeiro senhor do futebol.

    Já agora treinar a Roma na próxima época é para um mim desafio muito interessante, mas enquanto não se mexer com cabeça naquele plantel é difícil voltar à Roma que discutia com o Inter todos os trofeús nacionais à uns anos atrás.

    ResponderEliminar
  13. tao se a esquecer de um menino chamado roberto baggio.... este sim foi o melhor jogador italiano em termos ofensivos que vi jogar, por onde passou deixou magia, mas concordo em que del piero esta ao mesmo nivel que o totti mas acho que o totti esta ligeiramente acima devido ter estado sempre na roma e em termos de equipa(plantel) quase sempre era inferior á juve mas mesmo assim conseguiu grandes feitos, respect a este jogador, jogadores destes é o que faz falta com amor ao clube, totti rejeitou varias propostas dos grandes da europa para ficar na roma. totti batistuta simplesmente fantastica essa dupla das melhores que vi jogar.

    ResponderEliminar
  14. Um MONSTRO DO FUTEBOL..

    Sempre fui fã. Tive sempre pena que não tivesse saído para outro campeonato, lembro-me que foi falado para o Real há uns bons anos.. para a equipa dos galácticos mas nunca quis sair.

    O melhor jogador Italiano que me recorde de ver jogar.

    ResponderEliminar
  15. Um génio do futebol mundial, um homem que trocou uma grande carreira pelo amor a um so clube, ainda por cima um clube que nao luta por titulos regularmente. Totti e, claramente, um dos melhores futebolistas italianos de todos os tempos, nao sei se o melhor porque ha Baggio, Del Piero, Zola ou Pirlo, mas um dos melhores certamente sera.

    Sou um apreciador deste futebolista. Desde de novo que gosto muito de futebol e "Il Capitano" assumiu um papel importante porque aprendi a admirar a sua irreverencia e a sua rebeldia. Grande futebolista, sem duvida, que fara falta quando se retirar.
    Parabens pelos 20 anos ao serviço da tua Roma.

    ResponderEliminar
  16. Percebo a admiração pelo Totti por nunca ter saido do seu clube. No entanto penso que nao será justo para o Del Piero que isso seka usado como argumento numa comparação entre os dois. Desde muito cedo que o Del Piero começou na Juve e não me lembro de o ver jogar por outro clube. No que respeita a títulos e se pensarmos que é mais faceil para o Dle Pero ficar ma Juve por causa dos títulos, lembro que este senhor foi jogar para a Série B para subir a Juve.

    ResponderEliminar
  17. Roberto Baggio, Totti, Pirlo, Canavaro, Buffon foram os melhores jogadores que eu vi jogar, até poderia acrescentar Zola, mas este teve uma carreira menor,digo eu.

    Totti, um verdadeiro capitão, teria que ter mais 3 ou 4 para o ajudarem a ser campeões mais vezes, quando teve um Batistuta ao lado foi campeão, é necessário juntar grandes jogadores com grandes jogadores para se conquistar algo...

    Saudações!

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS