28 de março de 2013

De acordo com um estudo do Centro Internacional de Estudos Desportivos, a Academia de Alcochete é a 5ª melhor da Europa (na actualidade). Contudo, há a destacar que a base deste estudo é a quantidade de jogadores formados no clube (entre 15 e 21 anos, com 3 anos de formação) a jogar nas ligas europeias, e não a qualidade dos mesmos. Na 1ª posição surge o Ajax, seguido do Partizan, Hajduk Split e Barcelona (o MTK Budapeste seguem em igualdade com o Sporting). Actualmente, existem 69 jogadores formados pelo clube holandês em 31 ligas do futebol Europeu. Ignorando a quantidade de jogadores, mas analisando, sim, a qualidade dos mesmos, actualmente, qual é a melhor escola de formação da Europa?

Etiquetas:

82 comentários:

  1. Barcelona... Há alguma dúvida quanto a isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo! A diferença é que o clube tem meios de posteriormente ficar com os melhores no clube, ou fazê-los regressar (Fabregas)!

      Eliminar
    2. real madrid? isso é o rir

      Eliminar
  2. Barcelona, Ajax, West Ham (tem vindo a cair nos últimos tempos), Arsenal, Real Madrid e depois Sporting !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Último jogador decente do West Ham deve ter sido o Joe Cole. Real Madrid tem meia dúzia que foram aproveitados. Ainda por cima o Castilla estava na 3a divisão até há bem pouco tempo, ao contrário do barça b...

      Eliminar
    2. Para mim Barcelona, Ajax, Sporting, Dortmund, Arsenal, Manchester United, Partizan, Chelsea e Manchester City (comecam agora a mostrar resultados), Nantes..... embora nesta luta Sporting e Partizan tenha que se lhe tirar o chapéu pois os orcamentos são desniveladissimos em relação aos restantes. Falta aqui um representante italiano ou dois mas esses nao sao bem a minha praia e nao gosto de dizer baboseiras como certa gente.

      Eliminar
    3. Mesmo na Holanda, ha exemplos muito bons numa 2a linha, PSV, Twente, Feyenord, etc.... Se bem que estes aliam uma formação excelente principalmente a nivel tecnico e ofensivo, com uma prospecção mundial extraordinariamente poderosa....

      Eliminar
    4. Eu acho que a do Sporting é a pior do mundo.
      Inveja é lixado.

      SL

      Eliminar
    5. A sua azia é que é lixada. Eu comentei, dei a minha opinião e não ofendi ninguém em ponto nenhum. A sua falta de argumentos é que falou mais alto e teve que atacar dessa forma ... Vá menino, discutir futebol não é para todos ;)

      Eliminar
    6. Miguel Lopes,

      esqueci-me completamente do Dortmund ! Mas isto de escola A ou B ser melhor é relativo porque isto é por ciclos. Há academias que atravessam desertos enormes e depois duma virada vemos 5 ou 6 jogadores de grande qualidade a saírem de lá. Mesmo assim a nível italiano, destacaria Juventus, Fiorentina e AC Milan se bem que a do Inter não é nada má.

      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Neste preciso momento, penso que a resposta é óbvia: Barcelona. Quem "dá à luz" talentos como Messi, Xavi, Iniesta, Piqué, Thiago Alcántara, Puyol, Fàbregas, Bojan, Thiago Motta, Pedrito, Alba, etc etc etc não pode ser considerado segundo ou terceiro.
    Atenção que, apesar de todas as críticas, a cantera do Real Madrid não é nada má. Raúl, Soldado, Casillas, Negredo, Mata, Callejón, Morata, Jesé... Grandes valores.
    A do Ajax também mete respeito, claro, até por ser uma histórica, tal como a do Sporting, sendo que ambas começam a reavivar a sua força.

    Saudações!

    ResponderEliminar
  4. 1º Barça
    2º Sporting
    3º Liverpool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ajax talvez esteja à frente do liverpool, pois o liverpool passou muito tempo sem grandes jogadores a sair de lá. Gerrard foi dos últimos que saiu de lá que realmente teve lugar nos melhores do mundo, sendo que agora começam a aparecer Suso, Sterling, Shelvey, Kelly, Wisdom... uma fornada de bons jogadores

      Eliminar
  5. Barça-Sporting-Ajax-Arsenal

    ResponderEliminar
  6. Neste momento é sem dúvida nenhuma a do Barcelona, mas acredito que se Mourinho sair do Real e entrar um treinador que aposte na formação, a cantera do Real poderá lutar pelo primeiro lugar também.

    ResponderEliminar
  7. Barcelona... mas de muito longe!

    ResponderEliminar
  8. sporting e barcelona, porque até o barcelona vem buscar jovens à formação do sporting!!
    JC
    * por favor não elimine o post por ser anónimo!

    ResponderEliminar
  9. Penso que em termos de qualidade o Barcelona foi o que deu mais jogadores ao mundo do futebol.
    Em 2º lugar está o sporting.

    ResponderEliminar
  10. É necessário ser justo. Quem começou apostar forte na formação, e com grd resultados, como politica desportiva foi o Ajax, logo para mim fica no lugar mais alto do pódio.
    É impossivel esquecer:
    van der Sar
    F de Boer
    Rijkaard
    Davids
    Seedorf
    R de Boer
    Kluivert
    Foram campeões europeus em 95 com todos estes artistas na equipa, saídos da formação.
    Dp e, em segundo lugar, Barcelona (acho q ñ preciso explicar pq de certeza)
    Em terceiro lugar, Sporting. Quem forma dois bolas de ouro em duas décadas seguidas merece o destaque, mas há ainda Nani, Moutinho, Patricio, Varela e M Veloso.

    Como já alguém referiu o west ham merece uma menção muito honrosa. Ferdinand e Lampard são os exemplos mais conhecidos mas há mtos mais: carrick, joe cole, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro MNL, penso que não tenha lido a pergunta do VM, "Actualmente"?!?

      Eliminar
    2. Caro Ricardo Pereira, dei a minha opinião e comecei da seguinte forma: "É necessário ser justo. Quem começou apostar forte da formação, e com grds resultados, como política desportiva foi o Ajax..."
      Para bom entendedor meia palavra basta!Quero com isto dizer q as actuais melhores escolas foram "copiar" uma politica desportiva, logo e daí para mim merecer o titulo de "A melhor".
      Mas se quer mais dados aqui vai:

      Alderweireld
      Eriksen
      Siem De Jong
      Babel
      Vertonghen
      Anita
      Stekelenburg
      Sneijder
      Heitinga
      Emanuelson
      Maduro
      Pienaar
      van der Vaart
      Nigel de Jong

      Feito, tem aqui uma lista de jogadores q estiveram pelo menos 3 temporadas até ao 21 anos no Ajax. Isto na ultima década.

      Contente?!

      Se verificar com atenção poderá observar q os jogadores referidos tem entre os 20 e os 30 anos, o q quer dizer q quase todos os anos aparece alguém da formação q se destaca.

      Eliminar
  11. A do Barcelona, claramente.
    Penso que a do Sporting está no top-3, simplesmente não há capacidade para manter os jogadores por muito tempo nem para recuperar os jogadores da formação, enquanto o Barcelona tem essa capacidade.

    ResponderEliminar
  12. Pelos vistos estamos quase todos de acordo no que refere ao Barça. Acho que Real, Sporting e Ajax estão em 2º, 3º e 4º, não necessariamente nessa ordem.

    De resto, a acrescentar ao que já foi dito (Liverpool, Arsenal) penso que se vamos falar dessas duas academias, temos também de falar, pelo menos, do Bayern: a jogar atualmente temos Kroos, Schweinsteigger, Lahm, Alaba, Badstuber e Thomas Muller, entre outros. Ottl, Lell e Trochowski também saíram de lá.

    ResponderEliminar
  13. Pelos vistos estamos todos de acordo no que toca ao Barça. Depois, eu diria que estão as academias do Ajax, Sporting e Real em alguma ordem.

    A acrescentar às outras que já foram referidas (Liverpool e Arsenal) penso que temos de referir o Bayern. A jogar atualmente: Lahm, Schweinsteigger, Ottl, Alaba, Kroos, Badstuber, entre outros. Hammann, Lell e Trochowski também saíram de lá.

    Já agora... recentemente li no VM um artigo a referenciar o investimento que foi feito na formação na Alemanha (pelo menos julgo que foi no VM). Olhando para o Bayern e para o Dortmund, e comparando com as academias aqui referenciadas, o passado recente oferece muito bons presságios para as academias dos clubes alemães. Veja-se, por exemplo, os 11 titulares do Dortmund e do Bayern atualmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro leitor este crescente de talentos alemães não surgiu por acaso. Foi graças a um projecto da federação alemã em que os clubes da primeira e segunda liga se comprometeram a fazer uma forte aposta na formação face aos sucessivos fracassos da selecção alemã nas provas internacionais (Mundial 98, Euro 2000 e Euro 2004, à entrada abrupta de jogadores estrangeiros na Bundesliga. As medidas basearam-se na construção de centenas de academias (que recebiam jovens de várias nacionalidades daí a mescla que hoje existe na mannschaft) e mais de mil campos de futebol, além da qualificação dos treinadores.

      E os resultados estão à vista, várias equipas são agora comandadas por treinadores que treinavam as equipas de formação, o número de alemães aumentou, nas várias equipas há um crescente de jogadores formados nas escolas do clube, a selecção alemã é agora muito mais competitiva e estão constantemente novos talentos a aparecer o que aumenta a base de escolha.

      O Bayern é hoje uma potência ao nível de Real e Barça e já ninguém duvida disso, a Alemanha é a única capaz de rivalizar com a Espanha.

      Eliminar
    2. Você Joâo Lains elogia aqui a federação alemã pela aposta que fez
      mas em outro tópico que visava precisamente o mesmo problema relativamente a selecção Portuguesa começou assobiar para o lado e a dizer que quer é que o Benfica ganhe, enfim

      tão depressa tem lucidez como passa adepto egoísta sem querer saber da seleção para nada.

      Eliminar
    3. João permita-me acrescentar que uma das principais medidas desse projecto na Alemanha, que penso que foi implementado em 2002, foi a obrigatoriedade de todos os clubes alemães na 1 e 2 divisão terem cada um uma academia. Se não tivessem uma em determinados moldes que não me recordo ser-lhes-ia negada a participação no respectivo campeonato.
      Quanto aos resultados, estão realmente à vista. Na minha opinião daqui por 2 anos já serão considerados a maior potência mundial.
      Houvesse coragem para implementar medidas do género em Portugal (logicamente com as devidas adaptações).

      Eliminar
  14. O critério em que o estudo se baseia é ridículo, quantidade não significa qualidade, basta ver que o Partizan e o Hajduk são a 3 e a 4 melhor de acordo com o estudo.
    Na minha opinião, penso que a melhor será o Barça. Penso que não existem dúvidas.
    Depois, é mais difícil eleger por lugares mas penso que Ajax, Sporting, Liverpool estariam num top-5.
    Recentemente, temos também os exemplos dos clubes alemães, em que se torna mais difícil dizer qual é a melhor visto que muitos deles lançam vários jogadores de qualidade, destaco o Schalke, o Dortmund e o Bayern.
    Também não podemos esquecer os clubes clássicos da América do Sul, que são muitos e poderia fazer aqui uma lista enorme (Santos, Internacional de Porto Alegre, Flamengo, River, Boca, Velez, Racing, Universidad de Chile, Colo-Colo, ...)

    ResponderEliminar
  15. VM respondam vocês também por favor...

    ResponderEliminar
  16. Já agora gostava de saber a opinião do VM (ou de outra pessoa informadada) acerca da nova pérola da academia: joão palhinha (chegou a treinar com os seniores)

    ResponderEliminar
  17. Já agora gostava de saber a opinião do VM (ou de outra pessoa informada) acerca da nova pérola da academia: joão palhinha (chegou a treinar com os seniores)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. julgo que ele não foi formado na academia :)

      Eliminar
    2. O João Palhinha não foi formado no Sporting, mas sim no Sacavenense, que penso ter um protocolo com os leões. É muito jovem, tem apenas 17 anos, joga a trinco e tem 1,89, esteve excelente frente ao Liverpool para a Next Gen. Na altura devida (o Sporting joga amanhã) daremos o devido destaque, caso se justifique.

      Cumps

      Eliminar
    3. Parte da formação foi no Sacavenense salvo erro, agora que está no Sporting vai continuar a receber formação...

      Eliminar
    4. tomas, o trinco dos juniores do FCP, ma~e portuguesa e pai do leste, esse sim é grande medio defensivo.

      Eliminar
    5. Espantoso como em três meses um jogador passa a ser formado no Sporting...

      Eliminar
  18. off topic: o mané não foi convocado para a nextgen pq? lesionado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno não lhe posso responder com certeza mas ele já não jogou contra o Tottenham, também não tem jogado no nacional de juniores nem pela equipa B, por isso imagino que poderá estar lesionado mas é só uma suposição...

      Eliminar
    2. O Carlos Mane foi operado, e estara de fora no minimo 1 mes

      Eliminar
    3. os juniores do sporting que estao na next generation perderam com os juniores do FCP. o benfica tb perdeu, parece.me que a melhor fornada de juniores vira do FCP.

      Eliminar
    4. Formação de raiz?

      Entao o ronaldo foi formado na madeira.

      Percebes muito,diga.se... vai ler os regulamentos da uefa.

      Qualquer jogador que esteja num clube 3 anos entre os 15 e os 21 anos sao jogadores formados no clube.

      Ex: james e c.atsú para ano podem ser inscritos nas provas da uefa cm jogadores formados no Porto.(castro,kadú,abdoulaye penso q foir formado somente em portugal)

      dier?tobias?chaby lé^? o q é isso? O fcp foi campeao de juvenis e este ano prepara.se para ser campeao de juniores..

      Eliminar
    5. obrigado pela informação :)

      Eliminar
    6. Francesco,

      Admiro a tua confiança ou devo dizer arrogância.
      O que tu dizes temos de tirar a limpo no campo pois não te esqueçam que os juniores do Sporting jogam campeonato, Next Generation e ainda na equipa B e até A sim é verdade temos juniores a jogar muito adiantados em termos de escalão e só o fazem porque tem qualidade não interessa se muita ou pouca mas que lá estão estão e não foi à muito tempo que vencemos o Benfica depois de 2 dias de descanso(salvo erro) e o Porto veremos quando voltarmos a jogar e na máxima força se bem que para isso tínhamos de ir buscar Brumas, Ilorys e Diers devias golear estes também, ou seja, a 1ªlinha nunca deves enfrentar talvez a segunda ou terceira que não tirará o mérito caso venças.

      Vamos lá ver convido-te aqui a vir para eu te dar os parabéns caso Porto vença o Campeonato de Juniores ou tu fazeres o contrário.

      Já agora sobre o João Palhinha não sei muita coisa apenas o que um amigo já me falou do jogador(está ligado à prospecção de jovens) que me disse quem tem potencial, jogador alto, forte fisicamente, boa qualidade de passe e boa protecção de bola que o permite ser um médio-defensivo forte pelo ar e com bastante qualidade na saída de jogo vamos lá ver o que vai dar mas parece que já é visto como um dos mais promissores dos juniores mais jovens.

      SL

      Eliminar
    7. AlgarveSempre,
      1)O Sporting jogou para a Nextgem os oitavos de final a 20/02, os quartos a 20/03 e o Benfica a 02/03, por isso, essa sua observação do "vencemos o Benfica depois de 2 dias de descanso" bem de onde? 2 dias de descanso do quê?
      2) Na zona sul de juniores o sprting ficou atrás do benfica
      3) Vai buscar o bruma, e o Dier? e depois quem joga na equipa principal? Golear o benfica e o Porto? se nunca golearam, porquer seria agora (lembro-o que no ano passado na fase final perderam com o benfica em cas e empataram fora 1-1 num jogo em que roubaram um golo limpo ao benfica)?
      4) o FCP campeão de juniores? é o mais provável, pois até agora têm sido o mais forte
      5) Palhinha? mais um jogador que sai das escolas de outro clube e que passados dias passa a ser de melhor escola do mundo, universo e arredores...

      Eliminar
  19. Se atendesse a qualidade dos jogadores entre essas equipas, Barcelona seria a melhor seguido de Sporting e Ajax, vantagem para o Sporting pois o Ronaldo desequilibra a balança.

    ResponderEliminar
  20. Gostaria de saber a opinião do VM acerca das melhores academias a nível europeu, sul-americano e nacional, uma vez que equipas como o Boavista, Salgueiros, Leixões e Varzim têm apresentado uma boa fornada de jogadores que se destacam noutros clubes.

    ResponderEliminar
  21. a melhor é a do Barça, as outras estão todas a anos-luz

    Mário Pinho

    ResponderEliminar
  22. Eu não sei como há gente a dizer "Real".. enfim

    ResponderEliminar
  23. 1- Barcelona
    2 - Sporting
    3 - Ajax
    4- Arsenal
    5 - Real Madrid
    6 - Bayern Munique
    7 - Borussia Dortmund
    8 - Auxerre
    9 - Liverpool
    10 - Santos

    ResponderEliminar
  24. Quem diz que Barcelona é a melhor academia desconhece a realidade e aquilo que é a ética de formação de jogadores.
    O Barcelona é o clube que mais investe na formação nas últimas duas épocas, essa é a verdade, contudo não é sinónimo de qualidade na formação.
    A grande maioria de jogadores do Barcelona são comprados a outras academias formadoras à volta do mundo, nomeadamente Real Sociedad, Ath. Bilbao, Ajax ou Sporting (exemplos de Agostinho Cá e Edgar Ié que se juntaram à turma blaugrana o ano passado ambos com 18 anos) e o que fazem a partir daí é moldarem esses jogadores ao modelo de jogo do Barça. Se forem verificar os jogadores da equipa B do barça, verão q a esmagadora maioria só chegou ao barça com 17 ou 18 anos (isto é formação?)
    Quanto à formação de jogadores de raíz (100% Barça) estão atrás de Ajax e Sporting. Os números podem ser verificados e existem várias nuances graves no modelo de formação do Barcelona, desde logo o facto do modelo de jogo ser transversal a todos os escalões. É óbvio que isso é uma mais valia para o clube, todos os jogadores sabem de cor o modelo de jogo porque nunca jogaram outro (xavi e iniesta jogam de olhos fechados), contudo, na perspectiva do jogador (e a formação deve ser feita a pensar no jogador) fazer a formação toda no mesmo modelo táctico é pobre, é manipulador, é constrangir a criatividade e o conhecimento do jogador somente a um modelo, o que lhe poderá ser fatal se esse jogador um dia mudar para um clube como Man. United ou Bayern Munique, cujos modelos de jogo são muito menos restritos e mais abertos à criatividade dos seus jogadores, portanto, são mais imprevisíveis até para os jogadores da própria equipa.

    o Ajax pela sua história e por ser pioneiro tem que ser considerado a melhor escola. Ao contrário do Barcelona eles não compram jogadores, eles formam-nos de raíz. Eles SERVEM o futebol e SERVEM os jovens jogadores. Os modelos de formação do Ajax envolvem a prática de Basket, Andebol, Ginástica e Judo. ISTO É FORMAÇÃO!

    O Sporting é a 2ª melhor escola de futebol do mundo, tal como o Ajax SERVE o futebol. Nos últimos anos o Sporting é o clube que tem formado jogadores de maior qualidade, Figo e Ronaldo são o expoente máximo, mas Nani, Dier, Tobias Figueiredo, Filipe Chaby, Edgar Ié, Bruma, Esgaio são exemplo da vitalidade desta academia.

    O Barcelona é a Academia mais poderosa do mundo e a sua direcção é somente uma: o rendimento da equipa principal. O Barcelona SERVE-SE do futebol em detrimento de servir o futebol.

    Uma palavra para o Arsenal e para Arséne Wenger que nos últimos anos tem formado a maior quantidade de jogadores de qualidade, apesar de serem jogadores contratados e não formados de raíz no clube, o trabalho de formação (este já no escalão sénior) levado a cabo por Wenger é tão especial que o próprio arsenal não consegue manter esses jogadores sendo forçado a libertá-los para clubes como Barcelona, Man. City ou PSG.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A formação e/ou formatação devem ser feitos a pensar no clube e não no jogador.

      Independentemente disso, os jogadores devem saber adaptar-se a vários modelos tácticos.

      Eliminar
    2. O Sporting foi buscar o Figo ao pastilhas, o Ronaldo ao Nacional, o Hugo Viana ao Gil Vicente, o Nani ao Real (com 16 anos), o Djalo ao covilhã, o Moutinho ao portimonense, e até o novo fenomeno Palhinah vem do Sacavenense, isto só para falar dos mais importantes, mas serve o futebol ao contrário do Barcelona... ridiculo...você não percebe nada disto..

      Eliminar
  25. Se falarmos na atualidade atualidade, não sei qual será melhor, Sporting ou Barça? Visto pelo que o Barça tem formado agora e o Sporting. Acho que o Sporting está algo acima. Se a gente falar em jogadores, Tello, Alcantara, Montoya, e Bruma, Zezinho, João Mário, Bruma, Dier, Illori. Neste momento penso que a do Sporting seja melhor e ve-se no nextgen, se falarmos em 2 ou 3 anos atras o Barça ganhava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andas a dormir, quer dizer o fCP tem melhor equipa de juniores que o scp(ganhou recentemente ao scp) foi campeao de juvenis, prepara.se para ser campeeao de juniores e tu achas que tens melhores jogadores??

      Eliminar
    2. o que é que os nomes que o fabio disse tem a ver com os JUVENIS do porto terem sido campeoes?!!!!!
      ponto 1: os nomes acima referidos são de juniores de 1 e 2 ano logo trata-se do campeonato de juniores do ano passado.... em que foram CAMPEOES!
      ponto 2: a fornada de juvenis do Sporting nao e la grand coisa ha nada mais de meia hora acabaram de perder com o fcTijuana por 1-0 (nem todas as gerações sao boas!nem no barça!)
      ponto 3: concordo que o Sporting neste momento é ou a primeira ou a segunda em termos de qualidade ! que no fundo é o que interessa!

      Eliminar
    3. Francesco o que tu estás a falar é um completo desconhecimento da realidade da formação do SPORTING. Para tua informação a equipa de juniores a que te referes é a mesma equipa que tem jogadores espalhados pela equipa B e equipa principal. O Dier ta na A,o Bruma ta na A,o Mika ta na B queres mais?o iuri as vezes joga na B,queres mais? e ha uma diferença do Abel a treinador dos juniores do que os restantes,é que este senhor sabe fazer formação,nao joga sempre com a mesma equipa,vai rodando os jogadores todos porque ele próprio diz que essa é a melhor maneira de formar jogadores,opinião que partilho e subscrevo. Daí o Sporting perder alguns jogos,no entanto prefiro perder um campeonato de juniores e ganhar futuros jogadores do que ganhar campeonatos e perder jogadores. E francesco,se os seus jogadores são assim tao bons,convido-o a daqui a 3 aninhos relembrarmos esta conversa para ver onde andam os jogadores dum e doutro.

      SL

      Eliminar
    4. O francesco lê o jornal OJOGO olha para os números e depois fala do que não sabe.

      Não sabe que o Sporting tem júniores espalhados por equipa A, B e equipa de júniores.
      Não sabe que os juniores tem um desgaste extra com a Next-Gen.
      Não sabe que a formação vai muito para além dos títulos de juniores.
      Não sabe que a fase final do campeonato de júniores ainda vai a meio.
      E claramente não sabe que o Porto ganhou ao Sporting com um golo de grande penalidade e se limitou a por o autocarro à frente da baliza. E apesar de o Sporting jogar cerca de 30 minutos com menos 1, ainda assim o melhor jogador do Porto foi... o Guarda-Redes.

      Por fim... para achar que um jogo destes determina quem é a melhor equipa pode-se dizer que não sabe....nada de futebol.

      SD,
      Xait

      Eliminar
    5. Basta ver que o Agostinho Cá e o Edgar Ié, dois jogadores que são referências dos nossos sub 20, não calçam no Barça B. O Barça é muito superior, não se pode comparar

      Eliminar
  26. Já vi referencias justas à formação na Alemanha, mas como,tb, foi dito e bem, isso é feito à 4/5 anos pelos maiores clubes.
    O actual na minha opinião deve ter uma perspectiva de uma década, q é o tempo normal q demora a perceber se realmente estamos a falar de um excelente jogador, bom jogador ou um jogador mediano. Há carradas de jogadores se são craques enquanto novos mas à medida q a carreira avança ñ desenvolvem. Dou o exemplo de Quaresma ou d Peixe, Paulo Torres, Porfirio para perceberem melhor onde quero chegar.

    ResponderEliminar
  27. Atualmente a melhor é a do Barça, sem qualquer margem para duvidas

    A seguir ajax, Bayern e Real (ambas têm posto bastantes jogadores na equipa principal ou tem tido bons resultados nas camadas jovens

    Não coloco o Sporting num patamar assim tao elevado como o têm cotado aqui, nos ultimos tempos apesar de ter lançado varios jogadores na equipa principal não vejo qualidade por ai alem neles (espero poder mudar a minha opinião)

    Não podemos esquecer que o futebol não é so europa, equipas como o Vélez da argentina, o Chivas do Mexico, Metade dos clubes brasileiros de top entre muitos outros clubes sul americanos estão constantemente a formar novos jogadores e tem de ser tomados em conta nesta discução

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa metade dos clubes Brasileiros tem muito que se lhe diga. Apesar de os clubes fazerem prospeção internacional...estamos a falar de um aís onde vivem 192 milhões de pessoas, logo a possibilidade de escolha dos melhores dos melhores é muito maior...além da propenção natural, para o o futebol.
      Até o Mourinho já tem dúvidas se quer ir para a seleção. Cada vez nasce menos gente, logo a dificuldade de escolher bons jogadores é maior

      Eliminar
    2. com todo o respeito ....

      Real e Bayern muito superiores ?! wtf tal como disse! ACTUALMENTE:

      Real: raul,soldado,negredo,callejon,mata,casilhas
      Bayern: Lahm, swasteiger,alaba,badstuber,kross

      SPORTING: NANI,MOUTINHO,QUARESMA,VIANA,CUSTODIO,VELOSO,PATRICIO,CRISTIANO RONALDO!!!!! , etc

      ainda esta com duvidas?

      Eliminar
    3. Real: jesé rodrigues, morata, rodrigo(slb)..podia continuar a tarde toda..

      Eliminar
  28. quantidade não é concerteza o melhor critério mas até conseguirem definir como a qualidade se poderá medir... Sugiro qualquer coisa como total do número de internacionalizações por parte de jogadores formados ou número de jogos em competições europeias ou dar um índice de qualidade ás diversas ligas nacionais, competições europeias e jogos internacionais de selecções de acordo com o nível de dificuldade e somá-los

    ResponderEliminar
  29. Jogadores do SCP que jogaram melhor em equipas rivais portuguesas:

    simao sabrosa
    j.moutinho
    quaresma
    varela
    ricardo
    etc...etc...

    ResponderEliminar
  30. Academia do Sporting - a única que possui duas bolas de ouro (Ronaldo e Figo).
    Fico-me por aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Academia do Barcelona - salvo erro, 4 bolas de Ouro (Messi)

      Eliminar
    2. 1 jogador contra 2 formados = qualidade + quantidade

      Eliminar
  31. O Barça não tem a melhor academia. Comprar jogadores que já tem 17 ou 18 anos não é formação.

    ResponderEliminar
  32. Acho anedótico, quando os sportinguistas gabam-se de terem a melhor escola de formação de Portugal quanto mais da Europa e atiram "postas de pescada" com nomes como Dier, Illori, Bruma, Esgaio, Zezinho, Betinho, Fokobo, etc. Afinal quantos deles teriam lugar nas equipas principais do Porto e da Benfica. Apenas têm lugar na equipa principal do Sporting porque simplesmente não há dinheiro, além disso, em Dezembro foram corridos jogadores como o Elias, Gelson, Pranjic, etc.

    Não estou a dizer que os jogadores jovens do Sporting não tenham valor, simplesmente os seus equivalentes no Porto e na Benfica têm muito mais dificuldades em aceder ao plantel principal e isto não vem de agora, vem de há vários anos. Nesta época, salvo erro, apenas Tozé e André Gomes jogaram na equipa principal do Porto e da Benfica.

    Relembro quando Moutinho, Pereirinha, Miguel Veloso chegaram ao plantel principal do Sporting, o Porto tinha equivalentes em Bruno Gama, Paulo Machado, Vieirinha, Ivanildo, Hélder Barbosa e a Benfica tinha equivalentes como Tiago Gomes, João Coimbra, Manuel Curto. O acesso à equipa principal dos jogadores do Sporting foi muito mais acessível.

    Concluindo, os patamares das diferentes equipas são completamente diferente.

    NextGen

    Outro argumento dos sportinguistas é a participação do Sporting neste Torneio NextGen enquanto que Porto e Benfica ficam de fora, mas numa análise mais aprofundada, verifica-se que Real Madrid, Bayern Munique, Manchester United, Milan, Roma, etc também não participam. Trata-se apenas dum torneio particular, por convites e onde nem todos podem ou querem ainda aceitar por diferentes motivos nomeadamente financeiros. O Sporting participa na esperança de poder realizar rapidamente mais valias, aliás, já vendeu um jogador ao Liverpool.

    No futuro o NextGen deverá ser engolido pela UEFA e onde provavelmente só terão acesso apenas as equipas juniores das equipas participantes da Champions League.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho anedótico tu achares anedótico e depois relembrares os nomes de jogadores sendo que os primeiros estão na selecção e são titulares de de equipas que lutam pelos lugares cimeiros nas suas equipas os outros, na sua maioria, estão em equipas de meio da tabela ou na luta para não descer de divisão....
      É uma completa contradição.

      Não está em questão serem titulares no Sporting, está em questão a qualidade dos jogadores mas como provavelmente nunca os viste jogar não sabes do que falas.

      SD,
      Xait

      Eliminar
    2. Joao

      Entao diz.me qual é a logica de a 2 anos o FCP ser campeao de juniores e ser o scp a ir a next generation?
      ja sei é so por convite, uauh, que grande prova so para convidados, tipo torneio guadiana.
      Esta epoca o FCP de juniores esta em 1º lugar, ja ganhou a scp e slb, sao os ex campeoes de juvenis, uma grande fornada de possiveis grandes jogadores.

      Eliminar
    3. Benicio

      Qual é a lógica?? Eu respondo-lhe. A organização da NextGen convidou clubes que tradicionalmente apostam na formação, embora não estejam um ou outro clube que talvez merecesse estar.
      Logicamente, convidaram a melhor formação portuguesa.
      Enquanto uns têm equipas de sub-19 para ganhar campeonatos outros, os justos convidados, têm equipas para formar jogadores.
      E sim, foi uma prova que teve tanto impacto que a UEFA lembrou-se agora de organizar uma Liga dos Campeões para sub-19. Por isso sim, é uma grande prova, à qual se acede por convite.

      Eliminar
    4. O sporting e biCampeao nacional de juniores neste momento, mostra o seu conhecimento. e a fase final ainda vai a meio, o sporting tem mais 1 ponto que o ponto(mais 1 jogo tambem). nao se esqueca que os melhores jogadores dos juniores nem jogam pelos juniores, mas sim pela equipa A(bruma,dier,llori), ou pela equipa b(joao mario,esgaio,mica,mane,etc). ja para nao falar do desgaste extra provocado pela nextgen.

      Diga me onde ve os factos que digam que esta geração do porto e melhor do que a do sporting? é que estou com problemas em chegar ao seu raciocinio.

      Eliminar
    5. Peço desculpa pelo duplo post, mas enganei me ao dizer que e bicampeao, a dois anos sim ganhou o porto, bicampeoes fomos antes dessa temporada

      Eliminar
  33. Mas porque tenho que explicar a lógica do next generation se isso não tem nada a ver com o que comentei?!?

    Dás a relevância que quiseres ao Next Generation, pouco me interessa. Para mim parece lógico que não tem nada a ver com um torneio Guadiana mas cada um dá a importância que quiser.

    Ganhar campeonatos de Juvenis ou de Júniores é importante e é um dado indicativo mas está longe de ser decisivo sobre a qualidade dos jogadores. O Porto ganhou em juniores ao Sporting como o Olhanense empatou em Seniores no Dragão, não quer dizer que o Olhanene e o Porto tenham a mesma qualidade só porque empataram com o "autocarro" na baliza.
    Para além disso há factores como juniores distribuídos por equipas A, equipas B e Juniores. Há o desgaste na Next-Gen, etc.

    Só daqui a uns anos é que se saberá o real valor destes jogadores mas neste momento vejo muito mais potencial em 4 ou 5 juniores do Sporting do que nos juvenis campeões do Porto. Isso parece-me mais importante do que qualquer campeonato de camadas jovens.

    SD,
    Xait

    ResponderEliminar
  34. Lanço aqui um desafio, acrescentem à minha lista todos os jogadores formados no Sporting que jogam por essa europa/mundo fora (não contam as equipas portuguesas):
    C. Ronaldo
    Nani
    M.Veloso
    R.Quaresma
    S.Sabrosa
    Semedo
    M.Caneira
    B.Pereirinha
    D.Carriço
    André Santos
    Y.Djaló
    R.Felgueiras
    Renato Neto
    Celsinho
    André Marques
    Diogo Rosado
    Nuno Assis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celsinho nao foi formado no sporting.

      Adicionando aos que ai pôs

      No estrangeiro:

      Espanyol Barcelona- Rui Fonte
      Deportivo Corunã- Tiago Pinto
      Cercle Brugge- William Carvalho
      Waterloo- William Owusu
      Dudelange- Bruno Matias
      Union 05- Flávio Pina
      Spezia- Mário Rui
      Ascoli- Vasco Faisca^
      Southampton- José Fonte
      West Ham- Ricardo Vaz Tê
      Cluj - Mário Felgueiras, Nuno Diogo, Celestino
      Turnu Severin - Hugo Moutinho
      Pandurii - Mihai Radut
      Vaslui - Fernando Varela
      Grasshoppers- João Paiva
      Zurich- Jorge Teixeira
      Beroe - Pedro Eugénio, David Caiado
      AEL Limassol- Paulo Sérgio
      DOXA- Carlos Marques
      Ayia Napa- Riera
      Herta BSC - Ronny
      Orduspor- Miguel Garcia
      AEK - Yago Fernandez
      RIVER PLATE - Alexis Quintulen

      Em Portugal:

      MAFRA - João Gomes, André Oliveira, Marco Baixinho
      CARREGADO - Tiago Pedrosa, Henrique Gomes
      FÁTIMA - Tiago Bragança, Jorge Abreu
      LEIRIA - Hugo Cardoso, André Marques, Tiago Pires, Juary Soares, Gonçalo Costa
      OEIRAS - Diogo Santos
      PINHALNOVENSE- Tiago Jorge, João Oliveira, Pedro Neves, Alison, Nuno Pereira
      TORREENSE - Nuno Hidalgo, Márcio Santos, Joshua Silva, Hugo Ventosa, Michel Santos, Paulo Sereno, André Mandeiro, Miguel Paixão, Helmut Ari, Tomané
      1º DEZEMBRO- Marco Pinto
      FARENSE - Pedro Marques, Filipe Falardo
      CASA PIA - Peixinho, Martim Aguas
      FUTEBOL BENFICA - André Cardoso, Sebastião Nogueira, Fábio Paim, Vivaldo Arrais
      SERTANENSE - Bruno Cardoso, João Freitas, Weliton Matos
      QUARTEIRENSE - Matthew
      LOULETANO - Thomas Ravera
      ANADIA - André Nogueira
      OPERARIO - Nelo
      TOCHA - Real
      ACADÉMICO VISEU - Rodolfo Simões, Luisinho
      SOUSENSE - Filipe Candido
      LIMIANOS - Michael, Ricardo Nogueira
      RIBEIRÃO - André Gonçalo
      VARZIM - Rui Coentrão, André Pires
      BOAVISTA - Simão Coutinho
      BENFICA B- André Almeida
      PORTO B- Eloi Silva, Frederic Maciel
      VIT. GUIMARÃES B- Valter Fernandes, Josue, Fábio Fortes
      BRAGA B- André Pires, Leandro Albano, Ruben Freitas, Afonso Figueiredo, Diogo Ribeiro
      MARÍTIMO B- Filipe Paiva, Sérgio Marakis, Ricardo Alves
      BELENENSES- Duarte Machado, Fernando Ferreira
      AROUCA- Miguel Ângelo
      AVES- Renato Santos, Vasco Matos
      TONDELA- Pedro Araujo, Fábio Lopes
      PENAFIEL- Nuno Santos, Diogo Viana
      PORTIMONENSE- Márcio Ramos, Chico
      SANTA CLARA- Marco Lança, Diogo Tavares
      COVILHÃ- Pimenta
      UNIÃO MADEIRA- Christopher
      NAVAL- João Martin, Paulo Regula
      ATLÉTICO- Miguel Serôdio, Jorge Bernardo, Paulo Renato, Afonso Taira, Mauro Antunes, Vasco Varão, Hugo Pina
      ACADÉMICA - Hélder Cabral, Marinho, Saleiro, Wilson Eduardo
      BEIRA MAR- André Sousa
      BENFICA- Carlos Martins
      BRAGA- Custódio, Hugo Viana, Beto
      ESTORIL- Diogo Amado
      NACIONAL- Mateus
      OLHANENSE- Nuno Reis, Vasco Fernandes
      PORTO- João Moutinho, Silvestre Varela, Emídio Rafael
      VIT. GUIMARÃES- João Gonçalves, Tiago Rodrigues, Marco Matias, Ricardo, Amido Baldé
      VIT. SETÚBAL- Pedro Santos


      Alguns destes jogadores estiveram apenas um par de anos no sporting e não completaram a sua formação no clube.







      Eliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS