Bruno de Carvalho é o 42.º presidente do Sporting Clube de Portugal

Bruno de Carvalho é o 42.º presidente do Sporting Clube de Portugal. O candidato da lista B sucede a Godinho Lopes, após ter recolhido 53,63% dos votos. Naquele que foi o terceiro ato eleitoral mais concorrido na história dos leões, e apesar dos resultados serem ainda provisórios (Eduardo Barroso não podia perder a oportunidade de provar mais uma vez que foi o pior presidente de AG de sempre) ao contrário do que aconteceu há 2 anos as listas de BdC venceram em todos os órgãos sociais. VM - Algumas notas:

- A diferença foi menor do que era expectável, mas ao contrário do que aconteceu há 2 anos e até pela elegância de Couceiro em reconhecer a derrota (teve 45% dos votos), não se espera que haja uma divisão;
- Carlos Severino foi premiado com 1% dos votos. Nesta fase os adeptos já não dão hipóteses a oportunistas e a indivíduos que apenas se querem aproveitar deste tipo de situações para ganhar protagonismo. Não se percebe é como uma pessoa tão limitada a todos os níveis esteve tantos anos à frente do departamento de comunicação dos leões (seria grave se tivesse um "tacho" numa futura Sporting TV, não só pelo pouco que demonstrou, mas igualmente porque isso indicava que tinha havido uma parceria camuflada nestas eleições).
- Há 2 anos quando saiu Bettencourt todos diziam que era impossível fazer pior, na opinião de alguns Godinho ainda foi pior (uma visão exagerada já que GL foi a uma final da Taça, a uma meia-final europeia, deixa um plantel com muito mercado e reforçou a aposta nas modalidades). Veremos o que acontece com Bruno de Carvalho.
- Apesar da crise financeira e dos maus resultados desportivos, nem tudo é negativo para BdC e em parte até terá o trabalho facilitado. Praticamente todo o plantel do Sporting tem mercado (é fácil fazer encaixes), ainda no que diz respeito ao futebol na próxima época a maior parte dos jovens não vão ter de passar por uma fase de adaptação - esse trabalho já foi feito esta época o que facilita e muito o futuro (já que supostamente essa vai ser a base). E ao nível do ecletismo (as modalidades tão consolidadas), acordos (Odivelas/Loures) e internacionalização do nome do clube (China e Índia), apenas terá de dar continuidade à herança que vai receber.
- Prometeu milhões e pareceu sempre ter soluções para tudo, agora terá de passar da teoria à prática. Ao longo do seu mandato certamente será confrontado com as promessas que fez (futebol, ciclismo, investidores, pavilhão).
- Sendo certo que não poderá ser responsabilizado pelos resultados desportivos do Sporting esta época, parece evidente que os leões não podem perder tempo e necessitam desde já preparar a próxima temporada (colocar jogadores, tentar alguns que estão em final de contrato e adquirir outros), nesse sentido é estranho o papel de Inácio. Não só porque era necessário que desde já assumisse essa função, como faz pouco sentido que daqui a duas semanas esteja em Alvalade como treinador do Moreirense.
- Intolerância e hostilidade, foram uma realidade nos últimos 2 anos. Os adeptos leoninos deixaram de ser do Sporting clube de Portugal e passaram a ser do Sporting clube de Bruno de Carvalho (isso foi evidente nas redes sociais). Esperemos que com esta vitória nas eleições volte a sensatez e que alguns larguem mesmo uma certa obsessão.
- José Couceiro. Nunca pareceu ter um perfil para ser presidente, até surpreendeu a % de votos que teve, mas a nota é outra: não foi bonito os vídeos, notícias, e ataques de que foi alvo. O Sporting não tem assim tantos sportinguistas competentes, e JC nesse aspecto é dos mais capazes (não foi por acaso que Bruno de Carvalho o queria na sua lista, e que até Vieira já o chegou a querer no Benfica)...merecia mais respeito.
- União e compreensão. Só um Sporting unido, sem guerrilhas internas e blindado (há demasiados "Barroso's a falar dos leões por tudo e por nada) poderá voltar a ser forte (e não só os adeptos leoninos merecem mais, como o próprio futebol/desporto português precisa de um Sporting forte). Por outro lado, os sportinguistas tem de estar mentalizados que os próximos tempos (pelo menos na teoria) não vão ser fáceis. O fosso para Benfica e Porto é grande, BdC que parece ser uma espécie de "Cristo" não vai marcar golos muito menos fazer milagres (até já assumiu que os leões vão reduziu o orçamento e que dificilmente podem lutar pelo título nos próximos anos), e como tal, é necessário que as contrariedades sejam digeridas de outra maneira. Haver uma revolução sempre que acontece uma série de resultados negativos é o fim do Sporting...nenhum clube sobrevive com eleições ano sim ano não.

Etiquetas: