31 de Março de 2013

Belenenses: Treinador competente, reforços cirúrgicos (de divisões inferiores) e aposta no jogador português resultam na subida à I Liga, com um domínio total

O Clube de Futebol «Os Belenenses» está de regresso à I Liga, após a pior fase da sua história. As três temporadas passadas no segundo escalão do futebol português resultaram no maior período do clube fora do convívio com os grandes, lugar onde o Belenenses merece estar. A temporada não se avizinhava fácil, pois a II Liga, para além de ser um campeonato competitivo por natureza, sofreu um alargamento para 22 equipas, o que só complicava a tarefa de todos os conjuntos. Contudo, a direcção do clube do Restelo trabalhou muito bem na pré-temporada, primeiro, chamando Mitchell Van der Gaag para comandar a equipa a partir do banco, depois, na escolha dos reforços. Matt Jones foi contratado para ser o guarda-redes titular e não desiludiu. O inglês já tinha mostrado serviço no Santa Clara e no União da Madeira, de onde saiu rumo à capital. Na defensiva, Duarte Machado (lateral direito) já tinha ingressado nos azuis em 2010-11, vindo do Fátima, João Meira saltou do rival Atlético para o centro da defesa do Restelo, formando uma dupla de respeito com o cabo-verdiano Kay (proveniente do Operário) e Nelson fez o lugar de defesa esquerdo (contratado ao Santa Clara). No meio campo, Diakité (médio possante, do Mali, e com grande experiência) ofereceu o pulmão à equipa, enquanto Fernando Ferreira (chegou na temporada passada, vindo de Tondela) foi um dos principais destaques da II Liga, se não mesmo, o melhor jogador. Tiago Silva, formado a meias entre Belém e Benfica, foi o 3º elemento mais utilizado do meio campo, emprestando grande qualidade ao mesmo. Arsénio (ex-Ribeirão) e Desmarets (jogador com créditos firmados), ambos com golos decisivos, deram profundidade aos flancos, tal como Fredy, um jogador bastante irreverente, tecnicista, rápido e com futebol de I Liga. Mamadou Diawara e Tiago Caeiro, os dois avançados centro do Belenenses, revelaram-se fundamentais nesta fase final de temporada, com golos bastante importantes (apesar de juntos, terem apenas 15 golos na II Liga). Tudo somado, o clube do Restelo lidera a II Liga com 24 vitórias, 6 empates e apenas 3 derrotas, 78 pontos e consumou a subida de divisão a 9 jornadas do final do campeonato. Para além disso, a equipa de Van der Gaag fez um trabalho interessante na Taça de Portugal, onde disputa um lugar na final com o Vitória de Guimarães. Líder justo da II Liga? Se esta equipa do Belenenses tivesse participado na I Liga 2012-13, em que lugar ficaria? Quais os jogadores em destaque do clube lisboeta?

26 comentários:

  1. Veremos como será a proxima epoca na primeira liga, mas em relaçao a aposta no jogador portugues, acho que é o que todos os clubes deviam fazer, acho que devia haver uma regra de inscriçoes na liga.

    Tem que se apostar é no que é nosso!

    ResponderEliminar
  2. facundo quiroga31/03/2013, 18:50:00

    falta o filipe ferreira, também lateral esquerdo e vindo do atlético como o joão meira! foi alternando com o nelson

    ResponderEliminar
  3. Este Belenenses era equipa para ficar entre os 10 primeiros classificados esta epoca. Fernando Ferreira tem um grande pulmao, vamos ver se o Tiago Silva consegue explodir na 1ª liga. Tambem acredito que o Meira seja um bom central. O ponto fraco desta equipa na minha opiniao sao os laterais, ha que rever esta lacuna. Matt Jones grande GR

    ResponderEliminar
  4. Como simpatizante do Belém acompanhei a sua época e destacaria Tiago Silva que é senior de 1 ano, tem um grande toque de bola e pelo seu tamanho e função no jogo por vezes faz lembrar João Moutinho, Fernando Ferreira também fez uma grande temporada, um jogador que nao se da por ele mas enchia o meio campo e Matt Jones deu muitos muitos pontos e arrisco dizer se ele tem jogado frente ao Guimarães o Belém nunca perdia aquele jogo.. A aposta em jogadores portugueses continuara onde para o ano ja esta confirmado Ruben Fernandes.. O Belém com 6 reforços podia fazer um campeonato seguro na 1 liga onde poderia fazer um campeonato do tipo do Estoril.
    Os reforços poderiam vir dos clubes que descem ou poucos minutos em equipas medianas, dos 6 reforços um DE ( Nuno Lopes-Beira-Mar), 2 DC's ( Ruben Fernandes-Portimonense e João Real-Académica), MC ( Flávio Ferreira
    - Académica), MO ( Miguel Rosa-Benfica ( Admitiu q so jogava no Belém fora do Benfica) ) e um PL ( Abel Camara- Beira-Mar ( regressaria onde foi formado e ao seu clube de coração) )

    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio Franco31/03/2013, 22:51:00

      Muito bom comentário Sr Tiago. O Miguel Rosa de regresso a Belém era extraordinário. É um excelente jogador.

      Eliminar
    2. Este ano rejeitou empréstimo ao Vit Setúbal pois afirmou q so jogaria no Belenenses mesmo q fosse na 2 liga.

      Tiago

      Eliminar
  5. Os meus sinceros parabéns a esta equipa do Belém. Fico muito contente pois é este o lugar deste clube. Sem desrespeito para a 2ª liga mas parece-me óbvio que uma instituição como o Belém merece muito mais que a 2ª divisão. A direcção fez um trabalho excelente, contratou jogadores de divisões inferiores mas que se revelaram excelentes apostas e juntou a essas a contratação de Desmarets que é um jogador de carreira feita mas com muita qualidade para dar. Espero agora que esta estadia entre os grandes se prolongue por muito e bons anos.

    ResponderEliminar
  6. Parabens ao belem destaco tiago silva penso que sera um caso serio se mantiver a evoluçao nao esquecer senior de primeiro ano belem volta a estar onde merece e desde que nao volte a contratar brasileiros em pacotes de compre 3 leve 5 e mantiver a aposta nacional e em estrangeiros mas que facam realmente a diferença. nao se deixar corromper por empresarios na 1 liga é mais apetecivel colocar jogadores e quando os vender que seja por valores consoante a sua qualidade nao fazer trocas absurdas dou ex de varios paulo madeira mauro aires andre almeida lima rolando ruben amorim entre outros... nao sou belem mas sou quase força..ehehehe

    ResponderEliminar
  7. Stanislas Wawrinka31/03/2013, 20:13:00

    O descalabro do Belém começou quando o casemiro mior (pior) trouxe dezenas de brasileiros sem qualidade sequer para a segunda divisão... Alguém deve ter enchido os bolsos, mas este ano foi direrente! As contratações cirúrgicas e de baixo custo, aliadas a um bom treinador (gostava de o ter tido como treinador do Sporting B), resultaram numa limpeza total da segunda liga. Fico feliz pelo Belenenses e sobretudo por ter cada vez mais equipas na zona centro/Sul, contrariamente à tendência que vem acontecendo desde que PdC chegou à presidência do FCP. Parabéns Belém!

    ResponderEliminar
  8. Grande percurso coroado com a antecipada subida à divisão onde merece estar!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Acredito que o Belenenses é modelo a ser seguido pelas equipas medias pequenas portuguesas , na mesma linha de equipas como estoril e paços de ferreira o Belenenses apostou em jogadores nacionais e das divisoes inferiores ( onde o talento abunda) tal como o VM está sempre a salientar o jogador estrangeiro ( salvo os de o SLB e FCP) na minha opinião raramente tem qualidade superior ao jogador portugês e os custos tornam-se superiores.

    ResponderEliminar
  10. Equipa muito forte mesmo!O Fernando Ferreira e o Diakité são na minha opinião os melhores e o Tiago Silva tem um potencial enorme.
    Acho que com alguns reforços podemos ficar no top 10 na próxima época. A posição mais fraca, na minha opinião, é a de DE e de extremo esquerdo pois o Arsénio não tem pedalada para a 1ª e o Desmarets não aguenta um jogo todo. Para extremo o Miguel Rosa seria a melhor opção.

    Força Belém e coragem para Guimarães!

    ResponderEliminar
  11. O Belenenses está de Parabéns , além do sucesso desportivo a forma como o conseguiu é de louvar.
    A aposta no jogador português além de ter sido bem feita pelo treinador , foi corajosa pois apostar em jogadores de divisões inferiores em Portugal não é algo natural.
    Este trabalho tem de ser visto como modelo para as equipas pequenas e médias (vêr exemplos de Estoril e Paços de Ferreira) a aposta no jogador nacional tem de ser proritária visto o jogador nacional por norma ter qualidade superior aos estrangeiros que chegam às nossa equipas pequenas.

    ResponderEliminar
  12. Um óptimo treinador, aliado a bons jogadores dá nisto, ou seja, uma boa equipa coesa, que fez um óptimo campeonato! Peço que os clubes olhem para este exemplo e façam o mesmo! Por exemplo o meu Sporting aposte na formação e a contratar estrangeiros que o faça de forma bem cuidada!
    Força Belenenses

    ResponderEliminar
  13. Parabéns, Belenenses!

    Ricardo

    ResponderEliminar
  14. Parabéns ao Belenenses pela excelente campanha na 2ª Liga, sendo que este ano a tarefa se adivinhava como dificil devido ao aumento do numero de equipas participantes com o regresso das equipas B.

    O Van der Gaag foi uma excelente aposta, ja que tinha dado boas indicaçoes no Maritimo e formou uma bela equipa, cheia de portugueses e de jogadores com experiencia no futebol portugues e outros vindos de divisoes secundarias, onde ha imenso talento, pelo menos para este nivel de clubes.

    Penso que a equipa foi bem estruturada, tendo um bom 11 e boas alternativas (Felipe Ferreira, Diawara, Arsenio ou Rambe). Os destaques sao essencialmente o Tiago Silva, a revelaçao da epoca, o guarda-redes Matt Jones, os centrais (certinhos, fortes no jogo aereo), os medios Diakite (sempre gostei deste jogador) e Fernando Ferreira, o melhor jogador da competiçao.

    Na proxima epoca deverao manter o bloco e tentar fortalecer o plantel, a imagem do que o Estoril fez esta epoca. Parece-me que as maiores lacunas sao os laterais, um extremo e um ponta de lança que alem de ser combativo marque golos (como diz o VM, Diawara e Tiago Caeiro estiveram bem mas juntos tem apenas 15 golos).

    Posto isto gostava de um plantel parecido com este:

    GR: Matt Jones, Rafael Veloso, Felipe Mendes
    DD: Andre Nogueira (Anadia), Duarte Machado
    DC: Kay, Joao Meira, Joao Afonso, Tiago Ferreira (Emp FC Porto)
    DE: Filipe Ferreira, Luis Martins (Emp Benfica)
    MDF: Diakite, Ericson (Tondela)
    MC: Fernando Ferreira, Andre Sousa (Beira-Mar), Ruizinho, Renato Neto (Emp Sporting)
    ED: Fredy, Pedro Pereira (Aves)
    EE: Desmarets, Diogo Viana (Penafiel)
    MO: Tiago Silva, Miguel Rosa (Emp Benfica)
    PL: Tiago Caeiro, Diawara, Rambe, Luis Barry (Oliveirense)

    Saidas: Si Salem, Arsenio, Andre Teixeira (emprestimo), Fabio Sturgeon (emprestimo), Daniel Martins (emprestimo), Nelson, Ricardo Alves, emprestimo)

    Reforços: Andre Nogueira (Anadia), Tiago Ferreira (Emp FC Porto), Luis Martins (Emp Benfica), Ericson (Tondela), Andre Sousa (Beira-Mar), Renato Neto (Emp Sporting), Pedro Pereira (Aves), Diogo Viana (Penafiel), Miguel Rosa (Emp Benfica), Luis Barry (Oliveirense)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o Luis Martins saiu a titulo definitivo do SLB.

      Luis F.

      Eliminar
  15. Do Belenenses ao Dortmund está contido Portugal e o seu futuro futebolístico.
    Cada um á sua maneira, com mistica, cultura, boa gestão, boa liderança e contratações cirurgicas faz-se um futuro.
    Em todos os desportos e em muitas empresas faz-se precisamente o contrário, especialmente em Portugal.
    Como mestre em Gestão fico com a ideia que não sei nada de Gestão quando vejo estes exemplos. Não há consultoria milionária, nem sistemas, estratégias e processos xptos, existe apenas inteligência, pragmatismo e paixão.
    Gestão é isto. Seja no Desporto, seja nas Empresas.

    Parabéns ao Belenenses.

    Ass. João Amado

    ResponderEliminar
  16. Felizmente o Belenenses está de volta a onde deve estar.

    Má gestão financeira (ainda tiveram de aturar aquele cromo do PP) continuada levou a uma situação em que o futebol profissional do clube esteve na corda bamba. Fizeram esta aposta (arriscada) em jogadores de escalões inferioes, deixaram-se de veteranos "experientes" e resmas de brasileiros, e acabaram por ter sucesso. Espero que continuem esta caminhada.

    No entanto, falta algo mais difícil, o de renovarem a sua massa adepta, envelhecida, bem como de abarcarem apoios financeiros numa cidade dominada por dois clubes grandes.

    ResponderEliminar
  17. Á que tempos que estava á espera deste post.
    Parabéns Belém.
    PS:Agora só falta o Boavista para os 5 grandes de Portugal estarem outra vez juntos.

    ResponderEliminar
  18. Parabéns ao Belenenses!!! Penso que fez um Campeonato extraordinário. Só assim se garante a subida a 9 jornadas do fim. Se jogasse na I Divisão poderiam ficar algures entre o 8º e o 11º lugar.
    Espero que para o ano se mantenha o rigor e o núcleo da equipa, treinador incluído. Se assim for o Belenenses poderá fazer um Campeonato tranquilo e ficar a meio da tabela.

    ResponderEliminar
  19. Só referir um nome que nesta fase final está a ser até mais importante em termos de liderança da defensiva até do que o Meira, o João Afonso... veio da 2ª divisão

    ResponderEliminar
  20. Parabéns ao Belém.

    Gostava só de realçar aqui o fabuloso trabalho do director desportivo Luís Cassiano Neves, visto que foi ele que montou este plantel. Não vi o seu nome associado a esta belíssima temporada em nenhum órgão da comunicação social, nem tão pouco aqui no VM.

    Que voltem fortes à divisão principal em 2013/14.

    ResponderEliminar
  21. Saúdo o regresso do Belenenses à 1º Liga.
    Agora só falta o Boavista para termos os 5 grandes a jogar na 1º Liga.
    Para mim quem nunca ganhou um único campeonato nunca poderá ser considerado um grande.

    Sporting, Porto, Benfica, Belenenses e Boavista - os grandes do futebol português

    ResponderEliminar
  22. Olá,o meu nome é Luis Freitas Lobo e é claro que esta formação de Belém joga num 4-4-2 defensivo com as duas lihas defensivas bastante coesas e o ataque desacompanhado, sem apoios frontais dos médios mais próximos,portanto jogando em diagonais para os extremos rápidos.
    O seu guarda-guedes esta época(2012/2013)atingiu o seu pico,fazendo defesas exuberantes e cruciais para o momento atual da sua equipa por isso vai ser importante ver como se comporta na próxima época.
    A defesa é algo limitada nos laterais por isso e que já exste contato entre o sporting e o Belém para conceder os empréstimos de algumas nossas promessas.
    O meio-campo é muito defensivo como já referi e pode ver nos jogos que acompanhei na sportTV mas com um jogador interessante que tem parecenças fisicas com o nº8 do Porto João Moutinho.
    O ataque é fantástico e emocionate.
    Abraços e Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Agora é preparar a nova época, para mim a equipa para o ano era:

    Matt jones/ felipe mendes / rafael veloso
    Duarte machado / andré Teixeira / kay / joao meira / joao afonso / diego angelo ( que já jogou na naval) / daniel martins / e luisinho(benfica)
    Fernando ferreira / , filipe ferreira/ , Miguel rosa(benfica b) / si salem/ , tiago silva/ diakité, e gabriel gomez(ex belem)
    desmarets , fredy / bébé( empréstimo do man uted) ou marinho( academica)/ rambé diawara e edinho

    Emprestávamos o ricardo alves o Ruizinho o paulo roberto e o arsenio..

    E montava a equipa da seguinte maneira:

    Matt jones
    Duarte machado kay diego angelo luisinho
    Fernando ferreira gabriel gomez diakité
    tiago silva edinho fredy

    depois tínhamos joao meira / Miguel rosa / bébé ou marinho/ si salem/ diawara e rambé prontos pa entrar a qualquer momento na equipa.

    Acho que tinhamos equipa suficiente para fazer uma época tranquila.FORÇA BELÉM !

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS

 
Site Meter