Belenenses de regresso à I Liga; Marítimo e Olhanense com vitórias importantes; Manchester United cada vez mais perto do título; Bayern Munique aplica impressionantes 9-2 ao Hamburgo (poker de Pizarro); Juventus ganha no terreno do Inter; Barcelona (2-2 em Vigo) e Real (1-1 em Saragoça) travados; Portugal apurado para o Euro 2014 em Futsal; Bruno de Carvalho ataca arbitragem do Sporting B-Benfica B ("Houve aqui um bando de pássaros a sobrevoar o jogo todo e temos de os afastar. O futebol é para os jogadores e não para um bando de pássaros")

II Liga - O Belenenses carimbou a subida de divisão, mesmo tendo perdido na deslocação a Penafiel (0-2). Os azuis do Restelo beneficiaram da derrota do Santa Clara frente ao Atlético (0-1), para segurar um dos lugares de subida, quando ainda faltam 9 jornadas. O Arouca também está bem encaminhado, apesar de um tropeção momentâneo na recepção ao Freamunde (os arouquenses estiveram a perder por 2-0, mas deram a volta na 2ª parte - 3-2). Leixões (1-0 ao U. Madeira) e Desp. Aves (2-0 ao Sp. Braga B) ainda sonham com a promoção, enquanto Santa Clara, Oliveirense (0-0 frente ao Trofense), Penafiel, Portimonense (4-0 ao Tondela) e Tondela estão um pouco mais longe (mais com hipóteses matemáticas). No derby entre Sporting e Benfica (equipas B), os encarnados levaram a melhor (3-1), numa partida marcada pelas expulsões de Arias (32´) e King (35´). Ponde (17´) ainda colocou os leões em vantagem, que seria anulada por Miguel Rosa (31´), Diogo Rosado (45´) e Kardec (71´). O Marítimo B derrotou o FC Porto B (1-0) e afastou-se dos lugares perigosos, Vit. Guimarães B e Naval empataram 2-2 e o Sp. Covilhã-Feirense terminou 0-0.

Liga ZON-Sagres - O Paços de Ferreira subiu provisoriamente ao 3º lugar, depois de bater o Gil Vicente por 3-2. Manuel José bisou (15´g.p. e 56´), enquanto Vítor marcou aos 35 minutos. Hugo Vieira ainda fez o momentâneo 1-1 (24´), mas foi expulso aos 28 minutos, e Yero reduziu aos 82 minutos. O Marítimo subiu ao 5º lugar, depois de vencer em Setúbal por 4-2. Os insulares chegaram ao 4-0 (Artur 7´, Heldon 26´, Suk 37´e Sami 58´), com Zé Pedro a bisar perto do final (80´e 84´). O Olhanense, com salários em atraso, regressou às vitórias, frente a um rival directo. Lucas marcou o único golo da partida frente ao Beira-Mar, aos 81 minutos. O Moreirense empatou 1-1 na recepção ao Estoril, num resultado curto para os minhotos. Ghilas inaugurou o marcador aos 8 minutos, mas Tony Taylor igualou para os canarinhos mesmo em cima do apito final.

Bruno de Carvalho - O presidente do Sporting não teve uma estreia feliz ao comando dos leões, pois a sua equipa B foi derrotada frente ao Benfica B. Contudo, as expulsões de Arias e King ainda no 1º tempo, obrigaram Bruno de Carvalho a ir à sala de imprensa. O novo presidente leonino mostrou-se algo irónico ao abordar a arbitragem da partida desta tarde: "Não era o resultado que pretendia. Gostava de sair com uma vitória do meu primeiro jogo oficial enquanto presidente do Sporting mas não sou apologista das vitórias morais (...) As coisas não acontecem por acaso e há quem não perceba nada de futebol. Transformaram-se em elementos inúteis e isso é mau para o espetáculo, para os jogadores e o desporto assim não avança (...) Houve aqui um bando de pássaros a sobrevoar o jogo todo e temos de os afastar. O futebol é para os jogadores e não para um bando de pássaros, temos muito trabalho para fazer e também temos de resolver os problemas dos pássaros. Eu não comento arbitragens, mas sim pássaros".

Premier League - O Manchester United ficou mais perto de conquistar o título, depois da vitória por 1-0 no terreno do Sunderland. Faltam apenas 10 pontos para os red devils, com 8 jornadas ainda pela frente. O City goleou o Newcastle por 4-0 e reforçou o 2º lugar, enquanto o adversário do Benfica está apenas 3 pontos acima da linha de água. O Tottenham recuperou o 3º lugar (ainda com 1 jogo a mais), depois de vencer no terreno do Swansea (2-1), aproveitando mais uma surpreendente derrota do Chelsea (1-2 em Southampton). Arsenal (4-1 ao Reading) e Everton (1-0 ao Stoke City) continuam na luta pela Liga dos Campeões.

Bundesliga - O Bayern Munique aplicou uma goleada histórica ao Hamburgo e está a apenas 1 ponto de se sagrar campeão alemão. Os bávaros ganharam por 9-2 (!), com Pizarro a fazer um poker (o peruano marcou pela 19ª vez ao Hamburgo). O Borussia Dortmund (2-1 ao Estugarda) e o Bayer Leverkusen (4-1 ao Fortuna Dusseldorf) continuam na luta pelo 2º lugar, enquanto o Schalke 04 derrotou o Hoffenheim por 3-0 e subiu ao 4º lugar (à condição).

Serie A - Nada de novo no topo da Liga Italiana, com as vitórias de Juventus (2-1 no terreno do Inter), Nápoles (5-3 em Torino) e AC Milan (1-0 ao Chievo). A Lazio (2-1 ao Catania) aproximou-se da Fiorentina (derrota por 2-1 em Cagliari), enquanto o Palermo saiu do último lugar (2-0 à AS Roma).

La Liga - Lionel Messi completou 19 jornadas consecutivas a marcar na Liga Espanhola, apesar do seu Barcelona ter empatado no terreno do Celta de Vigo (2-2). Em Saragoça, também houve Cristiano Ronaldo, mas o Real não fez melhor que um 1-1 (Saragoça e Celta continuam aflitos). O Málaga derrotou o Rayo Vallecano por 3-1, enquanto o Levante venceu o Sevilha por 1-0.

Futsal - Portugal apurou-se para o Euro 2014 da modalidade, ao vencer o seu grupo de qualificação. Depois das vitórias tranquilas sobre a Grécia (6-1) e Polónia (5-2), a partida frente à Sérvia afigurava-se como decisiva. Portugal não falhou e venceu por 2-1, com golos de João Matos e Ricardinho. Bélgica (país organizador), Espanha, Itália, Azerbaijão, Rússia, Rep. Checa e Eslovénia também já estão apurados.

Etiquetas: , , , , , , ,