28 de Março de 2013

Sempre se disse que o penalti era um golo cantado, bastava escolher o lado e rematar porque o guarda-redes não teria hipótese (a vantagem está sempre do lado de quem bate). Actualmente não é bem assim. A pressão sobre os grandes jogadores aumentou e os guarda-redes desenvolveram algumas técnicas para melhorar as hipóteses de defesa (estudar o historial de um jogador a marcar penaltis, o lado para que remata mais vezes, por exemplo), pelo que a arte de marcar penaltis já não é para todos. Um especialista à séria parece ser Balotelli: desde que começou a carreira, foi 20 vezes para a marca dos 11 metros e concretizou as 20 vezes! Marcou 6 golos no Inter, 9 no City, 3 no Milan e 2 pela selecção italiana, um registo perfeito.

Podemos tentar explicar esta eficácia de Balotelli. Acima de tudo, é um jogador que varia bastante a forma como marca. Já o vimos marcar aos ângulos inferiores, superiores ou para o meio. Não dá para o "estudar". Depois, demonstra sempre uma enorme confiança (até demais) e tranquilidade (parte devagarinho para a bola, para ver para que lado cai o guarda-redes), o que é bastante importante. Ir com receio de marcar o penalty é o primeiro passo para o falhar. Marcar 20 penaltys em 20 tentativas não é fácil. Provavelmente não terá 100% de eficácia até ao final da carreira, mas "Super Mario" dá garantias quando vai para a marca de penalty. Nesta altura não existem grandes especialistas nesta arte. Ronaldo marca muitos mas também falha uns quantos, o mesmo acontece com Ibra e Van Persie (isto falando de jogadores mediáticos, porque a responsabilidade é maior). Em Portugal, Jackson e Cardozo também falham muitos penaltys, tal como Wolfswinkel.

Como se explica esta eficácia de Balotelli? É uma questão de técnica ou uma questão mental (quantas vezes não vimos as grandes estrelas vacilarem nos momentos mais importantes)? Quem são os maiores especialistas da história a marcar penaltys? E da actualidade? 

PS - Como foi referido, e bem, por um nosso leitor, Matthew Le Tissier, a lenda do Southampton, marcou 48 golos em 49 tentativas da marca dos 11 metros.

67 comentários:

  1. O Balotelli faz uma mini paradinha antes de remater que parte por completo o guarda redes e deixa-lhe sem reacção. Assim vê para que lado vai o guarda redes e é so encostar. De facto, o Balotelli é um grande especialista nos penaltis.

    ResponderEliminar
  2. Se não estou em erro acho que o Pedro Barbosa, o grande poeta do futebol, nunca falhou um penalty na carreira... Já agora aproveito o post para lembrar a grande saudade que tenho de ver este virtuoso jogador, cujas opiniões dos adeptos leoninos eram altamente controversas... Há até quem considerasse que podia ter sido um dos melhores portugueses de sempre... Para quando um post sobre ele?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande jogador, não foi dos melhores jogadores de sempre, porque (isto é uma opinião pessoal que quem apenas via de fora), descurou sempre a sua forma fisica, pois caso trabalhasse como o Ronaldo o faz, penso que puderia ter apresentado outro futebol...
      Nos anos de ultimo ano de contrato, ele esforçavasse por merecer a renovação e eram sempres anos fenomenais...

      Eliminar
    2. Sim, o Pedro Barbosa nunca falhou nenhum penalty, mas segundo ele só marcou "10 ou 11"

      Richardson Simons

      Eliminar
  3. Pontapé forte (o suficiente) e colocado não dá hipótese.
    O grande Beto Acosta fazia pontaria à rede lateral, e mesmo sem simulação, o GR nunca lá chegava. Já o Douglas batia para a rede superior, embora este tipo de pontapé seja mais falível.
    É uma questão de técnica, apenas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Acredito que seja uma questão de técnica... eh uma questão de confiança e conpostura... ;)

      Eliminar
    2. Eu tenho confiança e compostura e costumo falhar todos.
      O raio da bola nunca vai para onde quero :)

      Eliminar
    3. Esquecem-se do mais importante. Da treino que é necessário ;)

      Eliminar
  4. Desconhecia totalmente esta marca de Ballotelli, mas é realmente uma excelente marca! Vamos ver se começar a ter de assumir essa responsabilidade constantemente não acaba por "sucumbir" à pressão (é diferente marcar um penalty de vez em quando como fazia no City e ter de marcar sempre num clube onde seja titular)!

    Outro jogador qe sempre foi bom a marcar penaltys, pelo menos na minha opinião (apesar de falhar alguns) e que agora parece mesmo perfeito nesse aspecto é o Cardozo, antes era sempre em força, a maioria marcava mas algumas vezes acabava por sair disparate, agora nem força precisa de meter na bola, parece que consegue sempre enganar o guarda redes e colocar a bola com tranquilidade.

    ResponderEliminar
  5. Para mim, Simão foi um dos melhores portugueses que vi a marcar penaltys. Raramente falhava

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O penalty se for às malhas laterais interiores, é indefensável (desde que marcado com o mínimo de força, obviamente). Se não se consegue fazer sempre isso, há outras maneiras, como por exemplo mandar para o meio ou esperar que o GR caia para um dos lados.

      Já agora, o CR7 já falhou uns quantos (creio que 7 ou 8 em toda a carreira nos jogos oficais), mas também já teve uma série no Madrid de mais de 20 seguidos.

      Eliminar
    2. Tinha pensado exactamente no Simão, que também não dava hipóteses na marca dos 11 metros. Já agora ele para mim é um dos melhores jogadores portugueses de sempre e um daqueles que merecia chegar aos 100 jogos pela selecção (só não chegou porque renunciou) além de ser o melhor jogador do Benfica na primeira década do séc XXI e sempre com uma postura e um discurso fantástico.

      Eliminar
    3. O Simão abdicou muito também porque não estava para ser suplente do CR e do nani. Curioso é que, provavelmente, hoje daria jeito a jogar a 10...

      Eliminar
    4. Sou benfiquista doente, e o simão foi o melhor jogador deste século que passou pelo Benfica, mas por favor, simão na selecção em 2013?
      Muito, muito complicado.

      Eliminar
    5. Se calhar é melhor o Postiga,o Hugo Almeida,o Varela,o Carlos Martins,o Paulo Machado...

      Eliminar
    6. Concordo, Simão era garantia de golo, sempre que havia penalti eu nunca ficava nervoso pq era o simao, entao ja tava a festejar antes de ele marcar, com o Cardozo fico a espera..

      João Pimenta

      Eliminar
    7. Simão, sempre com postura e discurso fantástico? Não deves estar lembrado do que aconteceu em 2001...

      Zé Maria

      Eliminar
  6. O Cardozo cada vez marca melhor penaltys. Pelo menos agora nos momentos importantes, que esta época já teve alguns, não falha.
    Agora o Balotelli é mesmo incrível, é golo certo

    ResponderEliminar
  7. Eu nunca fui jogador de futebol no entanto dou uns "chutos" na bola e não me parece que seja muito complicado marcar um penalty mas isto sou eu que não percebo nada de pressões de público e resultado. A meu ver um penalty marcado a meia altura (1m a 1,5m do chão) não é muito provável ser defendido a não ser que vá ao meio da baliza e o guarda-redes não se lance.

    Já nem quero falar em remates às malhas laterais, malha superior ou ao ângulo da baliza porque esses não darão hipótese de defesa salvo em raras excepções. Eu pelo menos não percebo como um jogador de futebol que ganha o que todos sabemos, remata a bola com pouca força e desviada 2m do meio da baliza, em que se o guarda-redes se lança para o lado contrário é "um grande" golo mas caso acerte no lado é defesa na certa. Isto não me cabe na cabeça mas deve haver algum motivo porque é o que fazem a maioria dos jogadores, remates fracos, não colocados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcar um penalti parece fácil quando já se está a vener confortavelmente mas quando o resultado está complicado parece que a baliza fica do tamanho de uma baliza de futsal. Não é tão fácil como parece.

      Eliminar
  8. especialistas eram Mendieta e Juninho pernanbucano !

    ResponderEliminar
  9. O super mário com aquela mini paradinha não dá hipóteses 20 em 20 é abismal! Outro jogador exímio na marcação de grandes penalidades é o matias fernandez acho que antes de ir para o sporting não tinha falhado nenhum e no sporting acho que falhou só um ou dois!

    ResponderEliminar
  10. Simão é uma figura do futebol que detesto, mas como marcador de penaltys era uma craque dos melhores que já vi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Não me lembro de o ter visto falhar um penalti. Aquela paradinha era mortífera.

      Eliminar
    2. Sem dúvida. Não me lembro de ter visto o Simão Sabrosa falhar um penalti.

      Eliminar
    3. Se nao estou em erro o Simao so falhou um, num jogo contra a Academica, atirou ao poste!!

      Eliminar
    4. Também falhou contra o Nacional frente ao Hilário para a taça de Portugal.

      Eliminar
  11. A paradinha do Super Mário não dá ipóteses nos penáltis.

    ResponderEliminar
  12. Todos conhecemos a personalidade do Balotelli, e as coisas parvas que ele faz constantemente. O rapaz não deve ter qualquer sentido de responsabilidade, logo será menos susceptível de acusar pressão.
    Quando ele vai marcar um penalti, só pensa que tem de meter a bola lá dentro... nao lhe ocorre que tem a equipa a depender dele, e nao pensa no que vai acontecer se falhar porque é uma coisa que não o preocupa minimamente.
    Quem não acusa pressão e nervosismo, tem sempre melhores possibilidades de ter sucesso.
    Depois há também a parte em que é preciso ser bom tecnicamente. E ele é!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epah when te ouve falar ate parece que estas na cabeca do homem ou que Sao grandes amigos e te diz o que pensa quando marca um penalti ou n lol...

      Eliminar
  13. excelente post a frieza na hora de marcar penaltys é meio golo e nisso o super mario é muito bom...

    agora mais a brincar, para mim o rei dos penaltys era Martin Palermo que consegui a proeza de falhar 3 penaltys em 2 jogos (copa america 89 e pelo boca) um feito quase impossivel de repetir nem mesmo pelo RVW

    ResponderEliminar
  14. Há algum site com este género de estatísticas acumuladas? Não necessariamente só para os penalties.

    É que eu pelo menos desconheço e às vezes fico espantado como é possível na NBA eles terem bases de dados tão gigantes que permitam referir que "Jogador X foi o primeiro jogador nos últimos 17 anos a fazer 3 triplos, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento sem turnovers durante um 2º período de um jogo fora de casa" e no Futebol não se consiga ter um ranking objectivo de jogadores com maior percentagem de concretização de penalties!

    Cumprimentos e continuação deste óptimo Trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomei a liberdade de investigar e aqui vai esta estatística relativa a Setembro de 2012 (era esta a ordem apesar da falta de números para alguns jogadores):

      1 - Matt Le Tissier - 48 penaltis marcados, 98& eficácia
      2 - Frank Lampard - 52 penaltis marcados, 93& eficácia
      3 - Alan Shearer
      4 - Alessandro Del Piero - 14 penaltis marcados, 94& eficácia
      5 - Graham Alexander - Mais de 70 penaltis marcados
      6 - Steven Gerrard - 24 penaltis marcados, 92& eficácia
      7 - Gary McAllister
      8 - Zinedine Zidane
      9 - Eric Cantona
      10 - Cristiano Ronaldo - 45 penaltis marcados, 94& eficácia
      11 - Leighton Baines - 10 penaltis marcados, 100& eficácia
      12 - Michael Ballack - 29 penaltis marcados, ---& eficácia
      13 - Robin Van Persie - 18 penaltis marcados, 77& eficácia
      14 - Mario Balotelli - 8 penaltis marcados, 100& eficácia
      15 - Gareth Barry - 17 penaltis marcados, 93% eficácia

      Eliminar
  15. Mathew Le Tissier Lenda do Southampton em 48 penalties apenas falhou 1 !

    ResponderEliminar
  16. Balotelli não porque não "treme". Jogadores mais fortes psicologicamente e que não cedam à pressão aquando da marcação do penalti têm grande vantagens sobre os demais. No entanto, não podemos esquecer a execução técnica que é tão importante quanto a "força" mental.

    Diogo

    ResponderEliminar
  17. Um jogador que batia os penalties de forma exímia era o Paulo Torres, lateral esquerdo campeão do Mundo sub-20 em Lisboa.

    Sempre para o mesmo sítio, canto inferior direito (visto por quem marca)... mas quando o guarda-redes se mexia já a bola tinha batido na rede.

    Creio que nunca falhou um penalty!

    ResponderEliminar
  18. Simão e Mendieta são os melhores que me lembro. Cardozo cada vez está melhor mas como é óbvio não chega a este nível. Balotelli é muito bom

    ResponderEliminar
  19. A paradinha que fez contra o Patrício no jogo em Inglaterra para a Liga Europa da época anterior mostra muito do que é o Balotelli. Partiu-o completamente.

    ResponderEliminar
  20. Valdo sempre com classe...guarda redes para um lado e a bola enviada, sem pressa e com destino tracaçado, para o lado contrario!!
    Signori...marcava sempre com o pé direito colocado ao lado da bola e disparava de esquerdo sem balanço...excelente técnica de muito dificil execuçao.
    Sinisa Mhiajlovic...Bomba de pé esquerdo!!
    Simao Sabrosa...muito frio, boa colacacao e firmeza no remate!

    Luis Borges

    ResponderEliminar
  21. O Ronaldo falha uns quantos? Estou para perceber onde, deve ser nos treinos.

    Ass: José Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens fraca memória. Já falhou 7 ou 8.

      Eliminar
    2. Falhou na final da champions num man united-chelsea, e falhou contra o bayern pelo real, estes sao os que me lembro, deve ter falhado mais alguns pelo caminho

      Eliminar
  22. Para mim os melhores marcadores que vi até hoje foram Mendieta, Zidane e Simão.

    Ass: José Gonçalves

    ResponderEliminar
  23. Assim rapidamente vem-me logo à cabeça o Simão. Alguém sabe qual a sua estatística?

    ResponderEliminar
  24. O Balotelli nunca marcou penaltis à panenka e desses 20 penaltis 17 foram remates rasteiros, logo ele não varia na forma, mas sim no lado para onde bate. Cumps. Ernesto Gonçalves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão em relação ao penalty à Panenka. Quanto aos remates rasteiros, sinceramente não faço a mínima ideia de quantos terão sido, apesar de ser claro que o Balotelli costuma marcar rasteiro ou a meia altura (contra o Cagliari já no Milan, por exemplo).

      Cumps

      Eliminar
  25. Em Portugal nos últimos 20 anos lembro me de 3 nomes que raramente falhavam um penalty:

    Simão Sabrosa, Erwin Sanchez e o verdadeiro Super Mário, o Mário Jardel.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  26. Michel Platini.. sim esse mesmo... lembro-me de o ver falhar um contra o Brasil no Mundial de 86.. de resto, o gajo era exímio e glacial a marcar... Visão de Mercado, confirma ?

    ResponderEliminar
  27. O melhor que eu já vi foi o Mendieta. Alguém aqui consegue arranjar-me provas de um penalty falhado por este senhor?Não me lembro mesmo.

    Outros muito fortes: Del Piero, Van Hooijdonk e Hierro.

    Abraços
    Tomás P

    ResponderEliminar
  28. O Van Nistelrooy no Manchester tb raramente perdoava

    ResponderEliminar
  29. O Villa também tem uma % muito alta, 95% com mais de 45 penalties.

    ResponderEliminar
  30. Le Tissier era uma grande jogador e a estatística dele é impressionante. Simão também era imparável. Lembro-me do penalty marcado na última jornada em 2005 no Bessa. Não tremia e não falhava. DE resto, Van the Man e Del Piero também eram muito bons.
    Dos meus tempos de menino, lembro-me de Nené e Jordão. Falhavam um ou outro, mas converteram tantos, tantos....

    ResponderEliminar
  31. Se não me engano, Pedro Barbosa nunca falhou um penalti na carreira!

    ResponderEliminar
  32. Não tinha a noção que ainda não tinha falhado nenhum, mas na altura do ultimo europeu ja tinha comentado que ele tinha grande calma e frieza a marcar penaltis.
    Na minha humilte opinião, ele só não falha porque está-se completamente a cagar se falhar... hahahaha :)

    ResponderEliminar
  33. A loucura do Balotelli e o seu pouco sentido de responsabilidade sao motivos que justificam este sangue frio do italiano na hora de bater um penalty. 20 tentativas, 20 golos. Notavel.

    Dos que eu vi marcar ate hoje, penso que Simão Sabrosa, Frank Lampard e Mendieta foram os melhores.

    ResponderEliminar
  34. Ronaldo, ate 2009, marcava sempre para o mesmo lado, esquerda do guarda redes, um pouco acima do meio de altura e tambem nao falhou nenhum ate entao.

    Lembro.me de quando veio para o sporting o wolsfin tambem nao tinha falhado nenhum , ate era o jogador com mais eficacia na marcação de penalties.

    ResponderEliminar
  35. De todo o modo um penalti se for bem marcado é sempre indefensável. Basta atirar a um dos angulos superiores com colocação que nenhum guarda redes la vai

    ResponderEliminar
  36. Parece fácil para os que estão a ver. Mas deve ser das coisas mais difíceis no futebol. Talvez não pela dificuldade em sí mas sim pela pressão a que o jogador esta submetido. Mas sim, este balotelli é de outro mundo. Para mim um dos melhores jogadores do mundo.

    ResponderEliminar
  37. Ele nao falha por ser melhor a marcar penalties que os outros que falham, ele marca porque nao tem medo de falhar, como os outros

    ResponderEliminar
  38. Ouvi hoje num programa que o Rickie Lambert do Southampton está numa série de 31 penaltys consecutivos concretizados.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  39. Ouvi hoje num programa de rádio inglês que o Rickie Lambert do Southampton está numa série incrível de 31 penaltys consecutivos concretizados.

    Fui pesquisar e de facto, na página de wikipedia do Lambert, faz referência a esse feito. Também dizem que o record do clube pertence ao Le Tissier.

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS