Balotelli e a eficácia nos penaltis: 20 golos em 20 tentativas! Afinal há ou não especialistas dos 11 metros?

Sempre se disse que o penalti era um golo cantado, bastava escolher o lado e rematar porque o guarda-redes não teria hipótese (a vantagem está sempre do lado de quem bate). Actualmente não é bem assim. A pressão sobre os grandes jogadores aumentou e os guarda-redes desenvolveram algumas técnicas para melhorar as hipóteses de defesa (estudar o historial de um jogador a marcar penaltis, o lado para que remata mais vezes, por exemplo), pelo que a arte de marcar penaltis já não é para todos. Um especialista à séria parece ser Balotelli: desde que começou a carreira, foi 20 vezes para a marca dos 11 metros e concretizou as 20 vezes! Marcou 6 golos no Inter, 9 no City, 3 no Milan e 2 pela selecção italiana, um registo perfeito.

Podemos tentar explicar esta eficácia de Balotelli. Acima de tudo, é um jogador que varia bastante a forma como marca. Já o vimos marcar aos ângulos inferiores, superiores ou para o meio. Não dá para o "estudar". Depois, demonstra sempre uma enorme confiança (até demais) e tranquilidade (parte devagarinho para a bola, para ver para que lado cai o guarda-redes), o que é bastante importante. Ir com receio de marcar o penalty é o primeiro passo para o falhar. Marcar 20 penaltys em 20 tentativas não é fácil. Provavelmente não terá 100% de eficácia até ao final da carreira, mas "Super Mario" dá garantias quando vai para a marca de penalty. Nesta altura não existem grandes especialistas nesta arte. Ronaldo marca muitos mas também falha uns quantos, o mesmo acontece com Ibra e Van Persie (isto falando de jogadores mediáticos, porque a responsabilidade é maior). Em Portugal, Jackson e Cardozo também falham muitos penaltys, tal como Wolfswinkel.

Como se explica esta eficácia de Balotelli? É uma questão de técnica ou uma questão mental (quantas vezes não vimos as grandes estrelas vacilarem nos momentos mais importantes)? Quem são os maiores especialistas da história a marcar penaltys? E da actualidade? 

PS - Como foi referido, e bem, por um nosso leitor, Matthew Le Tissier, a lenda do Southampton, marcou 48 golos em 49 tentativas da marca dos 11 metros.

Etiquetas: ,