25 de março de 2013

Amido Baldé - A imprensa inglesa revelou hoje o interesse do Everton na contratação do avançado do Vit. Guimarães. VM - O jovem luso-guineense tem aproveitado bem esta oportunidade no Vit. Guimarães, com boas exibições e golos, pelo que não surpreende que tenha mercado (já em Janeiro esteve para sair). O passe de Baldé está dividido entre o Vitória SC, o Sporting CP e a empresa do Sr. Catio Baldé. O futuro do avançado passa pela Liga Portuguesa? Teria sucesso na Premier League?

Breves - Brasil e Rússia empataram 1-1, num amigável disputado em Londres. A selecção de Scolari somou o 5º jogo consecutivo sem vencer, e não fosse o golo tardio de Fred (89´) e os russos tinham mesmo conquistado uma vitória saborosa (Fayzulin marcou aos 73´). Os sub-21 portugueses venceram na República da Irlanda por 2-1, com golos de Francisco Júnior (14´) e Aiden O´Brien (53´ a.g.). Em Espanha, Rodrigo (Benfica) tornou-se esta semana no melhor marcador de sempre dos sub-21 locais (14 golos), ao marcar nas vitórias perante a Noruega (5-2) e Rússia (3-1).

Mundial sub-20 2013 - Istambul foi o palco do sorteio para a fase final do Mundial sub-20, no qual Portugal deposita novas esperanças em chegar longe na competição (depois da final em 2011). E tendo em conta o emparelhamento dos grupos e eliminatórias, a selecção das quinas até tem boas hipóteses de repetir o feito (se jogar ao mais alto nível). Portugal ficou colocado no grupo B, juntamente com Cuba (estreia na competição), Coreia do Sul (campeã asiática) e uma selecção africana (Mali, Nigéria, Gana ou Egipto). No grupo A, ficaram Espanha, França, EUA e um representante de África, o grupo C será composto pela Turquia, El Salvador, Colômbia e Austrália, o grupo D terá a Grécia, Paraguai, México e um representante africano, o grupo E terá o Chile, Inglaterra, representante africano e o Iraque, enquanto o grupo F terá o campeão da Oceânia (Nova Zelândia ou Fiji), Uzbequistão, Uruguai e Croácia. O Mundial sub-20 2013 será o 1º da história sem a presença do Brasil ou da Argentina (os dois países com mais títulos, com 11 em 18 possíveis), abrindo assim hipóteses para Portugal chegar ao 3º, Espanha ou Gana ao 2º ou então a estreia de um novo campeão. Portugal pode fazer uma boa prestação na Turquia? Quem é o grande favorito à conquista da prova? Teremos um novo campeão do Mundo? Ou Portugal, Espanha e Gana vão repetir sucessos anteriores?

19 comentários:

  1. Apesar do Balde ter um bom porte atlético para o futebol inglês penso que não tem qualidade suficiente para o Everton.
    Quanto ao sorteio para o Mundial de sub-20 Portugal ficou num grupo acessivel mas espero que não dê a passagem já como certa porque isso pode correr mal como já aconteceu em anos anteriores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz lembrar o Joao Silva. Tinha um grande porte fisico mas acho que deu um passo atras quando se mudou para o Everton. Nem sei onde anda actualmente...


      Eliminar
    2. Bruso,

      João Silva ----> Levski de Sofia (em definitvo)

      Eliminar
    3. Outro que acabara por se perder por ter tido poucas oprtunidades em Portugal. Nao er nenhum fora de serie mas seria muito util em muitas equipas portuguesas. Mas deve estar a receber um ordenado que apenas Braga, Benfica, Porto e Sporting conseguem pagar e aí muito dificilmente joga.

      Eliminar
    4. Mais um que à imagem de outros vai fazer uma carreira no estrangeiro em clubes de pequena dimensão, mas o erro é dos próprios jogadores, eu acredito que naõ seja fácil um jovem com o oJoão, que jogava na 2ª Liga portuguesa recusar um convite do Everton, mas a realidade é que muito raramente estas transferências dão certo e eles acabam por "estragar" uma carreira que podia ser o melhor.
      Temos os casos de Danilo Pereira, Saná, Mário Rui, etc. jovens que saiem para clubes de pequena dimensão no estrangeiro e nunca mais se houve falar deles... o próximo é o central Pedro Mendes!

      Eliminar
  2. Penso que é normal que os jogadores do Vitória SC comecem a ser associados a outros clubes, quando uma equipa de "tostões", com todos os entraves e dificuldades financeiras, está a fazer o que está a fazer, os valor dos jogadores irá começar a ser reconhecido, e como é óbvio Amido Baldé será um deles, uma vez que tem marcado alguns golos e tem dado alguns pontos importantes, que permitem à equipa minhota sonhar com a Europa - também é sabido as dificuldades que o clube ainda atravessa por isso parece-me bastante provável que possam sair alguns jogadores para realizar encaixes importantes, que permitam a sustentabilidade do clube. Por outro lado, apesar de Baldé estar a ter um papel importante em Guimarães não penso, nem acredito que o mesmo tenha qualidade para ingressar os "Toffees", por isso não acredito que seja verídica esta notícia.

    ResponderEliminar
  3. Boa noticia para o futebol português, o nosso campeonato tem muita qualidade e ter jogadores a serem associados a clubes do calibre do Everton é muito bom.

    Espero é que não seja outro João Silva que está ''perdido'' no Levski Sofia, embora seja lá na Bulgária que está a fazer a sua melhor época desde a sua de estreia pelo Aves com 3 golos e 2 assistencias. Numeros normais deste ponta-de-lança que devia jogar no nosso campeonato e que sempre que o fez, nem chegou aos 15 jogos e marcou 4 golos em cada época.

    ResponderEliminar
  4. Baldé é um avançado atípico no nosso país, as suas skills são raras mas têm de ser ainda muito trabalhadas, tem feito uma época bastante interessante ao serviço do super (mini) Guimarães que com metade do seu 11 proveniente da equipa b tem dado alegrias aos naturais da cidade do berço.
    Referindo-me ainda ao Amido Baldé, é cedo transferir-se para um campeonato tão exigente e para uma equipa como o Everton que possui alguns bons nomes para a sua dianteira como Jelavic, Yakubu e mesmo Mirallas apesar deste ultimo estar mais encostado ao flanco e estar a desiludir na sua época de estreia na Premier

    Saudações Desportivas

    ResponderEliminar
  5. Acredito que Oortugal tem qualidade na sua ewuipa para chegar longe nest prova, mas so o conseguira se mantiver a humildade e a capacidade de trabaljo. Maior parte destes jogadores jogam ao nivel profissional, muitos nas equipas B, e alguns ja na 1ª divisao, ao contrario da geracso de do mundial de 2011, onde a maior parte tinha poucos minutos de jogo nas pernas, como senior. grande adversario devera mesmo ser a espanha que entra sempre para ganhar. Nao conheco a selecao espanhola mas nao acredito que seja mais forte que Portugal individualmente. Jogadores como Bruma, Andre Gomes, Ilori, Esgaio, Ricardo ja conta com bastantes minutos na equopa A dos seus clubes. Depois ainda temos Cancelo, Cá, Tiago Ferreira entre outos com muito valor.
    eEstranho sera a ausencia d Argentina e do Brasil.


    www.apostagenial.com

    ResponderEliminar
  6. Baldé é superior aquilo que conhecia e esperava dele... nos juniores era muito mais forte e alto que os outros e isso trazia-lhe vantagens e facilidade para marcar, nos seniores nunca tinha mostrado nada, mas esta época está a mostrar que tem valor, só não entendo como é que o Sporting no tempo do Paulo Sérgio por exemplo tanto procurava um "pinheiro" e este rapaz andava perdido em empréstimos, enfim.
    Pode ser que ainda renda qualquer coisa ao Sporting (detém 35% do passe).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LuisRafaelSCP, o Sporting detém apenas 10% do passe

      Eliminar
    2. Nos seniores nunca mostrou nada porque nunca teve oportunidade. Continua a política do que só o que é de fora é que é bom, esperemos que mude. O Wolfswinkel teve inúmeras oportunidades e um produto da formação nem uma única teve, é triste. Agora não faz sentido pagarem para o terem de volta, andamos a formar para os outros, gestão desportiva do pior.

      Eliminar
    3. Filipe,

      Sporting - 35% do passe
      Catio Balde- 15% do passe
      Guimarães- 50% do passe

      Pelo que tenho conhecimento é assim que se distribui o passe do jogador. Tem alguma fonte que me possa dizer para esses tais 10%?

      Eliminar
  7. Este tal como o Varela é mais uma "maça podre" que o Sporting não consegue aproveitar em condições.

    ResponderEliminar
  8. Uma notícia que vem ao encontro do tal "post" sobre o futuro da selecção das quinas. Um jogador que rapidamente se revelou (a par de outros), que atraiu rapidamente interesse por partes de equipas "maiores" e que, como sempre sucede neste triste futebol, dificilmente ficará em Portugal. Como este caso poderiam existir outros tantos, não fosse esta mentalidade pequenina e, ainda, em desenvolvimento, de que o que é nacional não é bom e, se for bom, tem necessariamente de embarcar em "voos" mais altos. Porque não os intitulados "grandes" (é a eles que a grande maioria dos portugueses concede exclusividade) apostarem nas suas formações? Ora vejamos bem, o Vitória não tem nem de longe uma boa escola de formação, comparativamente ao resto dos bons clubes europeus, e rapidamente colocou jovens na órbita europeia... e não foi preciso assim tanto tempo. Não serve a desculpa dos adeptos nem das próprias equipas que se intitulam de "grandes", que com portugueses é COMPLETAMENTE impossível atingir outros patamares. Mas isto é uma opinião, por cá continua tudo na mesma, o que vem de fora é que é bom! A selecção agradece. A ver vamos o futuro...

    ResponderEliminar
  9. O desaproveitamento de jogadores com as características de Balde, reflecte a falta de visão de mercado que ainda reside em grande parte dos responsáveis pela construção dos plantéis em Portugal. Jogadores como Balde, João Silva e Orlando Sá podem nunca vir a ser a bandeira de uma equipa, mas são de uma utilidade extrema, pois permitem por si só mudar completamente o sistema de jogo de uma equipa latina. Veja-se a importância que Janko, Hugo Almeida, Karadas ou Jankauskas tiveram em equipas que conquistaram títulos em Portugal, mesmo sendo suplentes e mal-amados.

    Quanto ao interesse do Everton em si, é positivo para o jogador e para o Vitória, mas tirando os motivos financeiros, não há nada de aliciante nesta mudança. Nos países latinos, com campeonatos tácticos, um jogador destes é um ser "especial"; nos países britânicos e centro-europeus, é mais um na média, que tem a contrariedade de não estar enraizado naquele tipo de futebol (mais agressivo).

    ResponderEliminar
  10. o bruma e o melhor desta selecao pois rouou o lugar noscp a carrillo e jeffren...vamos ganhar com a geracao de 93/94!Força portugal!

    Vasco Vicente

    ResponderEliminar
  11. A minha opiniao é que nao tem qualidade suficiente para nenhuma equipa do primeiro escalao Ingles

    ResponderEliminar
  12. Com a saída do Ricky, talvez fosse uma boa opção o seu regresso ao Sporting. Tem bastante qualidade!

    Saudações

    ResponderEliminar

Depois do 25 de Abril de 1974, Portugal "descobriu" a liberdade de expressão, portanto expressem-se à vontade! No entanto, os comentários a insultar, serão apagados pelo lápis azul!!

COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, OFENSIVOS OU INCENDIÁRIOS SERÃO AUTOMATICAMENTE REJEITADOS