Vítor Pereira faz história, 50 jogos pelo FC Porto para o campeonato: 39 vitórias, 10 empates e uma derrota; Man Utd imparável na Premier League (Rafael marcou um golaço); Real e Barça com vitórias complicadas (Ronaldo começou no banco mas ainda foi decisivo na reviravolta diante do Depor); Costinha estreia-se com uma derrota; Bayern goleia

Vítor Pereira - Cumpriu frente ao Rio Ave, o seu 50.º jogo no campeonato desde que assumiu o comando técnico do FC Porto. Até ao momento: 39 vitórias, 10 empates e apenas uma derrota (frente ao Gil Vicente, a 29 de janeiro de 2012). Um registo muito semelhante ao de Bobby Robson, o inglês nos primeiros 50 jogos conseguiu 40 vitórias, oito empates e duas derrotas. VM - Já fez por merecer outro crédito por parte dos adeptos, comunicação social e pessoas ligadas ao futebol em geral. O seu balanço é impressionante, e a desculpa de que é fácil ter este sucesso ao serviço do Porto já começa a ser um rótulo sem sentido. VP tem provado que em termos técnicos e tácticos não deve nada a nenhum treinador em Portugal (talvez até seja o mais competente, falta-lhe depois é outras valências, principalmente ao nível da capacidade de motivar os jogadores e ser uma presença forte e respeitada no banco), a maneira como tem anulado o Benfica de Jesus e o futebol que este Porto (sem Hulk) pratica, são prova disso (a equipa com mais golos marcados e menos sofridos na Liga). Na época passada perdeu Falcao no principio da época, apanhou um balneário recheado de jogadores contrariados, e nunca foi apoiado pelos portistas (muito pelo contrário), mas mesmo assim contrariando as expectativas, foi campeão. E a tudo isto tem juntado uma característica importante (algo que também é bastante ignorado), e que distingue os treinadores, o facto de ter potenciado vários elementos. Maicon passou de patinho feio ao estatuto de melhor central do Porto (mérito total de VP), o mesmo se passou com Mangala, e outros jogadores como Alex Sandro, Deffour, a evolução dos mesmos é notória. Veremos em termos de futuro como será a sua carreira (não é fácil dar continuidade a este sucesso e poucos são os clubes com a estrutura do Porto), mas até ao momento pouco se pode apontar. A curto prazo será interessante perceber se irá renovar ou não o seu contrato (termina daqui a 4 meses). O FC Porto deve renovar com VP? Como se explica que apresentando um balanço destes, o técnico portista continue a ser tão desvalorizado? 

Liga ZON-Sagres - O Vitória de Setúbal somou a 3ª vitória consecutiva e afastou-se da zona de despromoção. Miguel Lourenço (12´) marcou o único golo da partida, que marcou a estreia de Costinha como treinador do Beira-Mar.

La Liga - Vitórias complicadas de Barcelona e Real Madrid, ambas por 2-1. Os catalães estiveram a perder em casa perante o Sevilha (Botia 42´), mas deram a volta na 2ª parte, com golos de David Villa (52´) e Lionel Messi (60´). Os merengues também estiveram a perder no terreno do Deportivo (Riki 35´), o que obrigou José Mourinho a lançar Ronaldo (não era suplente desde setembro de 2011), Ozil e Khedira (57´). Kaká empatou aos 73´(golaço) e Higuain fechou o marcador aos 88´, após assistência de Ronaldo (Di Maria foi expulso aos 90 minutos, levou dois amarelos em 10 segundos). Em Saragoça, Apoño (5´g.p.) e Postiga (32´) colocaram a equipa da casa na frente, mas o brasileiro Jonas bisou para o Valencia (36´e 69´). Destaque ainda para a vitória da Real Sociedad no terreno do grande rival Ath. Bilbao (3-1) e para a vitória do Getafe em Maiorca, também por 3-1. Kaká ainda pode ter um papel importante no Real Madrid?

Premier League - O Manchester United colocou pressão sobre o rival City, depois de vencer por 2-0 no terreno do QPR. Rafael da Silva com um golaço (23´) e Ryan Giggs (80´) marcaram para os red devils, enquanto a equipa de Redknapp continua em situação delicada (7 pontos abaixo da linha de água). O Arsenal derrotou o Aston Villa por 2-1 e aproximou-se dos rivais citadinos (Chelsea e Tottenham). Santi Cazorla ofereceu o triunfo aos gunners, com golos aos 6´e 85´(Weimann marcou para os villans aos 68´). O Everton é que parece ter perdido a corrida por um lugar na Liga dos Campeões, depois de ceder por 2-1 no terreno do Norwich City. O WBA derrotou o Sunderland por 2-1, o Fulham venceu o Stoke City por 1-0 (golaço de Berbatov) e o Wigan venceu por 3-0 no terreno do Reading. QPR a demonstrar que o dinheiro não é tudo no futebol?

Bundesliga - Depois da vitória por 3-1 em Londres, o Bayern regressou ao "paraíso" da Liga Alemã, para esmagar o Werder Bremen por 6-1. Robben, Martinez, Mario Gomez (bis), Selassie (a.g.) e Ribery marcaram para os bávaros, enquanto a equipa de Bremen marcou por De Bruyne (Prodl foi expulso quando estava 2-0). Num duelo pelo 4º lugar, o Ein. Frankfurt empatou 0-0 no terreno do Friburgo, enquanto Hannover (5-1 ao Hamburgo) e Schalke 04 (2-1 ao Fortuna Dusseldorf) ainda perseguem a última vaga para a LC. Mainz e Wolfsburgo empataram 1-1, tal como o Nuremberga na visita a Estugarda, e o Augsburgo derrotou o Hoffenheim por 2-1 e saiu da zona de despromoção. Com o campeonato praticamente conquistado, a que marcas poderá chegar o Bayern (pontos e golos marcados/sofridos)? Quem vai assegurar o 4º lugar (LC)?

Ligue 1 - As principais equipas ainda não jogaram, no entanto, destaque para o Nice, que está a rubricar uma excelente campanha na liga francesa. A equipa do sul de França derrotou o Stade Reims por 2-0 e continua num excelente 4º lugar, a apenas 6 pontos do PSG (com mais 1 jogo). O St-Etienne está apenas a 1 ponto do Nice, depois de vencer em Nancy por 3-0, enquanto o Montpellier está a recuperar do péssimo início de campeonato (vitória por 1-0 no terreno do Evian). O Lille venceu em Ajaccio por 3-1 e tal como o actual campeão, promete uma fase final de campeonato interessante. Rennes e Sochaux empataram 2-2, enquanto o Troyes-Bastia e o Valenciennes-Toulouse terminaram 0-0. O que poderão fazer Nice e St-Etienne? Lille e Montpellier ainda vão a tempo de lutar com o Ol. Marselha pelo 3º lugar?

Etiquetas: , , , , ,