Paços vence em Braga e fica mais perto da Liga dos Campeões; Pacenses estiveram a vencer por 3-0, "Gverreiros" reagiram, mas não conseguiram evitar a derrota; José Peseiro viu lenços brancos, enquanto alguns adeptos do Sp. Braga tentaram agredir as poucas dezenas de apoiantes do Paços de Ferreira

Sp. Braga  2-3 Paços de Ferreira (Salino 56´e Éder 63´; Hurtado 16´e 38´e Cícero 50´)

O Paços de Ferreira alcançou uma vitória saborosa no Estádio AXA e reforçou o 3º lugar da tabela, precisamente aquele que garante uma vaga no playoff da Liga dos Campeões. A equipa de Paulo Fonseca mostrou grande tranquilidade e segurança na gestão do jogo (com excepção de alguns momentos do 2º tempo), e continua a surpreender na Liga ZON-Sagres (apenas 2 derrotas em 18 jogos é obra). Os minhotos acusaram a pressão, apesar de terem conseguido reagir ao resultado pesado, mas acabaram por sair derrotados e vaiados pelo seu próprio público (Peseiro foi o principal alvo).

Quanto à partida, o Paços de Ferreira fez uma primeira parte perfeita, onde marcou por duas vezes e apenas permitiu uma jogada de perigo para o Sp. Braga (Éder rematou para fora logo aos 10 minutos). Os pacenses souberam trocar a bola no meio campo minhoto, chegar à linha de fundo e criar perigo para Quim. O primeiro surgiu após uma jogada de Luiz Carlos, que entrou pela defensiva do Sp. Braga, atrasou para Vítor, que fez um cruzamento milimétrico para o cabeceamento de Hurtado. Pouco tempo depois, Cássio evitou que Éder fizesse golo (boa saída da baliza) e a sete minutos do intervalo, os "castores" chegaram ao 0-2. Recuperação de bola a meio campo, Cícero lança Josué na esquerda, que cruza para novo cabeceamento certeiro de Hurtado. O final do 1º tempo ficou marcado por uma situação lamentável, que obrigou os adeptos do Paços de Ferreira a refugiarem-se atrás da baliza de Quim, para fugir à raiva de alguns elementos da claque do Sp. Braga. No segundo tempo, já se viu mais qualidade na equipa de José Peseiro. Éder ainda ameaçou reduzir o marcador, num falhanço incrível (rematou à trave), mas foi o Paços a marcar. Cruzamento de Diogo Figueiras no lado esquerdo do ataque, e Cícero a antecipar-se à defensiva minhota (e a Quim). O jogo parecia fechado para os "castores", mas o Sp. Braga reagiu de imediato. Éder voltou a desperdiçar na grande área (cabeceamento por cima), contudo, Salino mostrou maior eficácia no minuto seguinte (boa jogada do ataque minhoto). Cássio ainda evitou o golo de Alan aos 60 minutos, enquanto Éder finalmente encontrou o caminho da baliza, 3 minutos depois. Os "Gverreiros" reduziram para 2-3, com meia hora para jogar. Quando se esperava que a defensiva pacense voltasse a tremer, a equipa de Paulo Fonseca conseguiu travar o ascendente do Sp. Braga e segurar o marcador até final (Hugo Viana, de livre, foi o único a assustar Cássio).

Destaques:

Sp. Braga - Os minhotos deram três golos e 50 minutos de avanço ao Paços de Ferreira, conseguiram reagir e empurrar o adversário para trás, mas faltou maior eficácia na frente e concentração na defesa. O sector defensivo do Sp. Braga falhou por completo (já não é a 1ª vez esta temporada), o meio campo perdeu o duelo durante grande parte do jogo e o ataque foi muito ineficaz (Éder à cabeça). Os sócios minhotos não perdoaram a exibição da sua equipa e apuparam os jogadores e treinador, que está cada vez mais com um pé fora do AXA. A juntar à exibição negativa, este resultado deixa o Sp. Braga a 4 pontos do Paços de Ferreira e com desvantagem no confronto directo, algo que parecia impossível no final de Dezembro (o 3º lugar já não iria fugir aos "Gverreiros").

Paços de Ferreira - Um clube humilde, com uma estrutura que não falha no apoio aos jogadores e não gasta mais do que tem. Para além disso, um treinador jovem, competente e ambicioso, e jogadores interessantes em todos os sectores do terreno. Esta química poderá levar o Paços de Ferreira a uma classificação histórica, que não é obra do acaso. A equipa está a praticar um excelente futebol, mostra grande personalidade, eficácia e bom toque de bola a meio campo. O ataque dos "castores" foi fatal, o meio campo inteligente e a defesa não cedeu à pressão minhota após o 2-3.

Vinicius/Sasso - Partida desastrosa da dupla de centrais do Sp. Braga, com claras culpas nos três golos do Paços de Ferreira.

Quim/Salino - O guarda-redes dos minhotos podia ter feito bem melhor no 3º golo, tal como o lateral direito no 2º golo dos "castores" (ainda assim, foi dos poucos a "carregar" o Sp. Braga para a frente, tendo inclusive marcado um golo).

Éder/Alan - O internacional português, apesar do golo marcado, teve uma noite de grande ineficácia, tal como o brasileiro, que criou poucos desequilíbrios na frente e falhou na hora do remate.

João Pedro/Mossoró - Dois dos melhores elementos dos minhotos, ainda que não tenham mostrado intensidade ao longo da partida. O português criou desequilíbrios pelo lado direito do ataque, enquanto o brasileiro levou os minhotos para a frente, mas falharam pela irregularidade demonstrada.

Custódio/Hugo Viana - Os dois internacionais portugueses estiveram muito abaixo das expectativas, tendo sido "engolidos" pelo meio campo pacense.

Vítor/Luiz Carlos/Josué - O brasileiro foi um autêntico poço de força, com um pulmão inesgotável e muita presença no meio campo do Paços (teve mérito no lance do 1º golo). Vítor foi o cérebro dos pacenses, com muita qualidade no transporte de bola (ainda fez uma assistência para golo), enquanto Josué foi o virtuosista de serviço, com grande qualidade de passe (assistiu Hurtado para o 2º golo). Um meio campo que esteve num nível excelente e que contou ainda com a eficácia de Filipe Anunciação (também soube sair a jogar e tapou os caminhos para a sua área).

Hurtado/Cícero - O peruano soube estar no sítio certo para concretizar dois golos. Não tocou muitas vezes na bola, mas não falhou na hora H (inteligência no posicionamento e muita velocidade). O ponta-de-lança dos "castores" deu grande trabalho à defensiva minhota, foi importante no 2º golo e mostrou o seu instinto no lance do 3º golo.

Estádio AXA - O policiamento do jogo foi dispensado (não é obrigatório), mas fez falta mesmo em cima do intervalo. Cenas lamentáveis de alguns elementos das claques do Sp. Braga, que mostraram muito mau perder, e tentaram agredir os poucos adeptos do Paços de Ferreira. A segurança evitou o pior, enquanto os adeptos dos "castores" se refugiaram atrás da baliza de Quim... mau demais!

Etiquetas: ,