Omar Abdulrahman afirma que rejeitou uma proposta do Benfica; Swansea goleia Bradford e conquista Taça da Liga; City derrota o Chelsea (equipas de Manchester dominam a tabela); PSG vence O. Marselha, na estreia de Beckham; Empate no derby de Milão; Lakers mais perto dos playoffs; Argo vence Óscar de melhor filme numa edição que tentou agradar a todos

Omar Abdulrahman - O jovem dos Emirados Árabes Unidos diz ter recusado uma proposta do Benfica em Janeiro. O clube da Luz pretendia o empréstimo da promessa de 21 anos do Al Ain por uma temporada, mas o jogador preferiu continuar ao serviço do clube dos EAU. Omar Abdulrahman já fez testes no Manchester City, contudo, a sua licença de trabalho foi recusada pelas autoridades inglesas. Seria um bom reforço para o Benfica? Omar Abdulrahman poderá fazer carreira de sucesso na Europa?

Inglaterra - Tarde histórica para o Swansea City, que derrotou o Bradford por 5-0 e conquistou a Taça da Liga (1º troféu da sua história, contado apenas aqueles onde participam equipas do I escalão do futebol inglês). A equipa de Michael Laudrup não cometeu os erros que alguns adversários fizeram perante uma equipa da League Two, e conquistou um triunfo fácil (Dyer e De Guzman bisaram, e Michu marcou o outro golo). O momento caricato apareceu durante a marcação de uma grande penalidade, com Nathan Dyer a querer completar o hat-trick, mas De Guzman e outros jogadores não deixaram o pequeno jogador fazer história. Destaque para o forte apoio dos adeptos do Bradford, que não desanimaram com o avolumar do marcador. Na Premier League, o Manchester City derrotou o Chelsea por 2-0 (grande domínio das equipas de Manchester), com golos de Yaya Toure (63´) e Tevez (85´), enquanto o Newcastle afastou-se dos lugares de despromoção, após derrotar o Southampton por 4-2. Quem vai conseguir segurar o 3º lugar na PL?

Serie A - O derby de Milão resultou num empate entre Inter e AC Milan (1-1), numa divisão de pontos que não agradou a nenhum dos conjuntos. El Shaarawy colocou os rossoneri em vantagem (21´), mas Ezequiel Schelotto igualou aos 71 minutos. A Juventus derrotou o Siena por 3-0 e colocou pressão sobre o Nápoles, enquanto o Catania (2-1 em Parma) e a AS Roma (3-2 no terreno da Atalanta) aproximaram-se dos lugares europeus. Palermo e Génova empataram 0-0, o Cagliari derrotou o Torino por 4-3 e a Sampdoria venceu o Chievo por 2-0. Principais destaques?

Ligue 1 - A luta pelo título francês ficou reduzida a apenas duas equipas, depois do PSG ter derrotado o Ol. Marselha por 2-0. N´Koulou marcou na própria baliza aos 11 minutos e Ibrahimovic fechou o marcador aos 90´+1, na estreia de David Beckham pelos parisienses. A equipa do sul de França teve boas oportunidades para marcar, dominou a partida, mas esbarrou sempre em Sirigu (grande exibição). O Ol. Lyon mantém os 3 pontos de atraso para o PSG, tendo ganho ao Lorient por 3-1. O Bordéus, adversário do Benfica na LE, foi surpreendido em casa pelo Brest (0-2) e desceu para o 10º lugar do campeonato.

La Liga - O Atl. Madrid derrotou o Espanyol por 1-0 (Falcao 38´g.p.) e mantém os 4 pontos de vantagem para o Real Madrid, enquanto o Bétis derrotou o Málaga por 3-0 e só está a 3 pontos do rival andaluz (Valencia e Real Sociedad ainda estão pelo meio). O Celta de Vigo venceu o Granada por 2-1 e recuperou terreno na tabela, enquanto o Valhadolid foi vencer ao terreno do Rayo Vallecano também por 2-1. Com os 3 primeiros lugares definidos, quem vai assegurar a última vaga para a LC?

Bundesliga - Já são 17 os pontos de vantagem do Bayern Munique para o Borussia Dortmund. O bicampeão alemão não foi além de um empate 1-1 no terreno do Bor. Moechengladbach, enquanto o Bayer Leverkusen não fez melhor no terreno do lanterna vermelha (0-0 frente ao Greuther Furth).

Liga ZON-Sagres - O Nacional derrotou o Olhanense por 3-1 e subiu ao 9º lugar do campeonato, afastando-se ao mesmo tempo dos lugares perigosos da liga portuguesa. Rondon inaugurou o marcador aos 11 minutos, André Micael ainda empatou para os algarvios (68´), mas Moreno (72´) e Revson (84´g.p.) confirmaram o triunfo madeirense. Na outra partida da tarde, Moreirense e Gil Vicente empataram 0-0.

II Liga - Belenenses e Sporting B (1º e 2º) aplicaram duas goleadas por 5-1 (os azuis do Restelo em Tondela, e os jovens leões na recepção ao Freamunde), enquanto o empate do Arouca no terreno do Atlético (1-1), foi bem aproveitado por Leixões (1-0 ao Benfica B) e Desp. Aves (1-0 à Naval). Santa Clara (3-2 no terreno da Oliveirense), Penafiel (2-0 ao FC Porto B) e Portimonense (2-1 ao Marítimo B) também aproveitaram o empate do Arouca e estão a 7 pontos do último lugar de acesso à Liga ZON-Sagres (existem apenas 10 pontos de diferença entre o 3º classificado e o 13º classificado). U. Madeira derrotou o Feirense por 3-0, enquanto num duelo de aflitos, Sp. Covilhã e Trofense empataram 1-1. Principais destaques? 

NBA - Os LA Lakers estão cada vez mais perto do 8º lugar da Conferência Oeste, depois de terem ganho em Dallas por 103-99. Kobe Bryant voltou a ser enorme (especialmente no 4º período), ao anotar 38 pts, 12 reb e 7 ast. Com este resultado, e com as derrotas dos Utah Jazz e Houston Rockets no dia de ontem, a equipa de LA está a apenas 3 vitórias dos texanos (ou 2.5 jogos) e da equipa de Salt Lake City (3.5 jogos). Os Lakers ainda vão chegar aos playoffs? Caso o consigam, serão uma equipa a ter em conta (a fase regular não interessa para nada na fase decisiva)?

Cinema - Coincidência, ou talvez não, os 6 principais prémios dos Óscares foram repartidos pelos 6 filmes mais badalados do Ano. Numa edição sem um vencedor claro, apesar de "Argo" com o prémio de melhor filme se ter destacado, "Lincoln" acabou por ser o principal derrotado da noite. O filme de Spielberg estava nomeado para 11 categorias, mas só venceu duas, uma óbvia a de Daniel Day-Lewis de melhor actor (o britânico fez história e é o único com 3 Óscares de melhor actor principal) e outra secundária. Surpresas (ou nem por isso) foi o Óscar de Jennifer Lawrence de melhor actriz principal (na nossa opinião merecido) e o de melhor realizador para Ang Lee (o "Vida de Pi" foi igualmente o filme mais galardoado, com 4 estatuetas). Já Christoph Waltz e Anne Hathaway confirmaram o favoritismo e venceram os prémios de melhor actor e actriz secundária, respectivamente. Por último, e seguindo uma lógica óbvia, "Amour" arrecadou o prémio de melhor filme estrangeiro". Prémios justos?

Os principais vencedores da 85ª edição dos Óscares: 
Melhor Filme: "Argo"; Melhor Realizador; Ang Lee ("Vida de Pi);  Melhor Actor: Daniel Day-Lewis (Lincoln); Melhor Actriz: Jennifer Lawrence ("Guia para um final feliz"); Melhor Actor Secundário: Christoph Waltz ("Django Libertado"); Melhor Actriz Secundária: Anne Hathaway ("Os Miseráveis"; Melhor filme estrangeiro: "Amour"; Melhor filme de animação: "Brave - Indomável".

Etiquetas: , , , , , , , ,