NBA: Os melhores free agents de 2013

A free agency de 2013 da NBA tem tudo para ser animada. Desde a continuação da novela de Dwight Howard, as dúvidas em relação ao estado de A. Bynum, o interesse em volta de J. Smith e até uma possível surpresa na decisão de Chris Paul, há muito sobre o que falar. Assim sendo, o VM elaborou a lista dos melhores free agents de 2013 e a especulação sobre o futuro de cada um.

Dwight Howard (Unrestricted) - Promete voltar a animar o defeso na NBA. Irá assinar com os Lakers aproveitando o 5º ano de contrato? Voltará à cidade onde nasceu (Atlanta)? Ou irá concretizar uma paixão antiga, com os Nets, Dallas ou os Rockets? Com Howard nunca se sabe.
Chris Paul (Unrestricted) - CP3 tem sido um pouco esquecido em relação a este tema, talvez devido à sua situação estável com os Clippers mas a verda é que o base de 27 anos estará livre no fim da temporada. Será que vai protagonizar uma surpresa ou ficará com os LA Clippers?
Andrew Bynum (Unrestricted) - Considerado por muitos o 2º melhor poste da NBA, a verdade é que Bynum ainda não jogou esta temporada. Os seus problemas físicos são o seu grande problema, veremos se os 76ers acham que ele tem futuro com a franchise ou se Bynum assinará por outra equipa.
Josh Smith (Unrestricted) - Já disse que quer um max contract e esse pode ser o grande problema. O PF dos Hawks tem muitos pretendentes, mas a dúvida é se ele merece tanto dinheiro. Suns, Spurs, Rockets entre outros estão atentos a J Smoove.
Andre Iguodala (Early Termination Option) - Deve ficar em Denver. O, agora, SG de 29 anos parece gostar da cidade e da equipa e os Nuggets valorizam, principalmente, a sua capacidade defensiva.
Manu Ginobili (Unrestricted) - O veterano jogador dos Spurs, com quem conquistou 3 títulos da NBA é agora suplente em San Antonio. Com 35 anos parece estar à procura de um contrato de mais de um ano. Será com os Spurs? Veremos.
Al Jefferson (Unrestricted) - Se há uma equipa na NBA com demasiada qualidade no frontcourt são os Jazz. E Al Jefferson poderá ter de sair para abrir espaço para os jovens D. Favors e E. Kanter.
Paul Millsap (Unrestricted) - A outra "vítima" do "problema" dos Jazz, está na mesma situação de Al Jefferson e (pelo menos) um deles terá de sair. Os Pacers e os Hawks estão atentos à situação do PF dos Jazz.
Tyreke Evans (Restricted) - Depois de uma fantástica temporada de rookie na Nba, o versátil jogador dos Kings parece ter estagnado. Ainda assim, é juntamente com D. Cousins a grande esperança dos Kings e serão os novos donos da equipa a decidir o seu futuro.
Nikola Pekovic (Restricted) - Os bons postes da NBA são muito bem pagos e isso provavelmente acontecerá também com Pekovic. Se será em Minnesota que irá conseguir um contrato de mais de 10 milhões por ano é o que vamos ver.
Brandon Jennings (Restricted) - Parece que o PG dos Bucks irá testar a free agency. Diz-se que Jennings quer ir para uma equipa de um mercado maior, mas os Bucks estão muito interessados na continuidade do jovem base.
Monta Ellis (Early Termination Option) - A outra metade do backcourt dos Bucks, também parece estar interessada em sair de Milwaukee, neste caso na procura de um contrato (ainda) mais gordo. Tendo em conta que Ellis ganhará 11 milhões se ficar nos Bucks é muito pouco provável que esse grande contrato apareça.
Tiago Splitter (Restricted) - O poste dos Spurs, com 28 anos parece estar à procura de mais minutos e de um contrato melhor. Apesar de algumas broncas no início, Popovich tem vindo a confiar cada vez mais no brasileiro, falta saber se isso é suficiente para lhe dar o contrato que ele deseja.
David West (Unrestricted) - D. West começará a próxima temporada com 33 anos e apesar da boa temporada que está a fazer e da sua experiência , certamente não terá um contrat semelhante ao actual (20 milhões em 2 anos). Os Pacers parecem interessados em mantê-lo, falta saber se West aceita uma considerável redução de salário.
Kevin Martin (Unrestricted) - Na sua 1ª temporada em Oklahoma, Martin tem cumprido bem o seu papel e um novo contrato poderá depender da sua prestação nos playoffs. Mas seja qual for o seu destino, o SG de 30 anos deverá auferir menos que na actual temporada (12,4 M).
José Calderón (Unrestricted) - Recém-chegado a Detroit, Calderón pode voltar a ser trocado durante o Verão. A verdade é que o espanhol já provou que pode ser titular nesta liga e há algumas equipas que poderão precisar de um PG titular: Jazz, Bucks, Mavericks...
Tony Allen (Unrestricted) - Um dos melhores defensores de perímetro da NBA aínda não tem o seu futuro definido, mas as suas qualidades defensivas devem-lhe permitir encontrar facilmente uma eqipa para a próxima temporada.
OJ Mayo (Player Option) - OJ Mayo tem feito uma excelente temporada, principalmente substituindo D. Nowitzki no início da época como principal arma ofensiva de Dallas. As suas prestações devem-lhe permitir ganhar mais do que os actuais 4 milhões, na próxima temporada.

Outros: A. Kirilenko (PO), R.Allen (PO), D. Collison (R), C. Kaman (ETO), E. Okafor (ETO), M. Dunleavy (U), J. Teague (R), J. Jack(U), N. Young(U), M. World Peace (ETO).

Legenda:
Unrestricted - O jogador pode assinar por quem quiser.
Restricted - As outras equipas podem oferecer propostas ao jogador, mas a última decisão é da actual equipa que pode igualar as propostas. Se igualar (tem 3 dias) fica com o jogador.
Player Option - O jogador é que decide. Se decidir ficar joga mais uma época na actual equipa, se não fica livre de assinar por qualquer outra equipa.
Early Termination Option - Semelhante a "Player Option", mas se o jogador não fizer nada fica com a actual equipa. Se a exercerem tornam-se "Unrestricted Free Agent".

D. Howard permanecerá nos Lakers? O que irá acontecer com Bynum? Onde jogará Josh Smith? Quem são os jogadores que deviam receber mais e menos, em relação ao que é especulado?

Visão do leitor: Rafael R.

Etiquetas: