Goleadores na Sombra

O futebol faz-se de golos. São eles a alegria do povo e pelo qual todos desesperam. Nessa matéria, os nomes de Cristiano Ronaldo e Messi são (invariavelmente) os mais comuns, uma vez que são eles os "monstros do golo". Batem recordes atrás de recordes e não há ninguém capaz de lhes fazer frente. No entanto, existem mais goleadores para além destes dois "extraterrestres".

Em Espanha, os já referidos Messi e Cristiano Ronaldo estão no topo da tabela dos melhores marcadores, assim como Falcao. No entanto, Ruben Castro, actualmente ao serviço do Bétis de Sevilha, já leva 12 golos apontados em La Liga. Por sua vez, Espanha é a origem do "jogador sensação" da Premier League 2012-13. Contratado ao Rayo Vallecano, Michu chegou ao Swansea por uma verba a rondar os 2,5M€, e até ao momento tem sido um dos destaques, não só da equipa, mas também de toda a competição. No total, o atacante espanhol já leva 15 golos no campeonato, estando na luta pelo troféu de melhor marcador, juntamente com van Persie e Suàrez.

Na Serie A, Cavani e El Shaarawy têm sido os marcadores de serviço, mas o "eterno" Antonio Di Natale continua a dar mostras de que a qualidade não tem idade. O capitão da Udinese leva já 14 tiros certeiros, prometendo mais golos até ao fim do ano desportivo. Em França, "Ibra" tem não tem dado hipóteses a ninguém. Ainda assim, o internacional gabonês Aubameyang e Darío Cvitanich seguem o sueco com 14 e 12 golos cada. Por seu turno, em solo germânico, Kiessling tem estado em boa forma (15 golos), mas a principal surpresa tem sido o ponta de lança do Mainz (8º na competição), Adám Szalai. O húngaro leva, até ao momento, 12 golos, sendo a principal fonte de rendimento do conjunto alemão. Não obstante, os goleadores estão activos por essa Europa fora, não se concentrando apenas nas principais ligas do Velho Continente. Por exemplo, na Holanda, o costa-marfinense Bony, actualmente ao serviço do Vitesse, tem sido um dos principais artilheiros deste ano desportivo. Até agora, leva 22 golos, sendo seguido de perto por Graziano Pellè (Feyenoord) com 18 e o islandês Finnbogason (Heerenveen) com 17. Na Escócia, a liderança na tabela de melhores marcadores é dividida por 2 jogadores: McKay (Inverness) e Griffiths (Hibernian) ambos com 18 tentos, enquanto Djebbour (Olympiacos) e Kerzhakov (Zenit), são os melhores marcadores do campeonato grego e russo, com 17 e 10 golos, respectivamente. Em países com menor visibilidade, destaque para Henrikh Mkhitaryan (Shakhtar Donetsk - 17 golos), Carlos Bacca (Clube Brugge - 19 golos), Raul Rusescu (Steatua - 17 golos), Kalu Uche (Kasimpasa – 13 golos) e Burak Yilmaz (Galatasary) que, a juntar aos 7 tentos que leva na Liga dos Campeões pelo Galatasary, junta-lhes mais 12 no principal escalão do futebol turco. Por cá, Jackson Martínez perfila-se como o principal candidato a vencer a luta pelo troféu de melhor marcador. O "Cha Cha Cha" já leva 22 golos na liga portuguesa, sendo seguido por Cardozo (14) e Éder, com 13.

São estes os goleadores de serviço por toda a Europa. Alguns surpreendem, outros nem tanto. Ainda assim, todos têm algo em comum: golos. Alguém conseguirá dar luta a Messi e a Cristiano Ronaldo na corrida pela bota de ouro? Qual o nome mais surpreendente nesta "lista"? Alguém apostaria em Michu, Di Natale ou Kiessling? E a que se deve as ausências de jogadores como Rooney, Agüero, Milito, etc? E em Portugal? Era expectável que Jackson liderasse desta maneira?

André Mesquita

Etiquetas: