Curiosidade: Desde que Jesualdo assumiu o comando técnico do Sporting o clube leonino perdeu 11 pontos; Leões estão a 12 pontos do Braga (4º lugar) e a 13 do Paços (3º)

O Sporting perdeu à 20.ª jornada a hipótese matemática de chegar ao título de campeão nacional, depois de somar o oitavo desaire frente ao Estoril-Praia. Nunca os leões tinham ficado tão cedo afastados matematicamente do título. Mas, se esta era uma realidade óbvia há muito, a curiosidade é outra:

Desde que Jesualdo assumiu o comando técnico do Sporting o clube leonino perdeu 11 pontos na Liga, fruto de 3 derrotas diante de Estoril, Rio Ave e Marítimo, e um empate frente ao Guimarães. Curiosamente, e apesar de os leões há muito estarem afastados do título, não deixa de ser caricato que os verde e brancos com outro sucesso neste período podiam estar em cima de Braga (4º classificado, a 12 pontos) e Paços (3º, com mais 13 pontos). 

Sendo certo que este cenário se deve, e muito, ao mau início de Sá Pinto e ao desastre que foi a dupla Vercauteren/Oceano, e que JF era dos poucos com capacidade para inverter o rumo dos leões nesta fase (só até final da época, para a próxima continuamos a afirmar que o clube leonino precisa de outro técnico, de preferência mantendo o veterano na estrutura). É estranho constatar que uma época que ainda há um mês parecia completamente perdida, podia ter sido significativamente atenuada com outro desempenho nesta era Jesualdo (e o Sporting precisa de como pão para a boca de chegar à LC). Resta ao clube leonino aproveitar as últimas jornadas para duas situações: 1ª - Permitir a afirmação de alguns jovens (assim na próxima época já não precisam de "queimar" etapas; 2ª - Evitar uma classificação final humilhante. Prova de que estamos perante uma liga nivelada por baixo: Benfica e Porto a cavarem um fosso enorme para as restantes, onde até um Sporting a viver um autêntico pesadelo bastava ter um pouco mais de critério para facilmente estar no 3º/4º lugar (aquela fase da saída de Sá Pinto até ao fim do reinado Vercauteren matou os leões). Quem deve ser o treinador dos leões em 2013-14?

Etiquetas: