Benfica derrota Paços de Ferreira e continua colado ao FC Porto; Encarnados não precisaram de acelerar, perante um Paços que não justificou o 3º lugar na Liga

Benfica 3-0 Paços de Ferreira (Enzo Pérez 8´, Cardozo 47´ e Salvio 84´)

O Benfica derrotou o Paços de Ferreira por 3-0 e voltou a colar-se ao FC Porto no topo da Liga ZON-Sagres (os dragões têm uma diferença de golos de 39, contra 36 do Benfica). Os encarnados marcaram em momentos decisivos, não precisaram de colocar mais intensidade na pressão e no ataque, perante um Paços que pouco fez para justificar o 3º lugar na tabela classificativa (o Sp. Braga já está a 1 ponto).

A equipa da casa entrou forte e chegou ao golo logo aos 8 minutos de jogo. A bola circulou pelo ataque do Benfica, com Salvio a assistir para a desmarcação de Enzo Pérez (apareceu no espaço e não falhou na cara de Cássio). Os encarnados continuaram a insistir no ataque, mas sem criar perigo (muitos cantos), enquanto o Paços não conseguia chegar à área de Artur. Maxi Pereira e Lima ainda obrigaram Cássio a defender, e no outro lado, André Leão fez o 1º remate perigoso dos castores, após erro de Luisinho (Artur defendeu para canto). Perto do intervalo, foi Cardozo a rematar ao poste, quando seguia isolado perante Cássio. A 2ª parte começou praticamente com o 2-0. Primeiro Cardozo obrigou Cássio a defender para canto, mas na sequência da mesma jogada, o paraguaio não falhou após um remate ao poste de Luisão. O Paços de Ferreira respondeu com dois remates sem perigo (Vítor e Josué), numa segunda parte bastante monótona (o Benfica trocava a bola com tranquilidade, enquanto o Paços não conseguia sair com perigo). O jogo terminou com mais um golo do Benfica, após jogada de Aimar. O argentino assistiu Lima, que cabeceou para o fundo da baliza, contudo, Ricardo ainda cortou a bola (já estava dentro) antes de Salvio confirmar o golo (resta saber a quem vai ser atribuído).

Destaques:

Benfica - Jogo controlado do início ao fim, sem grandes sustos e num ritmo tranquilo. A melhor noite possível após um jogo europeu e um duelo frente ao Sp. Braga, novamente a meio da semana. Jorge Jesus ainda conseguiu descansar Enzo Pérez (intervalo) e Cardozo (63´) para a partida da Taça da Liga, enquanto Luisinho voltou a mostrar pouca qualidade para jogar nos encarnados.

Paços de Ferreira - Péssima partida dos castores, talvez mesmo a pior da presente temporada. As saídas para o contra-ataque falharam sempre, e as únicas situações de perigo resultaram sempre após erros da defensiva do Benfica (pouca agressividade no meio campo e incapacidade em construir jogo ofensivo).

Salvio - Algumas perdas de bola (normal), mas muitos desequilíbrios causados na defensiva do Paços de Ferreira. O argentino fez bom uso da sua técnica e velocidade, e dos seus pés saíram muitas jogadas de perigo (ainda assistiu Enzo Pérez para o 1º golo e finalizou o 3º).

Lima/Cardozo - Os dois avançados deram bastante trabalho ao Paços de Ferreira, com o brasileiro a criar os desequilíbrios e o paraguaio a finalizar (ainda que tenha falhado na cara de Cássio).

Matic/Enzo Pérez - Jogo tranquilo e bem conseguido da dupla do meio campo encarnado. O argentino abriu o marcador e fez bons 45 minutos (saiu ao intervalo), enquanto o sérvio aplicou bem a sua técnica e capacidade de organizar jogo a meio campo.

Ola John/Maxi Pereira - Jogo q.b. do holandês e do uruguaio. Ola John iniciou a jogada do 1º golo e esteve assertivo no passe (ainda que não tenha feito muito uso da sua técnico), enquanto Maxi deu alguma profundidade ao seu flanco (apesar de não ter construído jogadas de perigo).

Luisinho -  Se o jogo dos encarnados foi tranquilo, já a exibição do lateral esquerdo deixou muito a desejar. Reencontrou a sua antiga equipa, mas apareceu nervoso, perdeu inúmeras bolas em zonas perigosas e não conseguiu dar profundidade ao ataque.

Etiquetas: ,