Balotelli, El Shaarawy e M. Niang: Juventude, "loucura", mas um enorme talento na frente de ataque rossonera

Numa equipa habitualmente "envelhecida", com uma política de contratações onde sempre foram privilegiados jogadores com elevada maturidade, os tempos recentes transmitem uma nova mensagem. De chegadas ao clube de jogadores maioritariamente já na casa dos trinta anos, com rodagem, assistimos agora a uma aposta em jogadores jovens de elevado potencial.

Numa referência à frente de ataque rossonera, esta é talvez uma das mais entusiasmantes da Europa actualmente. Não esquecendo que existem Robinho, Pazzini e Bojan, os restantes elementos têm uma média de idades de apenas 20 anos. Balotelli tem 22, El Shaarawy 20, e M'Baye Niang apenas 18. Muita juventude, também muita "loucura", mas acima de tudo um enorme, enorme talento. Três atacantes que muito têm em comum. Com ascendência africana, mas internacionais por Itália (Balotelli e Shaarawy) e França (Niang, pelos sub-21 gauleses), são também conhecidos pelas suas vivências fora das quatro linhas, se bem que neste aspecto...ninguém bate Super Mário. O craque italiano, contratado ao Man. City no último mercado de Inverno, é o que se pode denominar de uma "estrela", conseguindo com isso devolver ao AC Milan o mediatismo que provocavam Kaká, Pirlo ou Ibrahimovic, nos tempos que envergavam a camisola do clube. Resta saber se o será pelo seu desempenho dentro...ou fora das quatro linhas. Já El Shaarawy, "O Faraó" é o segundo melhor marcador da Serie A até à data, tendo sido ele o autor do golo da equipa no último empate no derby de Milão, algo muito apreciado pelos adeptos. E se os dois prometem uma dupla diabólica na recta final da Serie A, convém também ter em conta M'Baye Niang, segundo marcador mais novo da história do clube, e dono de um elevado potencial.

Uma abordagem ao mercado que também é verificada nas outras áreas do terreno. Boateng ainda é relativamente novo, nasceu em 1987, e na defesa Constant e De Sciglio têm ainda muitos anos pela frente. Em suma, uma equipa com jovens de muita qualidade (tem ataque para mais do que uma década), completamente o oposto daquela que era a imagem do Milan nas últimas décadas, onde sempre privilegiaram uma maior experiência. Até onde pode chegar este trio? Tendo em conta que Niang e  Shaarawy podem jogar descaídos numa das alas, podem os três ser o ataque mais temido do mundo daqui a uns anos, ou os problemas fora das quatro linhas irão prevalecer? A diferente abordagem ao mercado por parte do AC Milan é reflexo da crise económica existente? 

A. Carvalho

Etiquetas: