Rajon Rondo (lesão) termina temporada (mesmo assim os Celtics bateram os Heat, após 2OT); Lionel Messi faz um "poker" (5-1 ao Osasuna); Tottenham e Liverpool eliminados da FA Cup por equipas secundárias (Leeds e Oldham), Chelsea vai a desempate (frente ao modesto Brentford); Paços de Ferreira derrota Moreirense por 5-0; Cabo Verde consegue qualificação histórica para os quartos-de-final da CAN; Espanha "esmaga" Dinamarca na final do Mundial de Andebol (35-19)

NBA - Rajon Rondo sofreu uma rotura nos ligamentos cruzados e vai ser operado em breve. O PG dos Celtics não vai poder dar mais o seu contributo nesta temporada, deixando a equipa de Boston numa posição incómoda na tabela. Mesmo sem Rondo, os Celtics alcançaram uma excelente vitória sobre os Miami Heat. A partida só foi resolvida após dois prolongamentos (100-98), com boas exibições de LeBron James (34 pts, 16 reb, 7 ast e 3 stl), Kevin Garnett (24 pts, 11 reb, 4 ast e 3 blk) e Paul Pierce (17 pts, 13 reb e 10 ast). Os Lakers conquistaram a 2ª vitória consecutiva, depois de derrotarem os Thunder por 105-96. A partida ficou novamente marcada pela exibição all-around de Kobe Bryant, que voltou a ficar a 1 ressalto do triplo-duplo. O SG dos Lakers marcou 21 pts, 9 reb e 14 ast, enquanto Pau Gasol também rubricou exibição muito positiva (16 pts). Kevin Durant (35 pts) e Westbrook (17 pts, 9 reb e 13 ast) foram pouco eficazes no ataque e na defesa (os Lakers lançaram acima de 55%). Até que ponto a lesão de Rondo pode afectar os Celtics? A equipa de Boston vai fazer algumas trocas para ficar mais competitiva? Quem vai substituir o base no All-Star Game? Os Lakers vão começar uma boa série de vitórias, rumo aos playoffs?

Andebol - A Espanha conquistou o seu 2º título Mundial de Andebol, depois de derrotar a Dinamarca, numa final disputada em Barcelona. Esperava-se um jogo equilibrado, contudo, "nuestros hermanos" não tiraram o pé do acelerador e venceram por 35-19 (18-10 ao intervalo). Os dinamarqueses perderam uma final de um Campeonato do Mundo pela 3ª vez, enquanto a Croácia levou a melhor sobre a Eslovénia para a medalha de Bronze (31-26). Sete ideal: Niklas Landin Jakobsen (DIN), Timur Dibirov (RUS), Alberto Entrerrios (ESP), Domagoj Duvnjak (CRO), Julen Aguinagalde (ESP), Laszlo Nagy (HUN) e Hans Lindberg (DIN). MVP - Mikkel Hansen (DIN). Campeão justo? Equipa Ideal? MVP?

CAN - Final dramático no grupo A, com Cabo Verde a sorrir no final (vitória por 2-1 sobre Angola). Os "Tubarões Azuis" estiveram grande parte do encontro fora da zona de qualificação, mas nos últimos 10 minutos deram a volta aos angolanos. Os "Palancas Negras" marcaram primeiro, num auto-golo de Nando (33´), mas Fernando Varela (81´) e Heldon (90´+1) ofereceram a histórica qualificação aos cabo-verdianos (o guarda-redes Lama ficou mal na fotografia). Na outra partida do grupo, Marrocos e África do Sul empataram 2-2. O vimaranense El Adoua (10´) inaugurou o marcador, Mahlangu empatou aos 71 minutos, Hafidi (82´) voltou a colocar os marroquinos na rota da qualificação, mas Sangweni fez o resultado final aos 86 minutos. Qualificação justa da África do Sul e de Cabo Verde?

Liga ZON-Sagres - O Paços de Ferreira aproximou-se do Sp. Braga (1 ponto), depois de golear o Moreirense por 5-0. Os cónegos voltaram a ser derrotados por estes números, desta vez no seu próprio recinto. A equipa de Paulo Fonseca continua a realizar um campeonato de grande nível, com apenas 2 derrotas (Benfica e FC Porto) e 12 golos sofridos (os mesmos que o Benfica). Paolo Hurtado (24´e 57´) e Vítor (45´e 89´) bisaram na partida, enquanto Luiz Carlos (69´) marcou o 4º golo dos "castores". O Nacional também venceu fora de portas (2-0 em Setúbal) e afastou-se dos lugares perigosos (Rondon 51´e Candeias 67´), enquanto Marítimo e Rio Ave empataram 1-1 (Roberge 41´; Ahmed Hassan 43´). Na partida da noite, o Estoril esteve perto da vitória, mas o Olhanense levou 1 ponto da Amoreira (3-3). Steve Vitória bisou (9´g.p. e 29´g.p.) e Evandro fez o momentâneo 3-1 (46´), enquanto do lado algarvio marcaram Tiago Targino  (20´), Maurício (59´) e Rui Duarte (68´ g.p.). Principais destaques? Poderá o Paços de Ferreira lutar pelo 3º lugar?

II Liga - O Desp. Aves empatou 2-2 na recepção ao FC Porto B e perdeu a oportunidade de igualar o Arouca na classificação (embora com mais 1 jogo). Rabiola (22 g.p.) marcou primeiro, contudo, Tozé (25´) e Dellatorre (29´) deram a volta pouco tempo depois. Mesmo em cima do apito final (90´+4), Dally marcou o golo do empate. Nas outras partidas do dia, destaque para o regresso às vitórias do Marítimo B, depois de 2 empates e 11 derrotas (1-0 frente ao Vit. Guimarães B, com golo de André Ferreira 77´). O Sporting B empatou 0-0 frente ao Atlético, enquanto o Tondela subiu ao 5º lugar, depois de derrotar o Santa Clara por 4-2 (Fábio Pacheco 16´, João Pica 35´e 39´g.p. e Piojo 90´+4; Pacheco 18´e Paulo Monteiro 44´). Restantes resultados: Portimonense 3-0 Freamunde (Márcio Madeira 45´+3 e Simmy 57´e 82´), Naval 2-0 Feirense (João Martins 31´e Vítor Alves 87´), U. Madeira 0-0 Sp. Braga B, Penafiel 2-0 Sp. Covilhã (Sérgio Organista 21´g.p. e Rafa 64´) e Leixões 2-1 Trofense (Luís Silva 11´e Mailo 48´; Jonathan 90´)

La Liga - Cristiano Ronaldo começou o dia com um hat-trick e Messi respondeu com um poker... O pequeno argentino continua inspirado e já chegou aos 33 golos na Liga Espanhola (21 jornadas). O Barcelona derrotou o Osasuna por 5-1, jogando cerca de 65 minutos com mais um jogador (Arribas fez grande penalidade e foi expulso aos 27 minutos). Messi brilhou (11´, 28´g.p., 56´e 58´), Pedro Rodriguez marcou o outro golo catalão (40´), enquanto Loe marcou para a equipa de Pamplona (24´). O Atl. Madrid foi derrotado por 3-0 em Bilbao e deixou os catalães com 11 pontos de vantagem na frente da La Liga. O Málaga subiu ao 4º lugar, depois de vencer em Maiorca por 3-2, enquanto Rayo Vallecano (3-0 ao Bétis) segurou o 6º lugar. A que marca pode chegar Lionel Messi?

Serie A - O Nápoles reduziu distâncias para a Juventus, depois de ganhar em Parma por 2-1 (Cavani resolveu aos 85´), enquanto o AC Milan continua numa excelente recuperação (vitória por 1-0 no terreno da Atalanta, com golo de El-Shaarawy) e só está a 6 pontos do 3º lugar. O Inter tropeçou na recepção ao Torino (2-2), tal como a AS Roma em Bolonha (3-3). Udinese (1-0 ao Siena) e Catania (2-1 à Fiorentina) aproximaram-se dos lugares europeus, enquanto a Sampdoria aplicou a goleada da jornada (6-0 ao Pescara).

Bundesliga - O Bayern Munique derrotou o Estugarda por 2-0 e aumentou a vantagem na frente da Liga Alemã. Os bávaros têm agora 11 pontos de vantagem para o Bayer Leverkusen. Na outra partida do dia, o Hamburgo derrotou o Werder Bremen por 3-2.

Ligue 1 - O PSG derrotou o Lille por 1-0 e colou-se ao Ol. Lyon na frente da Liga Francesa. O único golo da partida foi apontado por Chedjou, na própria baliza (68´). O St-Etienne derrotou o Bastia por 3-0, enquanto o Bordéus venceu em Nice, por 1-0.

FA Cup - A Taça de Inglaterra deixou mais surpresas para este domingo, com as derrotas do Tottenham e Liverpool, perante equipas de outro escalão. A equipa de André Villas-Boas foi surpreendida pelo Leeds United (2-1), enquanto os reds perderam no reduto do Oldham Athletic (3-2). O Chelsea sofreu para arrancar uma igualdade num raro derby frente ao Brentford (2-2), com Fernando Torres a marcar o golo do empate aos 83 minutos. Como se explicam estes desaires?

Etiquetas: , , , , , , , , ,