Norwich aumenta a proposta por Wolfswinkel; Garrett McNamara voltou a desafiar a força da Natureza na Nazaré; João Faria (Benfica) reforça o Salamanca; Palermo contrata Nelson; Gana vai defrontar Cabo-Verde na CAN; Ana Azevedo eleita a 3ª melhor jogadora de Futsal do Mundo

Sporting - De acordo com o que o Visão de Mercado conseguiu apurar, depois de uma proposta inicial de 7 milhões de euros (mais 3 por objectivos), o Norwich voltou à carga por Wolfswinkel e está muito próximo dos valores pretendidos pelos leões. Fiorentina e outros clubes da Premier League também sondaram o clube leonino, e os próximos dias vão ser decisivos. VM - Como referímos há uns dias (ler aqui), o holandês é o único activo do plantel que os leões deviam tentar segurar até final da época. Só ele e Patrício tem estado a um nível positivo, não tem uma alternativa válida no elenco leonino, e apesar das críticas (injustas) que é alvo parece ser mais vítima que culpado em Alvalade (actua praticamente numa ilha, mesmo assim já apontou 12 golos esta época - é praticamente o único que marca...o Sporting é a equipa de top na Europa com os defesas e médios menos produtivos -, e num ciclo positivo tem tudo para somar mais na 2ª volta). A juntar a isto, há pelo menos 2 cenários que o clube leonino deve evitar: - transaccionar um elemento para um emblema muito inferior (pois no futuro, será dificil motivar jogadores a ingressar nos leões - um jovem holandês se perceber que o salto que dá quando sai do Sporting é para um Norwich?! como é óbvio vai optar por continuar na Holanda; - Se por exemplo os verde e brancos venderem Wolfswinkel por 12 milhões só ficam com 4,2 milhões, considerando que o avançado custou 5,2 mesmo juntando a este montante os 3 milhões que os leões já ganharam com a venda aos fundos, dá um lucro de apenas 2 milhões...e lucrar 2 milhões com um avançado que na 1ª época marcou 25 golos e esta temporada (sem penáltis) já leva 12 é ridículo ainda para mais quando esses 2 teriam de ser canalizados para o reforço do ataque. No entanto, também é evidente que alguns factores podem levar à sua saída: uma boa proposta (o ideal seria 8 milhões pelos 35% do passe), a necessidade dos leões realizarem um encaixe financeiro, e a própria vontade do jogador (denota já algum desgaste pela maneira como é tratado pelo adeptos leoninos). Caso seja transferido, e mesmo com Rubio a justificar há muito uma presença mais assídua na equipa A (o próprio Etock tem características que podiam ser melhor potenciadas no conjunto principal que na equipa secundária), o Sporting será certamente obrigado a ir ao mercado, o que nesta fase é uma tarefa que requer uma visão de mercado muito acima da média: faltam poucos dias para o final da janela de transferências; é sempre complicado contratar um bom avançado, são cada vez menos os que dão garantias de golos, e nesta fase ainda mais; e por último, a saída do holandês obrigaria à aquisição de pelo menos 2 dianteiros (e Kléber dos nomes falados é o único que podia ser uma mais-valia no clube leonino). Deve o Sporting vender Wolfswinkel neste defeso de Inverno? Qual o valor de mercado do holandês? Caso seja transferido, quem o deve substituir?

CAN - O Gana derrotou a selecção de Níger por 3-0 e marcou encontro com Cabo Verde, nos quartos-de-final da Taça das Nações Africanas. Asamoah Gyan abriu o activo aos 6 minutos, o portista Atsu fez o 2-0 aos 23 minutos e John Boye fez o resultado final aos 49 minutos. Na partida decisiva do grupo, o Mali empatou 1-1 frente à RD Congo e ficou com o 2º lugar do grupo B. Mbokani ainda fez o 1-0 para os congoleses (3´g.p.), mas Mamadou Samassa igualou aos 15 minutos. Cabo Verde-Gana e Mali-África do Sul, prognósticos?  

Nelson - O destino podia ter sido o Vasco da Gama, mas o lateral português vai jogar no Palermo, nas próximas duas temporadas e meia. Boa opção para o jogador e para os italianos?

Futsal - Ana Azevedo foi eleita a 3ª melhor jogadora de Futsal do Mundo, numa eleição levada a cabo pela Futsal Planet (votação por parte de todos os seleccionadores). Mélissa Antunes também ficou no top-10 (8º lugar), numa lista liderada pelas brasileiras Vanessa (1ª) e Marcela (2º). Nomeação justa? O Futsal Feminino tem futuro em solo nacional?

Surf - Garrett McNamara voltou a desafiar a força da Natureza. O Havaiano surfou (novamente) uma montanha de água na Nazaré (algo semelhante à onda de 27,5 metros de altura que enfrentou em 2011). Qual o limite de McNamara? Mais uma excelente notícia para a Nazaré (turismo e promoção no exterior)?

João Faria - O defesa português vai assinar contrato com o Salamanca (até 2016), da II Divisão B espanhola, numa transferência onde não foram divulgados os valores. O jovem chegou ao Benfica via Varzim (juntamente com Duarte Duarte), revelando não ser uma mais-valia para os encarnados (o negócio com os poveiros ocorreu com um ano de atraso). Boa opção para João Faria?

Etiquetas: , , , , ,