Mercado: Alexandre Pato assina pelo Corinthians (custou 15 milhões, há um ano o Milan tinha vendido o avançado ao PSG por 35); Sílvio aumenta para 8 o nº de portugueses no Deportivo; Santos contrata Montillo; Grémio ofereceu 3 milhões por 50% do passe de Souza (FC Porto); Artur (ex-Beira-Mar) apresentado no Marítimo

Alexandre Pato - Agora é oficial! O avançado vai representar o Corinthians nas próximas 4 temporadas, o Timão pagou 15 milhões de euros ao Milan por 100% do passe (mas o internacional brasileiro vai ficar com 40%). VM - Mais um nome estratosférico a engordar o cada vez mais cotado Brasileirão. Prova da valia do campeonato e principalmente da capacidade financeira dos clubes brasileiros (veremos como será depois do Mundial de 2014). Quanto ao avançado, soube a pouco esta sua passagem pela Europa. Tem talento mais do que suficiente para ser figura em praticamente todos os clubes europeus, mas as lesões impediram que explodisse definitivamente (a 100% é na nossa opinião o melhor avançado centro brasileiro da actualidade). No entanto, ainda é novo (apenas 23 anos) e no futuro poderá abraçar um novo projecto no velho continente. Na perspectiva do Corinthians será interessante ver como irá actuar ao lado de Guerrero (sem esquecer a presença de Emerson e Romarinho) e principalmente se será suficiente para bater o Flu, Santos, Grémio, Inter e São Paulo. No que diz respeito ao Milan, financeiramente a transferência é um desastre, considerando que custou 24 milhões de euros, as abordagens do Chelsea no passado e a recusa do avançado (ler aqui) em sair há um ano para o PSG (quando os parisienses ofereceram 35 milhões). Conseguirá Pato voltar ao nível do passado (foi eleito o Golden Boy em 2009) e ser titular no Mundial 2014? O Timão com esta aquisição passa a ter o plantel mais forte do Brasileirão (ou ainda não é suficiente para bater o Flu)? E no que diz respeito ao campeonato brasileiro, estas transferências, colocam a liga em que lugar no ranking das melhores do Mundo? Por último, quem poderá substituir o brasileiro no Milan (considerando a actual política de mercado, mais de vendas do que compras, o mais provável é que jogadores como Niang e quem sabe Hachiim Mastour tenham, à semelhança do que aconteceu com El Shaarawy, oportunidade para se afirmarem)?

Brasileirão - Cris (ex-Galatasary) apresentado no Grémio; Santos contrata Montillo (um dos melhores médios do Brasileirão nos últimos anos); Eduardo Vargas (Nápoles) fortemente pretendido pelo São Paulo; Flamengo na frente por Nené (PSG).

Sílvio - Vai representar o Deportivo da Corunha até final da época por empréstimo do Atl. Madrid. Com o lateral direito voltam a ser 8 o nº de portugueses no Depor (depois do regresso, do dispensado, Roderick, ao Benfica): Sílvio, Pizzi, Bruno Gama, Nélson Oliveira, Zé Castro, André Santos, Tiago Pinto e Diogo Salomão, isto sem contar com o luso-brasileiro Evaldo e a equipa técnica de Domingos Paciência. VM - Fazemos votos que Sílvio volte ao nível que apresentou quando passou pelo Braga - o que demonstrou esta época não chegava sequer para ser titular em grande parte das equipas do nosso campeonato, ficou claramente afectado pela lesão - seria importante para o Depor e para a própria selecção. Por outro lado, parece evidente que é duplamente importante que o conjunto de Domingos não desça de divisão: em 1º lugar pela ligação dos jogadores e treinador ao futebol português, em 2º, pois caso os galegos desçam, este rótulo de equipa mais portuguesa de Espanha terá certamente consequências em termos de mercado para os clubes nacionais (os jogadores das nossas equipas no país vizinho vão ser olhados com alguma desconfiança, e com isso haverá uma desvalorização).

Souza - De acordo com a imprensa brasileira, o Grémio propôs 3 milhões de euros ao FC Porto por 50 por cento do passe do médio (os azuis e brancos inicialmente pediram 10). Bom negócio? Ou o médio é a alternativa a Fernando que o campeão nacional precisa, e deve ficar no Dragão até final da época?

Newcastle - Depois da contratação de Mathieu Debuchy (lateral direito titular na França no Euro) ao Lille, Alan Pardew admitiu que os Magpies estão no mercado por um avançado.

Liga Zon-Sagres - Artur, médio que se destacou nos últimos 2 anos no Beira-Mar, emprestado ao Marítimo pelo Chornomorets, até final da temporada; Vítor Vinha (rescindiu ontem com o Olhanense) apresentado no Gil Vicente; João Tomás confirmado no Rec. Libolo (Rio Ave vai ser compensado financeiramente).

NBA - Os Raptors seguem numa excelente série (8-2), tendo derrotado os Blazers por 102-79 (o rookie Terrence Ross fez a sua melhor pontuação na NBA, com 26 pts). Os Bulls ganharam em Orlando (96-94), com Boozer (31 pts e 11 reb), Gibson (21 pts e 11 reb) e Deng em destaque (23 pts). Jameer Nelson regressou após lesão, mas os seus 32 pts foram insuficientes. Kings (97-94 em Cleveland), Grizzlies (93-83 em Boston) e Spurs (117-110 em Milwaukee) ganharam fora de casa (Tim Duncan marcou 28 pts, 13 reb, 6 ast e 3 blk), enquanto os Pacers (89-81 sobre Washington), Rockets (104-92 sobre os Hornets), Warriors (115-94 sobre os Clippers, com uma grande partida de S. Curry), Suns (95-89 sobre os Sixers) e Jazz (106-84 sobre os Wolves) triunfaram com maior ou menor dificuldade em casa. Os Nets redimiram-se da derrota em San Antonio, com uma vitória por 110-93 em Oklahoma (Joe Johnson marcou 33 pts) e os Miami Heat derrotaram os Dallas Mavericks por 119-109, após prolongamento (OJ Mayo marcou 30 pts, mas LeBron esteve em grande nível, com 32 pts, 12 reb, 9 ast e 3 stl).

Etiquetas: , , , , , , , , , ,