Futebol Nacional - Epílogo de 2012 e Antevisão de 2013

O FC Porto voltou a ser a equipa mais forte em 2012, mas apesar de ter vencido a Liga e Supertaça foi menos dominador que outros anos. Para além dos dragões, destaque também para a Académica, pela conquista da Taça de Portugal e para a boa presença das equipas portuguesas nas competições europeias. Portugal terminou a temporada 2011-12 no 5º lugar do ranking europeu, apesar das saídas precoces de FC Porto e Sp. Braga. Os quartos-de-final da Liga dos Campeões alcançados pelo Benfica e as meias finais do Sporting na Liga Europa foram marcos importantes no ano de 2012. Nesta 2ª parte do ano, Sp. Braga e Sporting desiludiram, o Benfica também tinha a obrigação de fazer mais na LC, enquanto os dragões asseguraram os oitavos-de-final da LC. A nível interno, o campeonato sorriu ao FC Porto, que conseguiu recuperar pontos para o Benfica na fase final e conquistar o bicampeonato. Vítor Pereira deu sequência ao trabalho de André Villas-Boas e, apesar de bastante criticado pelos próprios adeptos, levou a nau portista ao topo da Liga (apenas 1 derrota), conquistou mais uma Supertaça (Jackson Martínez selou o triunfo aos 90 minutos) e ainda não perdeu para o campeonato em 2012-13 (apesar da eliminação da Taça de Portugal). O Benfica conquistou a 4ª Taça da Liga da sua história, apesar de ter sido um ano com muitos altos e baixos: os encarnados tinham o campeonato praticamente na mão e deixaram-no fugir, e apesar da boa campanha na LC na época passada e o trabalho positivo nesta 2ª metade do ano, acabar 2012 apenas com uma Taça da Liga, considerando o investimento, é manifestamente pouco. A temporada 2012-13 começou com a falta de um defesa esquerdo e com as saídas de Javi Garcia e Witsel, mas Jorge Jesus mantém as águias em todas as frentes (apesar da saída da LC) e sem derrotas no campeonato. O ano de 2012 ficou igualmente marcado pela transferência de Hulk (ele que tinha sido o jogador mais marcante da Liga nos últimos anos) e pelo declínio do Sporting: nenhum título e uma 2ª metade de 2012 que vai ficar na história dos leões pelos piores motivos. No Verão de 2012 disputou-se o Europeu de futebol, com uma excelente prestação da selecção nacional. Inseridos no grupo da morte, Portugal começou com uma derrota frente à Alemanha (0-1) e uma vitória arrancada a ferros frente à Dinamarca (3-2). O 3º jogo, frente à Holanda, mostrou o melhor de Cristiano Ronaldo e das transições ofensivas da selecção das quinas (não fossem as oportunidades desperdiçadas e o 2-1 tinha sido 6-1 ou mais). A Rep. Checa foi o adversário ideal para os quartos-de-final, com novo desperdício na hora do remate e mais um golo decisivo de Cristiano Ronaldo. Depois... chegaram as meias finais e a Espanha. Portugal conseguiu segurar a armada espanhola, mas não produziu o suficiente no ataque (0-0) e o jogo foi para as grandes penalidades. Portugal cedeu e os espanhóis sagraram-se campeões europeus.

Os melhores do Ano para o VM:

Guarda-Redes - Rui Patrício - O principal responsável pela presença do Sporting nas meias-finais da Liga Europa. Juntou a isso uma boa participação no Euro 2012.
Lateral Direito - Maxi Pereira - Alguns golos e exibições importantes na LC da época passada (principalmente contra o Zenit). Nesta 2ª metade do ano, tem desiludido, mas a concorrência não foi melhor.
Lateral Esquerdo - Insúa - Foi um dos defesas com mais golos na Europa na temporada passada. Esta época perdeu o fulgor que exibiu na 1ª metade do ano, mas tal como Maxi acabou por fazer mais que a concorrência.
Central (lado direito) - Maicon - Assumiu-se como o "patrão" da defesa portista e foi um dos principais responsáveis pela recuperação do FC Porto na tabela classificativa na época passada.
Central (lado esquerdo) - Garay - Um ano a roçar a perfeição (principalmente nesta 2ª metade). Excelentes exibições.
Médio Defensivo - Custódio - Foi o grande reforço de Inverno do Sp. Braga na época passada. Depois de ter estado parado por lesão na 1ª metade de 2011-12, o internacional português entrou em Janeiro cheio de força e emprestou uma qualidade assinalável ao meio campo bracarense (figurou quase sempre no top mensal do VM). Mesmo nesta 2ª metade da época tem sido o jogador minhoto em maior evidência.
Médio Centro - Moutinho - Regularidade, qualidade e além de um bom campeonato, um excelente Euro2012.
Extremo Direito - Hulk - Melhor jogador da Liga Zon-Sagres 2011-12. Foram as exibições do Incrível (principalmente nas últimas 10 jornadas) que deram o título ao FC Porto.
Extremo Esquerdo - James - Muitos golos, muitas assistências e um papel preponderante no campeão nacional.
Avançado - Lima - Foi o melhor jogador do Sp. Braga na época passado e o 2º melhor da Liga, esta época deu continuidade no Benfica ao bom nível que apresentou em 2011-12.
Avançado - Cardozo - Melhor marcador em Portugal em 2012, com 34 golos (43 jogos). Um registo impressionante.
Melhor Treinador - Vítor Pereira - Apesar das dificuldades (vários jogadores contrariados, perdeu Falcao na última semana de Agosto e uma herança complicada deixada por AVB) conquistou 2 títulos (campeonato e Supertaça) e nesta 2ª metade do Ano tem apresentado um FC Porto dominador (mesmo sem Hulk), tendo conseguido o que faltou em 2011-12 (o sucesso na LC).
Melhor jogador - Hulk - Praticamente sozinho ofereceu o campeonato ao FC Porto, algo que diz bem da importância que teve em 2012.
Jogador Revelação - Melgarejo - Excelente época no Paços (apontou 10 golos e já a meio da época tinha merecido esta distinção pelo VM, ler aqui) e uma afirmação notável no Benfica nesta 2ª metade do ano.

2013

O campeonato parece destinado a uma luta a 2, novamente com Benfica e FC Porto na discussão. Ambas as equipas ainda não perderam qualquer jogo na Liga (dia 13 de Janeiro será um dia importante) e têm dominado os seus adversários com alguma facilidade. O Sp. Braga parece estar lançado para o 3º lugar, aproveitando as fragilidades leoninas. Paços de Ferreira, Rio Ave e Estoril-Praia têm realizado uma competição interessante, mas a luta pela Liga Europa e despromoção promete grande animação em 2013. Uma das curiosidades do ano é perceber se o Sporting vai dar um pontapé na crise e conseguir um ano mais positivo. A outra prende-se com aquilo que o Rio Ave vai fazer (os vilacondenses apresentam excelentes recursos no seu plantel). Sp. Braga e Benfica também seguem com aspirações nas duas Taças, especialmente na Taça da Portugal (o Benfica não pisa o Jamor desde 2005, enquanto António Salvador espreita o 1º título da sua gestão). Em relação às competições europeias, Portugal, em princípio, vai regressar ao 6º lugar do ranking, pois Sp. Braga, Sporting, Académica e Marítimo foram precocemente eliminados (Briosa e madeirenses fizeram o possível). FC Porto (na LC) e Benfica (na LE) parecem com condições para chegar mais longe nas duas competições e levar o nome de Portugal mais além. No que diz respeito à selecção, será um ano decisivo tendo em vista a presença no Mundial 2014 (até ao momento a fase de qualificação foi um desastre).

Quem vai conquistar o título nacional? E as duas Taças? Poderá alguma equipa intrometer-se entre dragões e águias na Liga e "Gverreiros" e águias na Taça de Portugal? Conseguirá o Sporting dar a volta à crise? O que podem fazer Paços de Ferreira e Rio Ave? FC Porto e Benfica com condições para sonhar com uma final europeia?

Etiquetas: