FC Porto goleia Gil Vicente: Dragões saltaram para o topo da Liga, numa partida de sentido único e com grande intensidade por parte da equipa azul e branca (o primeiro tempo terminou com 83% de posse de bola para o FC Porto e 30-3 em ataques)

FC Porto 5-0 Gil Vicente (Danilo 4´, V. Vinha 12´a.g., Defour 54´e Varela 75´e J. Martínez 90´)

Os dragões golearam o Gil Vicente por 5-0 e saltaram para o 1º lugar da Liga ZON-Sagres (melhor diferença de golos que o Benfica: +32 contra +29). Uma partida de sentido único, com os azuis e brancos a imprimirem um ritmo bastante elevado e com segurança no transporte e troca de bola (ao intervalo, o FC Porto tinha 83% de posse de bola e 30-3 em ataques). O Gil Vicente apenas incomodou a defesa portista por duas ocasiões (Alex Sandro cortou uma jogada onde Hugo Vieira seguia isolado e um remate perigoso de Brito no 2º tempo) e não conseguiu segurar o ataque azul e branco (foram 5 golos, mas podiam ter sido mais). 

A partida começou praticamente com o golo de Danilo. O brasileiro aproveitou o espaço oferecido pelo Gil Vicente e arrancou rumo ao remate certeiro (a bola ainda desvio na defensiva contrária). A resposta dos gilistas surgiu por Hugo Vieira, que roubou a bola a Mangala e seguiu isolado para a baliza de Helton, valendo a rapidez de Alex Sandro, a cortar para canto. Aos 12 minutos, os dragões chegam ao 2-0. Otamendi recupera a bola na área contrária (na sequência de um canto), cruza com força e Vítor Vinha cabeceia para a sua própria baliza. O jogo seguia sempre o mesmo sentido, com o FC Porto a criar mais lances de perigo até ao intervalo (cabeceamento de Jackson, remate torto de Defour e novo lance de Jackson, que Adriano defendeu). No segundo tempo, o Gil subiu mais as linhas e... atacou mais. Contudo, apenas por uma ocasião é que levou perigo à baliza de Helton. Brito disparou forte, num lance que deu sensação de golo, mas a bola saiu perto do poste. A resposta dos dragões foi fatal. Defour fez "gato-sapato" de Éder e rematou entre Adriano e o poste, para o 3º golo do FC Porto. Aos 60 minutos, Cláudio recebe ordem de expulsão, deixando o Gil Vicente reduzido a 10 elementos (na sequência do livre, Moutinho rematou perto do poste). Os dragões não reduziram o ritmo até final e marcaram por mais duas vezes (assistências de Castro e Sebá, para os golos de Varela e Jackson Martínez), enquanto Adriano ainda negou o golo a João Moutinho e Izmaylov.

Destaques:

FC Porto - Exibição de gala dos dragões, sempre com grande intensidade e qualidade em todos os sectores do terreno. A falta de soluções ofensivas foi abafada pela entrega do meio campo portista e pelas subidas dos laterais, enquanto a posse de bola e transporte da mesma foi feita com soberania, tal como a pressão sobre o adversário (o Gil não conseguia sair a jogar).

Gil Vicente - Uma exibição bastante fraca e sem qualquer nexo para um emblema da I Divisão. Os gilistas não conseguiram dar três passes seguidos sem perder o esférico, não fizeram um remate com a direcção da baliza e apenas por três ocasiões passaram o meio campo na 1ª parte (para além de que os lances de bola parada, nem terem passado do 1º poste...). Obviamente que não é nos jogos frente aos "grandes" que os gilistas vão assegurar a permanência, mas a imagem deixada não foi, seguramente, a melhor. Hugo Vieira (1ª parte) e Brito (2ª parte) foram os únicos a tentar mexer com o jogo, enquanto que os restantes jogadores estiveram muito abaixo do que é exigível para uma equipa de primeira.

Defour - Excelente exibição do belga. Grande qualidade de passe, capacidade de pressão e sempre disponível, mesmo jogando junto à linha. Coroou a exibição com um golo de boa execução individual.

Moutinho/Lucho - O meio campo dos dragões esteve bem entregue à dupla, com capacidade de recuperação de bola, transporte de jogo e muita mobilidade (o português ainda procurou o golo por diversas ocasiões).

Varela/J. Martínez - O extremo português esteve activo pelo seu flanco e marcou um golo à ponta-de-lança, enquanto o colombiano esteve ao seu nível. Segurar a bola, desmarcar-se e marcar golo (ainda falhou outras duas boas ocasiões).

Alex Sandro/Danilo - Boa exibição do lateral esquerdo (cumpriu) e enorme exibição de Danilo. O lateral direito começou da melhor maneira, com um golo logo a abrir, e mostrou grande disponibilidade ofensiva (remates, cruzamentos e muitos desequilíbrios).

Mangala/Otamendi - O defesa francês teve dois lapsos que poderiam ser fatais (Hugo Vieira não aproveitou a primeira, e na segunda, o avançado foi carregado pelo jogador portista), enquanto Otamendi mostrou grande tranquilidade, segurança e ainda mexeu na frente (mérito no 2º golo).

Etiquetas: ,