Penalti de Cardozo nos descontos permite ao Benfica manter a invencibilidade interna em 2012-13; Encarnados revelaram alguma apatia mas continuam na liderança do grupo D da Taça da Liga (a irreverência do Moreirense merecia melhor sorte)

Moreirense 1-1 Benfica (Ghilas 42'; Cardozo 90'+2 g.p.)

O Benfica conquistou um ponto no terreno do Moreirense e mantém-se no primeiro lugar do grupo D, apesar de ter realizado uma exibição muito fraca. A equipa da casa mostrou a agressividade e capacidade de luta habitual, não permitiu grandes oportunidades de golo aos encarnados e merecia ter saído com outro resultado. Jorge Jesus apostou na maioria dos titulares, mas o descanso de Natal terá feito mal a muitos deles.


Quanto à partida, o Moreirense não deixou o meio campo do Benfica jogar e construir lances de perigo no ataque. Os cónegos foram mesmo a equipa mais perigosa e Ghilas quase marcou aos 10 minutos (o cabeceamento do argelino foi parado pelos reflexos de Paulo Lopes). Aos 25 minutos, foi Vinicius a aproveitar um ressalto e disparar um míssil, que passou perto da trave da baliza do Benfica. A equipa da casa chegou mesmo ao golo, perto do intervalo. Renatinho isolou Ghilas, que não facilitou frente a Paulo Lopes. No reinício de jogo, o avançado argelino ficou perto de bisar, quando cabeceou por cima da baliza dos encarnados. Aos 57 minutos, Lima é travado na grande área em falta, mas na conversão da grande penalidade, o brasileiro permitiu a defesa de Ricardo Andrade. O Benfica tentava reagir ao resultado negativo, mas as jogadas saíam bastante confusas e, algumas mesmo, sem qualquer nexo. Lima teve um cabeceamento para as mãos de Ricardo Andrade e Garay fez um desvio perigoso (Anilton afastou da área). O golo do empate surgiu já em tempo de compensação, noutra grande penalidade cometida pela defensiva do Moreirense. Cardozo, mais uma vez com grande calma, bateu Ricardo Andrade e manteve o Benfica na liderança do grupo.

A equipa de Jorge Jesus terá realizado uma das piores exibições da temporada, quer em futebol praticado, quer nas oportunidades de golo criadas (foram raras). Notou-se grande dificuldade em construir jogo, pouca agressividade, passividade no ataque e muitas perdas de bola (muitas delas depois de maus domínios de bola). Ola John e Salvio foram duas nulidades em ambos os flancos, bem como os dois defesas laterais (André Almeida ainda falhou no golo, pois colocou Ghilas em jogo), Cardozo esteve pouco agressivo, Lima desinspirado, enquanto Matic e Enzo Pérez foram dos menos maus (tentaram levar o jogo para a frente, mas a fraca mobilidade dos 4 elementos mais atacantes não os ajudou). Do lado contrário, mais do mesmo. O Moreirense é uma equipa batalhadora, agressiva no bom sentido, não se intimida com os grandes e não coloca autocarros à frente da baliza, contudo, falta sempre qualquer coisa para chegar às vitórias. Ghilas voltou a ser importante (pressionou muito, colocou os centrais do Benfica em sentido e ainda marcou um golo), Ricardo Andrade esteve bastante seguro (defendeu uma grande penalidade e esteve insuperável nas saídas a cruzamentos) e Diego Gaúcho realizou uma excelente exibição no centro da defesa. Principais destaques?

Etiquetas: , ,