Motociclismo – Epílogo de 2012 e Antevisão de 2013

MOTO GP: Jorge Lorenzo voltou a dominar e alcançou o seu 2º título na categoria. O espanhol teeve como opositor Dani Pedrosa que tendo talvez a melhor época até agora na categoria rainha, voltou a mostrar que falha nas alturas decisivas e vale sobretudo pela regularidade e não pela agressividade em pista. Podia ter sido um campeonato bem mais tranquilo para Lorenzo, não tivesse este caído mais vezes que o habitual, já que, fora Pedrosa, mais ninguém se mostrou a altura. Casey Stoner teve a sua época de despedida em que mostrou claramente que já se encontrava desmotivado (como fizeram ver as críticas às CRT durante toda a temporada, bem como a um ou outro piloto ou membro da FIM) e a que se juntou uma lesão a meio da temporada que o tirou de muitos GP’s , tendo como momento mais alto a vitória já clássica na Austrália. Já para Rossi, e apesar de ser o piloto com mais carisma e adeptos, voltou a andar arredado da frente e concluiu o seu purgatório na Ducati num 6º lugar que se deveu
em muito à regularidade (poucas quedas) e ao 2º lugar em San Marino numa corrida algo estranha e peculiar. A maior desilusão da época acabou por ser Ben Spies que esteve irreconhecível com quedas atrás de quedas, que lhe fizeram perder o lugar na Yamaha para 2013. Já as maiores surpresas,foram Andrea Dovizioso (mais confirmação que surpresa), Álvaro Bautista (muito ajudado pelas corridas com chuva) e Stefan Brandl que para época de estreia, acabou por se sair bem.

- Nas CRT, categoria estranha colocada no MotoGp, Alex Espargaro acabou por superar o favoritíssimo Randy De Puniet e arrecadar este mini campeonato.
- No Moto2, Marc Marquez passeou toda a época pela categoria, renovando o título de campeão e culminando assim da melhor forma aquela que, já se sabia há muito, seria a última época antes de “subir” ao MotoGP onde irá acompanhar Dani Pedrosa na Repsol Honda. Pol Espargaro acabou por ser dos poucos a ter algum andamento para o seu compatriota e merece também algum destaque.
- No Moto3, o alemão com nome latino Sandro Cortese arrecadou o ceptro de campeão mundial fazendo uma época muito regular e denotando até uma elevada maturidade ao comando da KTM. Já o português Miguel Oliveira teve uma época de altos e baixos, com os mais altos a serem o 2º lugar alcançado na Austrália e o 3º na Catalunha e os mais baixos as quedas que ainda atormentam o português. Acabou assim num 8º lugar, que não demonstra a total capacidade do nosso piloto.

2013

Para o próximo ano os olhos estão todos postos no regresso de Rossi à Yamaha e na relação que este terá com Lorenzo, bem como ver se o italiano de Urbino ainda tem a motivação e a velocidade de outros tempos ou se o problema não era a Ducati que sempre criticou. Destaque também nesta vertente para a mudança de Dovizioso para a mesma Ducati sendo que a grande dúvida é perceber se este, foi um passo em frente ou se pelo contrário, ir para a Ducati significa ,como com Rossi, um passo atrás na carreira. Já Marc Marquez , que substitui Stoner, vai fazer uma dupla interessante com Pedrosa com quem pode aprender muito nas etapas inaugurais do campeonato. Outra estreia nas motos que não as CRT, é a de Bradley Smith que terá a difícil tarefa de substituir Dovizioso mas que dará outra liberdade a Cal Crutchlow dentro da equipa. Já nas CRT destaque para a entrada de Laverty vindo das Superbikes e da “descida” de Barbera a esta “categoria”. Vaticina-se portanto uma corrida a 3 entre Lorenzo, Rossi e Pedrosa com Marquez a poder fazer algumas gracinhas durante a época, bem como Dovizioso (caso a moto ajude) e Bautista a poderem-se intrometer aqui e acolá.

No Moto2, o destaque vai para a subida de Sandro Cortese a esta categoria e com o regresso de Pasini (em 2012 teve numa CRT). Nicolas Terol, Randy Krummenacher, Pol Espargaró poderão ser alguns dos outros candidatos ao titulo de campeão nesta categoria. Realce também para alguns “velhinhos” presentes nesta categoria, como são os casos de Toni Elias, Mike Di Meglio, Anthony West e Mika Kallio.

No Moto3, sendo a categoria com maior incerteza dado a entrada de pilotos vindos das mais diversas categorias, podemos esperar maior emotividade que na época anterior com a esperança que Miguel Oliveira, numa nova equipa e juntamente com o também talentoso Efrén Vasquez, possa demonstrar de vez o seu valor. Luis Salom, Maverick Vinales (caso não vá tantas vezes ao chão), Alex Rins e porque não o próprio Miguel Oliveira, serão os principais candidatos ao titulo.

Quais os destaques individuais de 2012? Pedrosa falhou nas alturas erradas? Para 2013, Rossi vai voltar em grande? Qual a relação entre Rossi e Lorenzo? De todos os pilotos, em qual têm mais expectativas? Favoritos no Moto2 e Moto3? Miguel Oliveira é um legítimo candidato ao título?

Visão do Leitor: Pedro Baptista

Etiquetas: