Continua o descalabro leonino, Sporting termina 2012 com nova derrota; Passividade defensiva, expulsão de Dier e supremacia do Rio Ave, deixam os leões (praticamente de) fora da Taça da Liga; Dupla Oceano/Vercauteren afasta o Clube leonino de todas as competições ainda a 6 meses do final da época (em 14 jogos: 7 derrotas e apenas 2 triunfos)

Rio Ave 3-0 Sporting (Tope Obadeyi 55', Tarantini 65' e Hassan 90')

Novo jogo, novo desaire, nova exibição medíocre (os erros defensivos habituais e a já evidente nulidade ofensiva), em suma um espelho do que tem sido o Sporting desta época, principalmente desde que a dupla Oceano/Vercauteren assumiu o comando técnico da equipa leonina (afastaram os leões das 4 "frentes" em que estavam quando Sá Pinto foi despedido). Derrota contundente em Vila do Conde afasta os leões (praticamente) da Taça da Liga (o único título que o clube leonino ainda podia vencer esta época) e deixa a certeza não só que algo tem de mudar urgentemente em Alvalade (o "pequeno príncipe já demonstrou que não tem capacidade para mudar o rumo), como impede os leões (que já nada vencem desde 2008) de chegar aos títulos até 2014.

No que diz respeito ao encontro, vitória justa e inequívoca do Rio Ave. Os vila-condenses foram superiores, tiveram mais remates, mais oportunidades de golo, e não fosse a (mais uma) super-exibição de Patrício e o resultado até podia ter tido números mais escandalosos. Obadeyi e Del Valle criaram muitas dificuldades à defensiva leonina, desequilibraram, foram criando oportunidades de golo e com a expulsão de Dier (exagerada e considerando os critérios do árbitro algo estranha), o Sporting (que já denotava alguma intranquilidade) perdeu-se completamente. O Rio Ave aproveitou esse momento para, na 2ª parte, converter a superioridade em golos e voltou a derrotar os leões esta época. Resultado que dá continuidade à boa época dos vila-condenses (apesar de não dependerem de si para continuar da Taça da Liga) e que penaliza a falta de confiança, fio de jogo e inércia em contrariar o momento dos leões. A dupla Marcelo-Nivaldo voltou (já tinha acontecido o mesmo em Alvalade) a "engolir Wolfswinkel, Tarantini equilibrou o meio campo (e ainda marcou um bom golo), Lionn e Edimar demonstraram segurança nas laterais, Obadeyi desequilibrou muito nas alas (e ainda aproveitou a passividade defensiva dos leões para marcar), e Del Valle foi sempre um perigo na frente (também já o tinha sido em Alvalade, aliás em certas circunstâncias a facilidade com que enfrentava e driblava por vezes 3/4 adversários quase fazia parecer que a defesa do Sporting estava a defrontar Ronaldo o "fenómeno"). Do lado leonino, Patrício com quase uma dezena de defesas de enorme nível foi de longe a principal figura, depois outros elementos como Jeffren (remate ao poste e algumas boas acções), Carrillo (alguns desequilíbrios mas é notório que o peruano está pouco confiante nas acções individuais), Adrien (os melhores momentos do Sporting foi quando o médio deu alguma qualidade à circulação de bola), Esgaio (boa oportunidade ainda com 0-0, entrega no meio campo, mas a lateral acabou por ficar ligado ao lance do 1-0), e Labyad (mexeu com o jogo leonino quando entrou e ainda criou uma boa oportunidade), tiveram alguns bons momentos (o problema para o Sporting é que o jogo tem 90m, e estas acções ocasionais e falta de consistência durante toda a partida, acabam por ser fatal). Nota para as exibições de Insua (mais do mesmo, chega a dar dó ver o argentino a ser batido defensivamente e a maneira como decide sempre mal ofensivamente) e Rinaudo (não conseguiu ganhar o meio campo, esteve mal nas dobras e foi facilmente ultrapassado diversas vezes pelos jogadores vila-condenses). Destaques?

Etiquetas: , ,