Basquetebol (Nacional e Europeu) - Epílogo de 2012 e antevisão de 2013

Em 2012, o Benfica conquistou o seu 23º campeonato nacional de basquetebol. Depois de uma fase regular onde o FC Porto ficou em 1º lugar com apenas duas derrotas, e depois de ultrapassar o Vitória S.C. (3-0) e o CAB Madeira (desistencia) facilmente no playoff, a equipa portuense seguia como favorita para a final, onde iria encontrar o seu rival que tinha eliminado Academica (3-1) e Lusitania (3-1). Após ambas as equipas vencerem um jogo em casa e outro fora, a negra foi jogada no Dragão Caixa num jogo com poucos pontos (53-56) mas com muita emoção. Tirando algumas cenas lamentáveis (de ambas as partes) no jogo decisivo, esta final foi um hino a modalidade no nosso pais. Nos restantes troféus, o FC Porto venceu a Taça de Portugal e a Taça Hugo Santos e o Benfica venceu o Trofeu António Pratas.

A nivel internacional, o Olympiakos venceu surpreendentemente a Euroliga numa final espetacular frente ao favorito CSKA de Moscovo (com Andrei Kirilenko e Alexey Shved). O Olympiakos venceu também o campeonato grego, enquanto CSKA e Barcelona se tornaram, respectivamente, campeões russos e espanhóis. Quanto as seleções, 2012 foi ano de Jogos Olimpicos. Os EUA voltaram a mostrar o seu poderio e conquistaram a medalha de ouro, basicamente devido à qualidade individual dos seus jogadores. Espanha demonstrou mais uma vez que é a 2ª melhor seleção do mundo e conseguiu a medalha de prata, após dar luta na final (107-100) aos norte-americanos. A Rússia ficou com o bronze depois de vencer a Argentina. A seleçao portuguesa somou por derrotas os 8 jogos de qualificação para o Eurobasket 2013.

2013

Esta temporada arancou com más noticias para o basquetebol nacional: dois dos históricos da modalidade, FC Porto e Barreirense acabaram com as suas equipas profissionais. Assim sendo, espera-se que o Benfica domine a temporada, tendo em conta a qualidade e profundidade do seu plantel. Para já, o clube da Luz venceu o Troféu António Pratas e a Supertaça e segue invicto no campeonato (9-0). Os seus maiores adversários no playoff deverão ser Académica, Ovarense e Vitória.

Lá fora, já se iniciou o Top 16 da Euroliga (com novo formato), sendo que os maiores favoritos à vitória final sao o campeão Olympiakos, Barcelona (apesar das más performances nas competiçoes internas), Real Madrid, CSKA e Panathinaikos. 2013 é tambem ano de Eurobasket, na Eslovénia, sendo "nuestros hermanos" os grandes favoritos, junto com Rússia França, Grecia e Lituânia. No draft de 2013 da NBA deverão ser escolhidos alguns jogadores que jogam na Europa: Rudy Gobert (poste francês) e Dario Saric (extremo croata) devem ser escolhas altas, enquanto que Alex Abrines (se entrar este ano), Joffrey Lauvergne e os dois ucranianos (Oleksandr Lypovyy e Artem Pustovyi) devem ser selecionados na 2ª ronda.

Destaques de 2012? Será que o Benfica vai renovar o titulo de campeão? Quem vai vencer o Eurobasket 2013? E a Euroliga? Poderá Rudy Gobert ser escolhido no Top 3 do draft de 2013 da NBA?

Visão do leitor: Rafael R.

Etiquetas: