Taça de Portugal: Braga elimina o FC Porto e está nos quartos-de-final; Minhotos voltam às vitórias com reviravolta e boa exibição, Vítor Pereira inventa no 11 (Helton, Moutinho, Lucho, Varela, Danilo, Jackson e Alex Sandro, apesar dos portistas já estarem apurados na LC, foram poupados) e azuis e brancos perdem pela 1ª vez em 2012-13

Braga 2-1 FC Porto (Danilo 74´a.g. e Éder 80´; Mangala 13´)

O Sp. Braga derrotou o FC Porto e garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Apesar da desvantagem do marcador durante uma hora, os minhotos tudo fizeram para dar a volta, conseguindo mesmo a vitória já depois dos dragões ficarem reduzidos a 10 elementos. Foi a 1ª derrota dos azuis e brancos na temporada, com o cunho de Vítor Pereira. O treinador do FC Porto fez 7 alterações em relação à partida do campeonato, alegadamente para estarem a 100% frente ao PSG, mas "parece-nos" que os dragões já têm o lugar assegurado nos oitavos-de-final da competição (apesar de haver diferenças entre o 1º e 2º classificados do grupo, a verdade é que ao FC Porto tanto pode calhar o segundo classificado Real Madrid, como o primeiro classificado Málaga).

Quanto à partida, os minhotos entraram a pressionar alto, mas foi o FC Porto a marcar. James cobrou o livre e Mangala desviou certeiro para a baliza de Quim. A resposta do Sp. Braga só surgiu aos 24 minutos, num remate fraco de Ruben Amorim, com Defour a fazer o mesmo no outro lado. Aos 36 minutos, Éder desperdiçou a melhor ocasião dos minhotos. O avançado português estava isolado perante Fabiano, mas falhou o domínio da bola (Fabiano limpou a jogada). Até ao intervalo, mais dois lances de perigo para as duas balizas (remates de Mossoró e Defour ao lado). No início da segunda parte, Kleber cabeceou por cima da baliza de Quim e à passagem dos 60 minutos, Vítor Pereira e Peseiro fizeram as primeiras alterações (entraram Danilo e Lucho no FC Porto, para os lugares de Miguel Lopes e Fernando; enquanto no Sp. Braga saiu Ruben Amorim para a entrada de Micael). Os minhotos ganharam com a entrada do madeirense e estavam cada vez mais perto da baliza de Fabiano. Aos 72 minutos, Castro recebeu ordem de expulsão e pouco tempo depois, Danilo fez um auto-golo caricato. O cruzamento de Hugo Viana levava a direcção da linha de fundo, mas o brasileiro, sem pressão e com um desvio defeituoso, colocou a bola na baliza portista. Aos 80 minutos, Éder consumou a reviravolta, num remate bem no interior da área portista. Mesmo reduzido a 10 elementos, o FC Porto fez um "pressing" final e quase igualou em dois momentos. Primeiro, foi Quim a defender um remate com selo de golo de Lucho e, depois, novamente o guarda-redes português (com Douglão), a negarem o golo a Kleber.

Destaques:

Sp. Braga - Desta vez, José Peseiro foi feliz. Depois de uma boa partida para o campeonato, sem o resultado pretendido, os minhotos deram um passo importante na direcção da conquista de um título (o Sp. Braga já está nos quartos-de-final). Os "Gverreiros" foram mais perigosos que os dragões, foram crescendo ao longo do jogo e foram felizes na parte decisiva do encontro (ao contrário do jogo para o campeonato).

FC Porto - Vítor Pereira resolveu rodar o plantel na Taça de Portugal, frente a um adversário com qualidade e no terreno deste. Foram 7 alterações em relação à partida do campeonato e duas substituições sem qualquer sentido. O treinador dos dragões retirou Fernando (quando devia ter retirado Castro - percebia-se que o português, a qualquer momento, poderia ver o 2º cartão amarelo) e colocou Moutinho após a reviravolta dos minhotos (houve um espaço de 8 minutos entre o cartão vermelho a Castro, os dois golos do Sp. Braga e a entrada de Moutinho para equilibrar o meio campo).

Quim - O guarda-redes veterano foi decisivo na parte final do encontro, com duas intervenções que negaram o golo do empate ao FC Porto.

Douglão - Nova boa exibição do central brasileiro, ainda que não tenha encontrado Jackson Martínez pelo caminho.

Hugo Viana - O melhor elemento do meio campo do Sp. Braga. Jogou e fez jogar, mesmo usando por diversas vezes o pé direito.

Ruben Amorim/Micael - O jogador emprestado pelo Benfica ainda criou algum perigo no primeiro tempo, mas foi o madeirense quem mexeu mais com a partida.

Ismaily - O lateral esquerdo rubricou uma excelente exibição. Durante os primeiros 45 minutos usou e abusou do seu flanco, para criar desequilíbrios na defensiva portista (nem sempre definiu bem os lances).

Éder - Esteve bastante interventivo, mas nem sempre feliz no momento da decisão. Mesmo assim, foi essencial para a vitória minhota, ao apontar o golo decisivo.

Otamendi/Abdoulaye/Mangala - Boas exibições dos defesas do FC Porto, apenas com uma falha grave, aquela que originou o 2º golo dos minhotos (Otamendi falhou o corte). Quase sempre seguros no plano defensivo e a sair com qualidade para o meio campo adversário.

Kleber/Atsu - Exibições negativas no ataque portista. O brasileiro praticamente não existiu (teve apenas duas intervenções de destaque), enquanto o ganês perdeu bastantes duelos com Salino (nunca conseguiu criar desequilíbrios).

James Rodriguez - O colombiano foi o elemento mais activo do lado portista, criou desequilíbrios e fez a assistência para Mangala.

Defour/Castro - Bons primeiros 45 minutos da dupla do meio campo portista. Souberam pressionar com qualidade, sair a jogar (o belga ainda rematou com perigo), mas foram decaindo durante a segunda parte.

Miguel Lopes/Danilo - O lateral português ganhou a falta para o golo portista, mas passou por grandes dificuldades no seu flanco. O brasileiro entrou para colmatar as falhas de Miguel Lopes, contudo, foi decisivo para o triunfo do Sp. Braga (um auto-golo incrível).

Etiquetas: , ,