Marcelo: Melhor central (lado direito) no 1º terço do campeonato

Decorridas que estão dez jornadas da Liga Zon-Sagres, é chegada a hora do Visão de Mercado eleger o melhor onze deste 1/3 de campeonato já disputado. Nota prévia: O que está em causa é o rendimento dos jogadores até ao momento, o impacto que tiveram nos respectivos clubes e na Liga, e não a qualidade dos mesmos. Por outro lado, como os leitores já se habituaram, formulamos tudo segundo critérios (próprios) muito apertados e como tal, apenas vamos considerar as prestações internas, e anunciar jogadores (por uma questão de justiça) que tenham sido titulares em 70% dos jogos da sua equipa no campeonato. Quer isto dizer, e sem surpresa, que elementos como Luisão, Kléber, Aimar, Jardel, Quim, Ola John, Rinaudo, NAC, Izmailov, entre muitos outros, estão automaticamente de fora.

Maicon é na nossa opinião o melhor jogador a actuar em Portugal nesta posição, no entanto, e apesar de ter feito uma boa época até ao momento, falhou o embate de Braga, contra o Sporting só jogou 19m,  esteve lesionado algum tempo, e nesses momentos a sua ausência não se fez notar, como tal, e por uma questão de justiça (mesmo tendo cumprido o requisito dos 70%) optamos por não incluir o brasileiro neste ranking. Também Jardel protagonizou exibições consistentes, mas actuou apenas em 6 jogos e não cumpriu os critérios pré-estabelecidos. Por último, Douglão, também ele um forte candidato ao lugar, acabou por ser o espelho deste Braga: os gverreiros estão mais fortes com bola, mas menos rigorosos defensivamente, inclusive menos solidários, a prova disso é que na época passada nesta fase eram a equipa menos batida e agora registam 14 golos sofridos (mais do dobro de Benfica e FC Porto). Posto isto, e admitimos, que, também (pela explicação prévia), por uma questão de exclusão de partes, Marcelo, central de 23 anos, do Rio Ave, foi na opinião do Visão de Mercado, o melhor central (do lado direito) na Liga Zon-Sagres até ao momento. O brasileiro tem sido o mais regular entre os candidatos a esta nomeação, dando uma contribuição importante para o actual 4º lugar dos vilacondenses (com os mesmos pontos do 3º). Totalista na Liga (dos poucos jogadores de campo com esse rótulo no campeonato), tem revelado algumas características interessantes: é rápido, bom no jogo aéreo e forte no desarme, as suas exibições irrepreensíveis frente a Benfica e Sporting, principalmente, foram prova disso mesmo. Talvez seja fácil jogar ao lado do experiente Nivaldo, mas a verdade é que a sua afirmação na I Liga (depois de na época passada ter representado o Leixões), tem sido notável, aliás tão notável como o actual 4º lugar do Rio Ave, é que apesar dos 13 golos sofridos (7 foram em apenas 2 jogos), não podemos ignorar que os vilacondenses nos 10 primeiros jogos do campeonato já defrontaram Braga, Benfica, Porto, Sporting, Académica (que venceu a Taça), Marítimo (o ano passado terminou em 5º) e Nacional (um plantel com qualidade para ficar nos 6 primeiros lugares). Ricardo (tem sido o líder da defesa do Paços de Ferreira, a 3ª defesa menos batida da Liga) e Steven Vitória (já leva 4 golos no Estoril) completam o nosso pódio. Jogador para "dar o salto"? Ou esta sua boa época até ao momento acaba por ser fruto de estar inserido num plantel com qualidade (Oblak é uma grande promessa, Lionn, Edimar e Nivaldo tem experiência e categoria)? Qual o seu top3 no que diz respeito aos centrais (do lado direito) que mais se destacaram neste 1/3 de Liga Zon-Sagres 2012-13?

PS - Otamendi e Garay tem sido os 2 melhores centrais da Liga até ao momento. Mas actuam na mesma posição, como tal, teremos de optar por 1. Mencionar os 2, seria, para nós, como colocar 2 guarda-redes no 11 ou 2 laterais direitos.

Melhor 11 do 1º terço do campeonato (carregue nas posições e dê o seu feedback):
- Médio N8/10
- Avançado

Etiquetas: ,