Jorge Jesus é o 14º treinador mais bem pago do mundo (Mourinho lidera a lista, 3 portugueses estão no Top15); Isco, Courtois e El Shaarawy finalistas do prémio «Golden Boy»

Jorge Jesus é o 14º treinador mais bem pago do mundo, de acordo com um estudo/ranking elaborado pela empresa brasileira Pluri Consultoria. O técnico mais bem pago da actualidade é José Mourinho, seguido de Carlo Ancelotti e Marcelo Lippi. O treinador do Benfica recebe quatro milhões de euros brutos anuais. Já o Real paga 15,3 milhões de euros ao Special One, sendo que Carlo Ancelotti, do PSG, recebe 13,5 milhões brutos. O top 3 encerra com Marcelo Lippi, do Guangzhou, que recebe 10 milhões por ano. Villas-Boas é o outro português deste ranking. O treinador do Tottenham recebe 4,593 milhões de euros e surge em 13º lugar. Vítor Pereira, Bento, Vercauteren e Peseiro não aparecem no Top50. VM - Valores que não são uma novidade, aliás, apenas estão actualizados (Vilanova, Redknapp e Hodgson são alguns dos nomes que não apareciam nas últimas listas). No entanto, considerando a realidade (qualidade/financeira) da nossa Liga é claramente excessivo aquilo que Jesus recebe, não porque não tenha qualidade (para o VM é um dos 15/20 melhores treinadores do Mundo), mas sim, porque a nossa dimensão, e o pouco que conquistou nos últimos anos, não justificam um ordenado na ordem dos 4 milhões de euros anuais (aliás mais do que 1,5 já era exagerado). No que diz respeito ao resto da lista, surpreende o que auferem treinadores como Camacho, Rijkaard e Autuori, pois pela lógica um top30 dos treinadores mais bem pagos devia, não totalmente mas pelo menos em 80%, corresponder ao ranking dos melhores técnicos da actualidade, o que não é o caso (sendo certo que o valor  que os 3 recebem está claramente inflacionado pelo local onde trabalham), e a ausência de nomes como o de Klopp (para nós um top 10 na actualidade) e o de Del Bosque (é o mais bem sucedido em termos de selecções). De salientar  igualmente o poderio financeiro dos clubes brasileiros (4 treinadores no Top25), e principalmente dos emblemas da Premier League (6 técnicos no Top16). Este ranking dos 30 treinadores mais bem pagos do Mundo, corresponde ao top dos 30 melhores técnicos da actualidade (não devia ser essa lógica, não na totalidade, mas pelo menos em 80%)? Justifica-se o que Jesus aufere no Benfica (prova do poderio financeiro dos encarnados em relação aos rivais)? Caso renove, deverá manter o mesmo vencimento ou aumentá-lo? Considerando que JJ recebe nos encarnados sensivelmente o mesmo que Hulk auferia quando estava no Porto, se tivesse de optar quem preferia ter como o assalariado mais bem pago do seu clube: um bom treinador ou o melhor jogador da Liga? E por último, quais as principais incongruências na lista?

Golden Boy - Da lista inicial que incluía Ola John, Atsu e Lalkovic (ver aqui), o jornal italiano Tuttosport, decidiu reduzir o nº de candidatos a 3:  Isco, do Málaga, Thibaut Courtois, guarda-redes do Atlético de Madrid, e El Shaarawy, do Milan, são os três finalistas do prémio «Golden Boy», que distingue o melhor jogador jovem do ano. VM -  Uma redução que não surpreende, aliás estão 2 dos 3 jovens que o Visão de Mercado mencionou. E mantemos o que dissemos há um mês (ver aqui). Se o critério principal para atribuir este prémio for o que o jogador rendeu em 2012 (ignorando a futurologia e o potencial), na nossa opinião, Isco foi o melhor jogador sub-21 no presente ano. O jovem do Málaga foi o elemento revelação na La Liga 2011-12 e está a dar nesta segunda metade do ano (inclusive na Liga dos Campeões, ver aqui) continuidade a esse bom momento. Courtois, importante na conquista da Liga Europa e Supertaça pelo Atlético, e Eriksen (decisivo em mais um título do Ajax), completavam o nosso pódio. O Tuttosport acabou por preferir El Shaarawy (que já foi elogiado pelo VM aqui!) em detrimento do dinamarquês. Normal fruto de ser o melhor marcador da Série A, mas quanto a nós para o sucesso do clube, Eriksen foi mais importante (o Milan está a passar uma fase negativa e neste tipo de prémios devia estar sempre associado o sucesso colectivo).  Quem deve suceder ao alemão Mario Gotze como vencedor do prémio «Golden Boy», troféu individual que é entregue desde 2003 e que já foi ganho, além do alemão, por Balotelli, Pato, Anderson, Aguero, Fàbregas, Lionel Messi, Rooney e Van Der Vaart? Será possível em 2013 um português juntar-se ao lote de vencedores (quem apresenta mais condições para "explodir" no próximo ano)?

Etiquetas: ,