Flamengo oferece dinheiro mais Welinton e Alex Silva por Elias (Fluminense também está na corrida pelo médio do Sporting); Adepto minhoto morre antes do Braga-FC Porto; Mourinho ironiza sobre a Bola de Ouro (Special One diz que não tem tempo para pensar no prémio de melhor treinador do Mundo em 2012, mas lembra que o desempregado Guardiola e "12 jogos por ano" Del Bosque, tem tempo de sobra); "Guerra de flops" amanhã no Upton Park, quem vai levar a melhor Andy Carroll (o senhor 42 milhões) ou Torres (custou 58 milhões ao Chelsea)?

Mourinho - O português ao seu estilo, quando questionado sobre o prémio de melhor treinador do Mundo, rematou para banco e  ironizou hoje sobre as "férias" de Guardiola e Del Bosque (o 1º está desempregado, o 2º só faz uma dúzia de jogos por ano. «Não tenho tempo para pensar na Bola de Ouro 2012. É uma boa pergunta para Guardiola e Del Bosque. O Guardiola tem, pois está de férias. E Del Bosque também, pois só tem jogo daqui a três meses, em fevereiro. Eu não tenho tempo». Já no que diz respeito ao assobios que ouviu no jogo da taça com o Alcoyano, o Special One garantiu ter poder de encaixe. «Se querem assobiar-me estarei às 21 horas no campo. Tenho muitos anos de futebol para que isso me afete. Espero que os adeptos apoiem a equipa para que ganhe o jogo», começou por dizer, antes de se pronunciar sobre as críticas de que vai sendo alvo: «Atingir-me é desporto nacional, e isso deixa-me satisfeito, pois assim faço feliz toda a gente

Elias - De acordo com a imprensa brasileira, o médio do Sporting é alvo do Flamengo. Os rubro-negros supostamente estão dispostos a oferecer dinheiro mais os centrais Alex Silva e Welinton pelo internacional brasileiro. Também o Fluminense está na corrida pelo jogador mais caro da história dos leões, o actual campeão brasileiro já terá abordado o emblema de Alvalade mas considerou o preço do médio demasiado elevado. VM - Elias faz parte do grupo de jogadores que o Sporting na nossa opinião deve tentar transferir em Janeiro (Izmailov, Xandão, Boulahrouz, Jeffren, Capel, Schaars, Carriço, Cédric, Pereirinha, Rinaudo, Gelson, aliás todos os elementos do clube leonino devem ser considerados transferíveis, até mesmo Patrício, pois o emblema de Alvalade precisa por um lado de realizar encaixes financeiros, por outro evitar perder dinheiro com a desvalorização que se adivinha do plantel e por último criar condições para dar minutos e espaço a elementos como João Mário, Bruma, Dier, Esgaio, Arias, Rubio, Zezinho, Pedro Mendes e Tobias). Não está em causa o valor do jogador (tem qualidade e é um dos melhores médios que está na nossa Liga), mas sim o que ofereceu aos leões (até ao momento muito pouco, mesmo a atitude deixa algo a desejar). No entanto este eventual negócio com o Flamengo, pelo menos nestes moldes, é pouco vantajoso para o clube leonino: Alex Silva (irmão de Luisão) nos últimos anos pouco jogou devido a sucessivas lesões e Weliton está para os adeptos do Flamengo como Xandão estava para os fãs do São Paulo (na Europa até pode ter uma adaptação diferente, mas no último ano ficou mais conhecido pelas suas falhas do que pelo rótulo de Maldini quando se começou a destacar nas camadas jovens). Considerando que o clube carioca (farto de ver o sucesso do rival Flu) quer apostar forte na próxima época - pretende contratar jogadores de selecção para melhorar o plantel (Kaká também está a ser associado ao Mengão) - cabe aos leões saber explorar essa capacidade financeira do Fla e a cobiça do Fluminense, para pelo menos recuperar os 8,8 milhões investidos em Elias. Deve o Sporting transferir o médio em Janeiro?

Sp. Braga - Um adepto dos minhotos faleceu antes da partida frente ao FC Porto. Existem duas versões sobre o acontecimento: uma aponta que foi na sequência de desacatos entre adeptos das claques dos 2 clubes, outra, a do director de comunicação do Sp. Braga que salienta que a morte não esteve relacionada com os confrontos entre os Red Boys e Super Dragões (supostamente houve uma tentativa de vingar um apedrejamento no Domingo passado). Em todo o caso, independentemente das causas ou motivos, o que importa, é que infelizmente se perdeu uma vida. As nossas condolências à família.

FC Porto/Benfica/Sporting - Os dragões registaram um lucro de 12.8 milhões de euros no 1º trimestre de 2012-13, enquanto os encarnados chegaram ao lucro de 24.2 milhões de euros. Pelo contrário, os leões tiveram um prejuízo de 7.7 milhões de euros, no mesmo período. Boas notícias para Benfica e FC Porto e más para o Sporting?

Paços de Ferreira - O presidente dos castores, Carlos Barbosa, foi suspenso por 1 mês (1020 euros de multa), depois de se ter dirigido no túnel a Olegário Benquerença, na recepção ao Marítimo (o presidente do Paços questionou a polémica arbitragem do leiriense). VM -Deste caso podem-se retirar duas conclusões: primeiro, os clubes grandes protestam tanto e raramente são advertidos, enquanto Carlos Barbosa foi logo punido com 1 mês... segundo, Olegário Benquerença voltou a provar esta semana (arbitrou 2 jogos) que há muito tempo devia ter deixado a arbitragem...há pelo menos 15 anos.

NBA - Os San Antonio Spurs foram castigados com uma multa de 250.000 dólares, depois de Popovich ter poupado Tim Duncan, Manu Ginobili, Daniel Green e Tony Parker, na partida frente aos Miami Heat (os 4 jogadores voltaram mais cedo para o Texas). Concorda com esta sanção? VM - Um castigo pesado e ridículo. Apesar de ainda estarmos no início de temporada, as longas viagens e a quantidade de jogos pesam muito no físico dos jogadores, pelo que a equipa técnica dos Spurs resolveu poupar o quarteto à difícil partida em Miami (este sábado, os Spurs recebem os Grizzlies, num jogo entre as equipas com melhor recorde no Oeste e rivais de Divisão). A NBA não tem o direito de se intrometer na gestão do plantel das equipas da Liga e caso hajam multas por poupar jogadores, no final da temporada, a NBA poderá ficar bem mais rica, pois normalmente as equipas com o destino traçado (playoffs garantidos, por exemplo), costumam fazer poupança dos seus principais elementos. Existem outros motivos de preocupação para a NBA, nomeadamente o "tanking" efectuado por muitas equipas que não têm qualquer oportunidade em chegar ao playoff, que perdem de propósito para ter mais chances na lotaria do draft (a NBA nunca vez nada contra isto, para além de ter introduzido as "odds" em 1985).


Resultados - O Osasuna derrotou o Rayo Vallecano por 1-0 e saiu provisoriamente da zona de despromoção; o AC Milan venceu em Catania por 3-1, com El-Shaarawy a bisar na partida; o Fortuna Dusseldorf goleou o Ein. Frankfurt por 4-0; Ajaxxio e St-Etienne empataram 0-0; Zenit ganha por 4-2 no terreno do Spartak Moscovo (Hulk abriu o activo e Witsel bisou).

West Ham-Chelsea - Disputa-se amanhã mais um derby londrino, contudo, o assunto da partida não será a rivalidade entre os dois clubes, mas sim uma "guerra de flops" entre Andy Carroll e Fernando Torres (a imprensa inglesa tem alimentado muito este tema). O espanhol tarda em confirmar no Chelsea a qualidade que exibiu no passado, principalmente no Liverpool (chegou a ser considerado o 3º melhor do Mundo em 2009). Curiosamente muitos acreditam que a contratação de Benitez teve como principal intuito ajudar El Nino (fizeram uma grande dupla nos Reds e Abramovich ainda quer tirar proveito dos 58 milhões que investiu no avançado). Já Carroll, que substitui o espanhol no Liverpool (chegou por 42 milhões), pouco ou nada fez em Anfield Road e mesmo esta época no West Ham só leva 1 golo. Quem vai levar a melhor?

Lance Armstrong - O norte-americano foi eleito pela Sports Illustraded como o desportista mais anti-desportivo do ano. Num prémio inédito (pelos menos só se ouviu falar nisto este ano), o ex-ciclista ficou no topo dos anti-desportivas, pela utilização de doping ao longo da sua carreira. Luiz Adriano e John Terry foram outros dos 14 visados pela revista. VM - Curioso que apenas em 2012 é que alguém decide nomear este tipo de situações (o anti-desportivismo está no desporto desde sempre), ainda por mais vindo uma revista norte-americana. Lance Armstrong foi uma das bandeiras dos EUA durante anos, ajudou a promover e a fazer crescer o ciclismo naquele país, vendeu muito durante anos, mas agora parece que virou um enorme "saco de boxe".

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,