Craques do Futuro II: Lazar Markovic (13º)

Como para tudo, é essencial definir critérios, esta rubrica destina-se a jogadores nascidos em ou depois de 1993 (um top com uma base semelhante ao realizado pelo VM há um ano, ver aqui). Os parâmetros de selecção são os feitos dos jogadores até ao momento (neste caso o facto de já serem titulares em clubes de I Liga), e principalmente o seu potencial e o nível (patamares em termos de projecção Mundial) que poderão atingir no futuro (mesmo considerando que são seniores de 1º ano ou ainda júniores,  já é possível mencionar elementos que nesta fase apresentam algumas destas características. Por outro lado, mesmo sabendo que muitos vão daqui a uns anos atingir um patamar superior a alguns dos citados nesta lista, para não fugirmos ao 1º critério, vamos ignorar jogadores que militam em equipas B ou divisões secundárias).

A Sérvia tem tido uma presença intermitente nas grandes competições dos últimos anos. Apesar do talento individual, com vários jogadores a actuarem nos principais emblemas, a nação dos balcãs ainda não conseguiu formar um colectivo forte. Depois do desmembramento da Jugoslávia (que não confirmou em nenhuma fase final o potencial que tinha, no Euro 1992 não participaram e tinham tudo para "limpar" a competição), o país perdeu referências futebolísticas e, com o abandono de Stankovic e Vidic, torna-se urgente o aparecimento de algumas vedetas. 

Para não variar, a nova geração tem jogadores muito promissores, entre os quais está Lazar Markovic. O extremo de 18 anos representa o Partizan, pentacampeão sérvio, tendo mesmo sido considerado o jogador do ano no clube. Actuando do lado direito do ataque (também joga como segundo avançado), tem uma capacidade notável para desequilibrar, fazendo uso da sua velocidade e boa técnica com ambos os pés (tem uma excelente recepção orientada). Não é um criativo, mas sim um ala que executa rápido e define com qualidade, conjugando movimentos verticais com diagonais interiores (marcou 6 golos no ano passado e neste ano já leva 5). Estreou-se pela equipa principal do Partizan ainda com idade de juvenil, na época passada (apesar de ser apenas júnior de 1º ano) fez parte do melhor 11 do campeonato, e agora (apesar de ser ainda júnior de 2º ano) é já titular da selecção AA da Sérvia, inclusive com um golo apontado, frente ao Chile. Foi dado como certo no Chelsea por 7 milhões de euros, mas o negócio acabou por não se concretizar. É seguido pelo Arsenal, Liverpool e vários emblemas italianos. O seu talento é demasiado para estar "perdido" num campeonato tão pobre como o sérvio. Poderá ser a nova estrela da Sérvia?  O facto de jovens ainda juniores serem craques nestes clubes como o Partizan e o D.Zagreb (Kovacic por exemplo) mostra a fraqueza destes campeonatos? Seria o Chelsea o clube certo para o extremo/2º avançado? Como se explica que o país, apesar de ter bons jogadores, não consiga alcançar outros resultados? 

PS - Nikola Maksimovic (central de 1,93m comparado a Vidic) e Srdan Mijailovic (médio defensivo com muito potencial que já se estreou pela selecção AA), ambos do Estrela Vermelha, são outras das novas caras do futebol sérvio. Nastasic é outra, mesmo a principal referência, mas mais tarde terá a devida atenção.

Etiquetas: