Quem merece vencer a Bola de Ouro 2012?
O português Cristiano Ronaldo, o espanhol Andrés Iniesta e o argentino Lionel Messi são os três finalistas da Bola de Ouro 2012 da FIFA e "France Football". VM - Nenhuma surpresa em relação ao pódio final. Na nossa opinião, Iniesta não fez um europeu ao nível de Sérgio Ramos e Pirlo, mas depois de ter sido eleito o melhor jogador do torneio pela UEFA e mais tarde o melhor jogador da Europa era previsível que tivesse o mesmo reconhecimento por parte da FIFA, e claramente não fez uma época extraordinária no Barcelona (Ozil foi muito superior na La Liga). É na nossa opinião um dos 3 melhores jogadores do Mundo, em termos técnicos e tácticos até é superior a Messi e Ronaldo, perde na regularidade (as lesões tem condicionado a sua carreira), capacidade física (o português e o argentino, apesar de no caso da "Pulga" isso ser pouco valorizado, são 2 super-atletas) e finalização (é forte nesse campo, mas não apresenta os números dos rivais), mas a Bola de Ouro devia premiar o melhor de 2012. Nesse sentido, excluímos o espanhol desta corrida (desconfiamos é que a FIFA o faça, a UEFA já deu o mote quando o premiou em Setembro com a distinção de melhor da Europa e nesta fase parece claro que o organismo que tutela a modalidade quer evitar a bipolaridade Messi-Ronaldo e juntar mais alguns nomes à ribalta do futebol, nada melhor que dar o prémio ao espanhol...nos próximos anos certamente vai haver uma campanha brutal em relação a Neymar. Um pouco como acontece na NBA, as grandes organizações querem sempre que haja 4/5 referências e não se fale apenas de Kobe e Lebron).
Por falar em 2012. Voltamos a referir que por não conhecermos o critério é sempre complicado analisar este prémio. Se para a FIFA o que conta é apenas este ano (e não a época 2011-12), ignoramos tudo o que foi feito na 1ª metade da temporada passada? Mas não estará isso relacionado com o resto da época (o nº de golos, assistências, etc. Ou quando vamos eleger/nomear só devemos considerar os golos, assistências, exibições de 2012)? É que se a Bola de Ouro é de 2012 (como está rotulada) é justo que Messi, que só venceu em 2012 uma Taça do Rei, a conquiste?
Vamos por partes. Em 1º lugar, vamos acreditar que o prémio é mesmo só de 2012, e não de 2012 mais a última metade de 2011, pois assim já não seria o melhor jogador do Ano, mas sim o melhor jogador do último ano e meio. Em 2º lugar deixamos 3 critérios que deviam contar para este tipo de nomeações:
1º - A qualidade dos jogadores. E sim, por mais que custe, Messi é na nossa opinião o melhor jogador da actualidade, com Ronaldo em 2º lugar.
2º - A época individual dos jogadores. Messi foi o que melhor se exibiu em 2012 (o seu nº impressionante de golos fala por si), seguido de Ronaldo.
3º - O sucesso colectivo (factor que deve estar sempre associado a este tipo de prémios, e de facto é o que tem acontecido, menos em 2010). Ronaldo nesse campo, com a conquista da La Liga (competição onde foi o melhor jogador), Supertaça de Espanha (foi decisivo nos 2 jogos) e meias-finais do Europeu (boa competição, que deverá ser ainda mais valorizada por Portugal apresentar neste momento um elenco mediano) foi o mais forte no último ano. Por sua vez, Messi em 2012 só conquistou uma Taça do Rei, tendo tido um ano em termos colectivos não só inferior a CR7, como inclusive mais fraco que Casillas, Sérgio Ramos, Pirlo e Iniesta.
Por tudo isto, Ronaldo fez por merecer a Bola de Ouro 2012.
Por falar em 2012. Voltamos a referir que por não conhecermos o critério é sempre complicado analisar este prémio. Se para a FIFA o que conta é apenas este ano (e não a época 2011-12), ignoramos tudo o que foi feito na 1ª metade da temporada passada? Mas não estará isso relacionado com o resto da época (o nº de golos, assistências, etc. Ou quando vamos eleger/nomear só devemos considerar os golos, assistências, exibições de 2012)? É que se a Bola de Ouro é de 2012 (como está rotulada) é justo que Messi, que só venceu em 2012 uma Taça do Rei, a conquiste?
Vamos por partes. Em 1º lugar, vamos acreditar que o prémio é mesmo só de 2012, e não de 2012 mais a última metade de 2011, pois assim já não seria o melhor jogador do Ano, mas sim o melhor jogador do último ano e meio. Em 2º lugar deixamos 3 critérios que deviam contar para este tipo de nomeações:
1º - A qualidade dos jogadores. E sim, por mais que custe, Messi é na nossa opinião o melhor jogador da actualidade, com Ronaldo em 2º lugar.
2º - A época individual dos jogadores. Messi foi o que melhor se exibiu em 2012 (o seu nº impressionante de golos fala por si), seguido de Ronaldo.
3º - O sucesso colectivo (factor que deve estar sempre associado a este tipo de prémios, e de facto é o que tem acontecido, menos em 2010). Ronaldo nesse campo, com a conquista da La Liga (competição onde foi o melhor jogador), Supertaça de Espanha (foi decisivo nos 2 jogos) e meias-finais do Europeu (boa competição, que deverá ser ainda mais valorizada por Portugal apresentar neste momento um elenco mediano) foi o mais forte no último ano. Por sua vez, Messi em 2012 só conquistou uma Taça do Rei, tendo tido um ano em termos colectivos não só inferior a CR7, como inclusive mais fraco que Casillas, Sérgio Ramos, Pirlo e Iniesta.
Por tudo isto, Ronaldo fez por merecer a Bola de Ouro 2012.



Escolha que eu tinha indicado à minutos. Escolha óbvia e justa...
ResponderEliminarO justo vencedor seria Ronaldo (apesar de na presente época Messi estar bem melhor), mas não me admira que Ronaldo fique em 3º e que se decida entre Messi e Iniesta.
Que grande surpresa esta nomeação --"
ResponderEliminareu partilho da opinião que a bola de ouro devia ser anunciada após a supertaça europeia uma vez que é de acordo à epoca passada, assim esta nomeação em janeiro vai-se resumir ao periodo entre em setembro e dezembro isto pq quem vota tem a memoria curta exemplo disso foi a nao inclusao de sneijder e robben à 2 anos atras, e deste modo vai ganhar messi que tem estado mt melhor que ronaldo neste inicio de época, se for em relação a epoca transata ganha ronaldo pq foi o mais decisivo e deu o campeonato ao real
Para melhor treinador aposto em mourinho mas como ja referi a escolha deve ir para tito porque ainda só perdeu um jogo e ganhou todos os da liga(isto pelos criterios dos votantes)
Este prémio ja perdeu a credibilidade que tinha, portanto para mim nao é grande motivo para alarido, o que realmente importa é os titulos colectivos, uma vez que nao sao influenciados(pelo menos a nivel de votos pq os arbitros ajudam mt) os individuais vai dependendo da opinião de votantes que se dizem isentos que votam por gostos e não pela qualidade apresentada na época passada.
João Pimenta
Na minha opinião este prémio perdeu credibilidade no ano em que Messi ganhou quando o Sneijder tinha feito uma época muito melhor em termos colectivos do que qualquer outro dos candidatos. Sendo assim na minha opinião deveria ganhar Iniesta,mas como acho que a maior parte dos selecionadores e capitães sonha com o Messi já não sei de nada. Mas eu gostava mesmo que ganhasse Ronaldo porque andou com uma equipa às costas durante toda a época.
ResponderEliminarNo ano que falas, o Sneijder não foi considerado melhor em Italia ( alias, o Ronaldinho numa fase descendente, apresentava numeros muito melhores que ele, 12 golos e 14 assistencias ), não foi o melhor da liga dos campeoes ( Milito ) , e o melhor que conseguiu foi estar nos onzes ideal da liga dos campeoes e campeonato do mundo. Ora, se nem é considerado melhor em nenhuma destas competições, como pode ser considerado o melhor do Mundo? E se ganhar o Iniesta, então é que tá tudo louco. O Iniesta é um grande jogador, mas nestas coisas de titulos individuais, temos que quantificar as performance... e Iniesta apresenta estatisticas ridiculas para um jogador que quer ganhar bolas de ouro. O futebol que apresenta é suficiente para ser considerado grande jogador, mas só...
EliminarSim realmente Sneijder teve um ano de 2010 "fraco"
EliminarSó venceu a taça de Itália, supertaça italiana, campeonato italiano, liga dos campeões, finalista do mundial de 2010, vencedor do mundial de clubes de 2010, melhor marcador do mundial 2010, 2º melhor jogador do mundial 2010, 2º melhor jogador do mundial de clubes de 2010, melhor médio da Champions 2009/2010.
Se nem é considerado o melhor em cada uma das competições como pode ser considerado o melhor do mundo?
Fácil...permite-me introduzir-te um conceito que te pode ser desconhecido. "Regularidade" diz-te algo? Milito foi muito bom no Inter, mas pela Argentina levou na pá. Os espanhóis foram muito bons no Barça, mas na Champions levaram na pá, Sneijder foi o maestro do meio campo do Inter, conquistou tudo a nível interno e juntou-lhe ainda uma champions e campeonato do mundo de clubes, melhor marcador do Mundial 2010 e 2º melhor jogador do Mundial...ou seja, praticamente jogou sempre finais, tendo só perdido o Mundial...aceitável...
Um ano são 12 meses, e Sneijder jogou a um nível brutal nos 12 e ainda juntou um palmarés colectivo invejável...mais ninguém se pode gabar disso nesse ano...
Desafio-te a encontrares-me um jogador cujo palmarés individual e colectivo tenha sido superior ao de Sneijder em 2010...
Que ano tão "fraco"
Luís,
Eliminartiro-te o chapéu....nem vale a pena eu acrescentar nada! Sneijder mereceu! foi o motor em todas essas competições...uma vergonha da Barcelonite!
Enfim...se só marcar golos é que contasse ganhava Jardel! e dp há a tal questão...no Barcelona até eu...com um pé atado ao outro era craque...!
É Injusta a nomeação do Iniesta e o Pirlo Ficar de fora. O Pirlo no minimo devia ficar nos 3 primeiros. Campeão de Itália, Super Europeu, e com a idade que tem duvido que ganhe algum premio individual. Já se sabe claramente que o Messi vai ganhar. Muitos já vieram cá para fora dizer em quem votaram, portanto.....
ResponderEliminarO Messi deve voltar a arrebatar o troféu mais uma vez
ResponderEliminarInfelizmente penso que não será ronaldo, isto é uma verdadeira manipulação como referi no post do melhor treinador, que para mim Guardiola nem deveria estar inserido, mas sim o mister do Dortumund, tal como nao me surprenderia que guardiola ganhasse(manipulação) , nao me surprenderia que Messi também o ganhasse, pelo mesmo motivo , caso hipoteticamente também ganhe gaurdiola. Muito menos surprendia se ronaldo ficasse em 3º lugar. Mas se nao ganha ronaldo, entao que ganhe iniesta que para mim entre ele e messi, merece-o 100x mais.
ResponderEliminarSó quero deixar alguns breves comentários:
ResponderEliminar- Qual a justiça de ter alguém a ganhar (ou no top) que tem falta de fair play?! Que agride outros colegas de profissão?! Na minha opinião devia ser proíbido!
- Se tivermos em conta a época passada, provavelmente um justo vencedor seria Ronaldo e nunca Messi. Iniesta? Talvez, mas por essa lógica tínhamos outros...
- Em termos de popularidade e de imagem no mundo, Messi vai mais uma vez dar 10-0 à concorrência, injustamente, mas é o mundo hipócrita em que vivemos... Na época passada não me lembro do Ronaldo agredir ou ter atitudes anti desportivas, nem tão pouco enviar recados a treinadores, clubes ou jogadores..
Queres explicar melhor o teu comentario? Quem é que tem falta de fair play? Agride colegas?...sinceramente nao percebi ou esta-me a passar alguma coisa ao lado?
EliminarPitoxoroglu , o Messi há uns jogos atrás decidiu agredir um colega de profissão porque não gostou que este lhe tirasse a posse da bola. Como as crianças a fazer birra quando lhe tiram o brinquedinho.
EliminarAh, nao sabia...tenho andado um pouco desatento...
EliminarFoi ao menos castigado?
Claro que não foi castigado, aquilo não foi agressão nenhuma, no máximo foi uma palmadinha nas costas.
EliminarE por essa ordem de ideias o Ronaldo também não podia estar no top, o seu fairplay é tudo menos perfeito.
"Palmadinha nas costas"? Onde o proteccionismo ao hormonado já chega...
EliminarExacto, Ronaldo tem falta de fairplay, ainda no outro dia agrediu o cotovelo de um defesa com o olho, contra o celta agrediu os pitons de uma chuteira de um adversário com a canela e contra o Corunha agrediu os pitons de um colega com o braço.
O mal de Ronaldo é ter uma figura que provoca inveja aos demais, se Leo Messi tivesse 1,90, músculos definidos e uma namorada com classe, educação e saber estar em vez de uma argentina histérica (quem conhece as argentinas sabe ao que eu me refiro) também embirravam com Messi. Mas pronto, assim define-se a imagem do "arrogante" para Ronaldo, definida pela própria imprensa e a de "coitadinho" para Leo Messi, também definida pela imprensa.
Curiosamente nunca vi o "arrogante" a gritar com um colega no meio da partida por este não lhe ter passado uma bola, nem nunca vi o "arrogante" agredir adeptos com chutões sem pedir desculpas, nem nunca o vi cuspir em colegas, nem nunca o vi dizer que não se treinava num ginásio porque não precisava (alguma arrogância), tudo coisas que já vi o "humilde" fazer.
Mas porque é que dizem que o "arrogante" é arrogante? Porque disse "estou triste". UAU
A FIFA que entregue logo o troféu ao argentino, que bata novo record e que assim estimule a venda de merchandising por parte do seu principal patrocinador que é a ADIDAS, que curiosamente tem como imagem de amrca Leo Messi.
Corporativismo é uma coisa tão engraçada :)
Tal como dizem, o sistema de votos é ridiculo. Está tudo a votar por gostos e não há imparcialidade. Este prémio não tem credibilidade. Tendo em conta a performance dos jogadores:
ResponderEliminarMessi:
-2º lugar Espanha
-1 Taça
-Meias finais da Champions
Ronaldo:
-Campeão espanhol
-Fez um grande europeu e graças à "sorte" dos penalties, não chegou mais longe ainda (isto numa seleção que diziam que não era favorita)
-Meias finais da Champions
Ronaldo fez muito mais este ano e merece vencer a bola de ouro!
Falta apresentares entao as estatisticas individuais de cada um referentes à epoca 2011-2012...
Eliminarmuito mais?? onde? em campo?
EliminarÓ PITO!
EliminarO prémio não é para 2011/2012...e sim só para o ano 2012!
Eu bem sei que os luso argentinos querem meter aí a champions do ano passado, o mundial de clubes do ano passado, a supertaça europeia do ano passado e o mundial de clubes do ano passado, mas isso tudo foi relativo a 2011. Já é passado!
Factos: Messi em 2012 a nível colectivo...uma "tacita do rei", como os catalães carinhosamente a denominaram na época passada :)
Head to Head entre Cristiano e Messi
- Cristiano resolveu a Liga em Camp Nou, Messi escondeu-se, Cristiano levou a liga
- Cristiano resolveu a Supertaça Espanhola deste ano, Messi marcou 2 golos
- Cristiano na taça do rei foi eliminado, mas meteu 2 golos, Messi nem 1 golo meteu, mas conquistou a taça do rei
- Ambos eliminados nas meias finais da Champions, só que Cristiano contra o Bayern meteu 2 golos e fez 1 assistência, Messi contra o Chelsea fez 1 assistência em Camp Nou, mas falhou 1 penalti decisivo e perdeu duas bolas que deram os golos de Drogba em Stanford Bridge e o golo de Ramires em Camp Nou
Acho que nem é preciso dizer mais nada...
Anda tudo louco, só pode. O Reinaldo fez muito mais onde? Podes apresentar as estatisticas individuais deste e do Messi?
Eliminaro Messi marcou mais 5 golos no campeonato!
EliminarMas o real é a equipa que mais golos marcou sendo que Ronaldo tem a 2ª melhor marca de sempre atingida primeiro que Messi...45 golos....
só claro nos 2/3 últimos jogos tudo a jogar pro Messi marcar golos foi fácil...!
Mas olha o Ronaldo não é ponta-de-lança...o que torna os números dele inacreditáveis...!
Ronaldo...jogador completíssimo que leva as equipas às costas....já Messi e o Barcelona são levados ao colo...mas enfim...!
Era quase obvia a escolha destes 3 nomes, embora o Pirlo tenha feito tambem uma grande temporada.
ResponderEliminarO justo seria a vitoria do Ronaldo, nao so pela performance individual (a do Messi ate foi superior, mas o portugues ganhou o titulo, a Supertaça e na Champions estao iguais), mas tambem pelos titulos que ganhou no Real e por ter levado Portugal ate as meias-finais do Euro 2012.
No entanto, o Messi e sempre o protegido da FIFA e podera voltar a ganhar, nao so por essa protecçao, mas porque foi o Bota de Ouro. Alem do argentino, o Iniesta ganhou o Euro 2012 e foi considerado o melhor jogador dessa competiçao e da Europa, o que podera levar a que o espanhol vença a Bola de Ouro.
Ora bem eu cá vou apostar que vai ser isto:
ResponderEliminarInesta
Ronaldo
Messi
Visto o Inesta ter ganho na seleção até é justo.
claro que é justo que Messi ganhe. O prémio é individual e não colectivo.
ResponderEliminar82 golos e 25 assistências. Ninguém se aproxima desta performance ao longo de todo o ano. Ninguém. Vai ganhar limpinho.
Se formos por esses dados entao o Ronaldo ganhava no ano passado porque marcou muitos mais que messi
EliminarJoão Pimenta
é falso. Prove por favor.
EliminarVeja neste post os números de messi.
http://visaodemercado.blogspot.pt/2012/11/barcelona-vence-o-levante-e-coloca-um.html#comment-form
Mostre os de Ronaldo.
E em 2011 messi venceu 5 trofeus, incluindo a champions. Nem se pode comparar.
Chamasse-se Zé Manel ou António Joaquim o meu voto iria sempre para um português que neste caso se chama Ronaldo. Ronaldo é um atleta bastante mais completo que Messi.
ResponderEliminarNa temporada passada, Ronaldo, esteve colectivamente, melhor que o argentino mas este em termos individuais foi o melhor marcador de La Liga…esta temporada, Mess, está novamente a ser o melhor marcador e colectivamente vale mais 11 pontos que Ronaldo.
Esta luta entre Ronaldo e Messi já enjoa principalmente pelo narcisismo e obcessão de Ronaldo.
Boas!
ResponderEliminarSinceramente não consigo perceber que a possiblidade de um jogador como Messi vencer um troféu indivídual seja colocado em causa, quando o rapaz apresenta os números globais (completamente inacreditáveis e que poucos julgariam ser possíveis no futebol actual) que apresenta em 2012 ao nível de golos e assistências (e ainda para mais uma qualidade de jogo fabulosa).
Não percebo...
Pois, eu também não percebi porque é que Cristiano o ano passado não ganhou o prémio quando teve melhores números individuais.
EliminarE por favor, acabem com essa treta do parâmetro "assistências", que é só treta. Se eu tiver o Postiga na frente e lhe fizer 40 passes perfeitos em que o deixo com a baliza aberta e ele só meter 1 golo só tenho 1 assistência de acordo com os parâmetros que inventaram, enquanto que se tiver o Villa na frente e lhe fizer 10 passes perfeitos e ele meter 5, já tenho 5 assistências....logo sou melhor que o tipo que fez 40 passes perfeitos? Por esta estatística inventada sou! Confesso que até há 2 anos atrás nunca tinha visto este parâmetro "assistência" na Europa, excepto no desporto norte americano, onde se justifica, visto que o desporto tem mais posses de bola, logo é uma estatística relevante.
Continuem a alimentar o lobby Messi, a ADIDAS já vende pouco e tudo...
Senhor Carlos devia confirmar as suas fontes, porque no ano em que fala ronaldo marcou mais golos no campeonato mas ambos fizeram 53 golos na época...
EliminarErrado...Ronaldo fez 54...
EliminarSe contar o golo que foi atribuído ao Pepe...oficialmente foram 53.
EliminarEstou-me a borrifar para o "oficialmente". Mas vocês não têm espírito crítico?
EliminarA bola sofre um ligeiro desvio que nem influência o desfecho do lance, só fez a bola subir mais um pouco. O golo obviamente que é de Cristiano!
Se a FIFA disser que o mundo afinal tem a forma de um cubo vocês vão atrás?
Ah então espere lá que eu se calhar consigo arranjar uns golos mal anulados ao Messi para juntar às contas...já que o que é oficial não conta nada...
EliminarNão percebo o HYPE Iniesta, a haver um terceiro candidato, esse teria que ser obviamente Falcao, que fez excelente temporada individual, que foi decisivo nos golos da Supertaça europeia e final da Liga Europa, esta nomeação parece-me mais um exemplo da influencia catalã no mundo do futebol, parece que anda toda gente de olhos em bico com o carrócel aborrecido do Barcelona, mas o ano passado foram derrotados...
ResponderEliminarProvavelmente vai ganhar Messi, porque toda gente está estupefacta com a quantidade de golos que marca, mas verdade, verdadinha, messi marcou 15 golos na liga espanhola nas ultimas 4/5 jornadas depois de o campeonato já estar perdido, muitos dos golos que marca são golos de ultimo passe e de encostar,
Não quero estar aqui a discutir qual deles o melhor, mas Cristiano Ronaldo ganhou a Liga para o Real Madrid, marcou as equipas todas, quando a equipa precisou ele apareceu, infelizmente para ele, não teve sorte nos penaltis, nem com o Bayern Munique, nem com a Espanha, caso contrario não haveria sequer discussão de quem merecia ganhar o prémio...
Mas pronto, provavelmente vai ser como os prémios da UEFA ou da Liga Espanhola em que não vai ganhar puramente por inveja de colegas de profissão, basta ver a forma de como o tratam em Espanha, as quantidade de agressões que sofre sem que ninguém critique ou castigue o sucedido, raramente me lembro de ver um jogador tão injustiçado como este, já merecia ter 2 ou 3 bolas de ouro em casa, ganhou a sua quando foi indiscutível, mas ser Português não lhe dá vantagem sob Argentinos ou Espanhois em que o lobby é muito maior...
em todo o caso Creio que Ronaldo mais que ninguém está mentalizado para esta realidade e que não da agora tanta importância como antes a estes prémios, provavelmente nem irá comparecer na Suiça, alias adorava que ganhasse e que nem comparecesse para receber o prémio, seria LINDO! uma chapada de luva branca na FIFA e em todos aqueles que o invejam...
Apesar do Messi ter marcado mais golos, o Ronaldo merece claramente o prémio, devido as suas exibições individuais, no clube e pelo Europeu, assim como da equipa ( o Real foi campeão). Cumprimentos
ResponderEliminarBoa tarde
ResponderEliminarAcho engraçado esta polémica pois já dura à anos e assim continuará a ser.. A meu ver o prémio este ano deveria ser arrecadado por Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Leonel Messi (Barcelona) e Radamel Falcão (Atlético de Madrid). Isto porque Cristiano Ronaldo no ano transacto não ganhou e o que se ouviu foi que não ganhou nada sustentável (Campeonato) e por isso não merece e então o ano de 2012 ele ganhou e por isso há que dar o braço a torcer.
Leonel Messi pois é um jogador fantástico, com um sentido de finalização, técnica, táctica, etc....
Radamel Falcão pois neste momento é o ponta de lança de eleição em qualquer equipa, levou o Atlético ao colo para a conquista da Taça UEFA
Deixo de fora outros jogadores que a meu ver também mereceriam constar nesta lista como Andrea Pirlo (Juventus), Andrés Iniesta (Barcelona), Bastian Schweinsteiger (Bayern), Mesut Ozil (Real Madrid) entre outros.
O Visão de Mercado que me desculpe mas está-me a escapar qualquer coisa. Então vocês próprios estabelecem 3 critérios para a escolha do melhor do mundo, desses 3 pressupostos o Messi vence em dois e o Ronaldo em um...e o prémio devia ir para o Ronaldo?Não nos podemos esquecer que este prémio é a nível individual, sendo certo que não se pode dissociar do mérito colectivo, e nesse plano o Messi foi superior a Ronaldo (mais golos,mais assistências,mais espectaculo,mais qualidade em praticamente todos os momentos do jogo.)
ResponderEliminarNenhuma falta de coerência.
EliminarBasta pensarmos num sistema de pontos idêntico ao da FIFA: 5 para o melhor, 3 para o 2º e 1 ponto para o 3º.
No 1º critério o Messi recebe 5 pontos e o Ronaldo 3
No 2º critério o Messi recebe 5 pontos e o Ronaldo 3
No 3º critério o Ronaldo recebe 5 pontos e o Messi 0, pois vários foram vários os jogadores (citamos alguns no post) que conseguiram associar o factor individual ao sucesso colectivo.
Ou seja dá um resultado final de: Ronaldo 11 pontos, Messi 10 pontos
Cumprimentos
que raio de contas. Vão ter que aguentar a 4a bola. é a vida.
EliminarSimples...La Liga...duração 10 meses
EliminarCristiano ganhou uma prova de 10 meses de duração com exibições sempre regulares, tendo decidido a Liga em Camp Nou, jogo em que Messi escondeu-se.
Agora tenho de discutir a questão dos "números" com o VM, Messi conseguiu números impressionantes sem dúvida, mas à custa de quê? Para ter metido 50 no campeonato, jogadores atacantes como Iniesta, Alexis, Pedro, Tello, Fabregas tiveram um número ridículo. Enquanto que embora Cristiano tenha marcado 46 golos, Benzema, Higuain tiveram marcas acima dos 20 golos, Di Maria e Kaka tiveram marcas superiores à de Iniesta...o que quero dizer com isto é que os números de Messi não podem valer muito, pois são conseguidos à custa de um modelo que vive e só joga para si em detrimento das estatísticas individuais do resto da equipa.
Quanto ao sucesso colectivo...se derem uma Bola de Ouro a quem conquistou apenas uma taça do rei vão estar a cuspir no futebol...
Qualidade: Messi, Ronaldo um pouco atrás, e Iniesta mais longe destes dois.
ResponderEliminarÉpoca Individual: 2011/2012 - Ronaldo; ano de 2012 - Messi
Época Colectiva: Ronaldo, Iniesta em segundo um bocado atrás e Messi muito longe destes dois.
Vencedor justo: Ronaldo (foi inclusive muito mais decisivo)
Vencedor provável: Messi, visto que quem vota é que conta e nesse aspecto há preferência por Messi. Que com isto será provavelmente considerado o melhor de sempre sendo que, na minha opinião, 2 das Bolas de Ouro (incluindo esta) não foram merecidas.
Este premio e' baseado no que o jogador faz individualmente ou o que faz atraves do colectivo? Criterios confusos por parte da FIFA e os votos de seleccionadores e capitaes sao por compadrio... Vi alguns comentarios aqui a dizer que o premio e' baseado no individual... Entao porque esta o Iniesta esta na lista? A nivel de estatisticas na epoca passada na liga o Kaka (suplente) fez mais golos e assistencias que o Iniesta... O Messi e' o melhor jogador q existe e tem uma quantidade de golos enorme... o Ronaldo foi campeao em Espanha marcou a todas as equipas da liga na mesma epoca (recorde) e fez golos no europeu... Sinceramente enquanto houver Platini nao haver nada para os Portugueses... Tudo feito com Argentinos e Espanhois!
ResponderEliminarNão concordo com o VM. O prémio é individual, logo Messi merece ganhar o troféu.
ResponderEliminarNão concordo com o VM e explico ponto por ponto:
ResponderEliminar1- Aqui concordo... Messi é o melhor jogador da actualidade com uma qualidade inata fantástica para jogar futebol.
2- Para mim foi Ronaldo quem melhor se exibiu em 2012... Além de influente é insubstituível e, a partir do momento em que, com toda a frieza, marca o golo ao Valdes em Camp Nou de ângulo apertado e com a pressão de um campeonato em cima, merece ganhar este prémio... Não esquecer que o elevado número de golos marcados por Messi em muito se deve à união da equipa do Barcelona que, com o campeonato perdido, fez de tudo para dar o maior numero de golos possível a marcar ao Argentino.
3- Neste campo ganha claramente Ronaldo. 1 campeonato, 1 supertaça, meias finais da Champions e meias finais do Euro contra apenas uma taça do rei...
Na minha opinião este ano DEVERIA ser de CR7 mas não vai ser, muito por culpa dos ódios de estimação que o jogador ganhou por causa da sua personalidade aparentemente arrogante e pouco humilde, mais os inimigos de balneário (Casillas diz que vota em Sérgio Ramos... O que dizer...).
O prémio vai, injustamente, para Messi.
Ganha Messi. Prepara-se para bater o recorde de golos marcados num ano e é de longe o melhor jogador de futebol do planeta. Além disso se venceu este prémio em 2010, quando tanto Xavi e Iniesta venceram tudo o que ele venceu e ainda juntaram a isso a conquista do campeonato do Mundo(!) e mesmo assim foi o argentino o escolhido, este ano não deverá ser diferente.
ResponderEliminarDeveria ganhar Ronaldo.
ResponderEliminarMas infelizmente, creio que vai ser o Messi...
Ele é fenomenal, mas gostava de o ver a jogar noutra equipa e noutro campeonato... Será que seria assim tão bom? Duvido seriamente...
Na minha opinião, o Ronaldo foi superior a Messi, e merece claramente este prémio. Se não ganhar agora, não sei quando é que será..
ResponderEliminarContudo, e conhecendo a tendência da FIFA, não me surpreenderia nada que fosse o argentino a ser premiado. Se assim for, é ridículo.
Também não percebi a ausência de Pirlo.
Cumprimentos.
Messi merece jogou mais que Ronaldo por isso os portugueses tem que admitir e não andar para ai a dizer que Messi não presta só por ser melhor que Ronaldo.
ResponderEliminarMas quem é que está a dizer que Messi não presta? Não venhas para aqui espalhar veneno, mais vale morderes a própria lingua se é para dizer isso. Messi jogou tão bem que o Barcelona só ganhou uma Taça do Rei...
EliminarExcelente análise do VM! Aliás acredito que em nenhum meio de comunicação, da especialidade ou não, será feita uma análise tão fria, séria e coerente relativamente a este assunto. Apesar das indefinições relativas aos critérios para mim é ponto assente que Messi conquistará a Bola de Ouro 2012. Não concordo com a decisão! De facto não se trata de distinguir quem é na globalidade melhor jogador mas sim quem, no período em análise, mais contribuiu para o desempenho da equipa acrescentando qualidade individual. Ora num campeonato em que a sua equipa impôs uma supremacia brutal (atinge a barreira dos 100 pontos e bate record de golos marcados) sobre todos os outros, Ronaldo foi de longe o jogador mais influente (ao ponto de se poder dizer de forma clara que o Real Madrid jamais seria campeão sem Ronaldo!). Num Europeu em que a campanha da selecção se ficou a dever em parte considerável ao desempenho do seu capitão e ainda o facto de na Supertaça de Espanha, Ronaldo ter sido o jogador que decidiu para mim não restam dúvidas: no ano de 2012 Ronaldo foi o melhor do Mundo!
ResponderEliminarMessi vence também porque tem uma imprensa muito simpática que projecta uma imagem de clara superioridade ética e moral face a Ronaldo (que não existe, de facto!), vence também porque há enorme união dentro da sua equipa em torno do seu melhor jogador (em Madrid isso não existe! Basta pensar que é impossível Xavi votar em Ronaldo ou Ramos mas Casillas não hesitou em nomear o defesa espanhol em detrimento de Ronaldo). Enfim a balança perde claramente para Messi em todos os pontos daí eu achar que dificilmente Ronaldo voltará a erguer a Bola de Ouro!
Vocês próprios definem 3 critérios. O Messi ganha em 2 deles, mas mesmo assim votavam no Ronaldo...ok.
ResponderEliminarNão é o Messi que este ano está bastante perto de bater o recorde de golos de Pelé?
Se isto não é suficiente para ganhar o prémio, não sei o que será.
Golos não é tudo!
EliminarSe fores a ver os golos do Ronaldo foram em jogos grandes e resolveram eliminatórias e campeonatos. Já os do Messi foram contra equipas pequenas com a equipa toda a jogar para ele!
Nenhuma falta de coerência.
EliminarBasta pensarmos num sistema de pontos idêntico ao da FIFA: 5 para o melhor, 3 para o 2º e 1 ponto para o 3º.
No 1º critério o Messi recebe 5 pontos e o Ronaldo 3
No 2º critério o Messi recebe 5 pontos e o Ronaldo 3
No 3º critério o Ronaldo recebe 5 pontos e o Messi 0, pois vários foram vários os jogadores (citamos alguns no post) que conseguiram associar o factor individual ao sucesso colectivo.
Ou seja dá um resultado final de: Ronaldo 11 pontos, Messi 10 pontos
Cumprimentos
Sem dúvida que Ronaldo merece esta distinção... Mas acho que Messi vai ganhar porque tem melhor fama que o português..
ResponderEliminarPrimeiro Ponto: Quando existem 3 critérios de selecção e Messi tem vantagem em 2 deles... Creio que o prémio deveria ser de Messi. Não percebi o vosso raciocínio em dar o prémio ao Ronaldo (tendo em conta a vossa imparcialidade que aprecio muito)
ResponderEliminarSegundo Ponto: Não percebo os muitos comentários que li neste post a dizer que o Messi vai ganhar porque a FIFA, o Platini ou a UEFA mandam e decidem a favor do Messi. Então mas quem é que ainda não percebeu que são os capitães das selecções, os seleccionadores e um jornalista de cada país a votar? Esta é uma selecção democrática e sem compadrios, favores ou o que quer que seja. Se o Ronaldo ganhar é porque foi o mais votado... Se o Messi ou o Iniesta ganharem é também porque foram os mais votados. Não existe mais segredo nenhum nesta eleição.
Terceiro Ponto: A eleição é para eleger o melhor jogador do ano de 2012. Ora portanto não é para escolher o jogador com mais titulos ou com titulos mais importantes. Se assim fosse, o vencedor era o espanhol Juan Mata que levou os 2 trofeus mais importantes de 2012 para casa. Os vossos critérios de selecção são exactamente os que devem ser analisados e todos com o mesmo peso. Por estas razões considero que Messi é que merece o prémio
Nenhuma falta de coerência.
EliminarBasta pensarmos num sistema de pontos idêntico ao da FIFA: 5 para o melhor, 3 para o 2º e 1 ponto para o 3º.
No 1º critério o Messi recebe 5 pontos e o Ronaldo 3
No 2º critério o Messi recebe 5 pontos e o Ronaldo 3
No 3º critério o Ronaldo recebe 5 pontos e o Messi 0, pois vários os jogadores (citamos alguns no post) que conseguiram associar o factor individual ao sucesso colectivo.
Ou seja dá um resultado final de: Ronaldo 11 pontos, Messi 10 pontos
Cumprimentos
Errado.
Eliminar1º ponto - Existem 3 critérios de selecção mas tu estás a dizer que todos têm a mesma ponderação. Alguma vez o VM afirma que os 3 critérios têm a mesma ponderação? Não. Estás a fazer essa afirmação baseada no teu julgamento. Fica sabendo que as ponderações de critérios não necessitam de seguir a base de uma média aritmética.
2º ponto - Sabes o que é "lobby"? Imagina que eu trabalho na FIFA (que tem fortes ligações com a ADIDAS que patrocina Messi) e que digo a metade dos Países pertencentes à FIFA onde muitos deles têm graves carências, que pelo voto em Messi lhes dou bolas, equipamentos ou em alguns casos até lhes construo uma escola ou outras infraestruturas. O que vai suceder? Obviamente vão votar em Messi, por isso é que por vezes aparecem algumas pessoas que dizem que nem sabem para o que estavam a votar e em quem estavam a votar...Cristiano optou mal petlo patrocinador, escolheu a Nike que tem pouco peso na Europa quando a Adidas é rei no que concerne ao futebol de 11...era mais fácil Cristiano ganhar o prémio MVP da NBA...
3º ponto - Pelo teu critério, Cristiano merecia o prémio em 2007 e em 2011, porque é que não foi assim? Porque em 2007 deram-nos a patranha de que Kaka merecia a Bola de Ouro pelos 12 jogos que fez na Champions apesar de ter ficado a 40 pontos do 1º lugar em Itália e em 2011 voltaram a dar nos a patranha de que Messi merecia o prémio porque Cristiano apesar de ter tido melhores marcas individuais, não conquistou tantos títulos colectivos. O que vejo é que existe aqui um critério comum, que quer seja por critério individual ou colectivo tem é de se dar o prémio a toda à força ao Messi....
Obrigado pela explicação. Agora já percebo o porquê da vossa conclusão. Mas tendo em conta que o 3º critério, o sucesso colectivo independentemente da performance individual, não faria mais sentido o Juan Mata ou o Fernando Torres ficarem em primeiro? Ganharam a Liga dos Campeões (unanimamente reconhecida como a prova mais importante a nível mundial), o Europeu e a FA Cup? Ou seja, ganharam as 2 provas mais importantes de 2012. Continuo sem perceber o porquê de o Cristiano ficar em 1º lugar segundo os vossos crtérios.
EliminarCumprimentos
Donomar, tenho de aplaudir o seu raciocínio. Sinceramente, costumo evitar comentar porque realmente a falta de lógica assusta-me, mas bem-vindo. O Messi é sem qualquer dúvida o que recebe pontos em dois critérios e no terceiro nem o Ronaldo nem o Messi estão nos primeiros 10 lugares, qualquer espanhol, o Pirlo, todos os do Chelsea, etc. têm mais troféus e mais prestigiados que o argentino e o português. Logo, Messi vencedor pelos parâmetros do VM.
EliminarPelos meus parâmetros, nem sequer vejo motivo para valorizar mais os prémios de equipa uma vez que já são distribuidas medalhas aos vencedores durante o ano. Um jogador que sozinho marca quase 90 golos num ano, faz quase 30 assistências (estimativa até ao final do ano) se a equipa não ganhar troféus quanto a mim tem ainda mais mérito. A bola de ouro é entregue a um jogador, não a uma equipa, o Messi é o melhor jogador do mundo sem concorrência e quando acabar a carreira vamos olhar para os registos dele. (neste momento, e apesar de ser dois anos mais novo que o CR está praticamente com os mesmos golos, o dobro das assistências e menos 100 jogos ao longo da carreira. Dúvidas só mesmo com preconceito.
Donomar, tenho de aplaudir o seu raciocínio. Sinceramente, costumo evitar comentar porque realmente a falta de lógica assusta-me, mas bem-vindo. O Messi é sem qualquer dúvida o que recebe pontos em dois critérios e no terceiro nem o Ronaldo nem o Messi estão nos primeiros 10 lugares, qualquer espanhol, o Pirlo, todos os do Chelsea, etc. têm mais troféus e mais prestigiados que o argentino e o português. Logo, Messi vencedor pelos parâmetros do VM.
EliminarPelos meus parâmetros, nem sequer vejo motivo para valorizar mais os prémios de equipa uma vez que já são distribuidas medalhas aos vencedores durante o ano. Um jogador que sozinho marca quase 90 golos num ano, faz quase 30 assistências (estimativa até ao final do ano) se a equipa não ganhar troféus quanto a mim tem ainda mais mérito. A bola de ouro é entregue a um jogador, não a uma equipa, o Messi é o melhor jogador do mundo sem concorrência e quando acabar a carreira vamos olhar para os registos dele. (neste momento, e apesar de ser dois anos mais novo que o CR está praticamente com os mesmos golos, o dobro das assistências e menos 100 jogos ao longo da carreira. Dúvidas só mesmo com preconceito.
o prémio é de performance individual. Ponto.
ResponderEliminarAs conquistas colectivas só servem para desempatar. Não há empate possível.
Messi tem mais muito mais golos, muito mais assistências, joga muito mais.
É a vida. Habituem-se.
Sério...isto do joga mais porque tem mais golos e assistências é ridículo.
EliminarSendo assim porque é que Mário Jardel nunca foi o melhor jogador do Mundo? Porque é que Ronaldinho Gaúcho foi o melhor do Mundo? Raul marcava mais golos e dava mais assistências! Tal como Van Nistelrooy! Porque é que Henry, Shearer, Shevchenko, já agora Drulovic que por ano metia umas 40 assistências para Jardel, porque é que esses nunca foram os melhores do Mundo.
E já agora, porque é que pegas apenas em golos e assistências? Futebol tem mais estatísticas sabias? Como desarmes, trabalho defensivo, faltas sofridas, cometidas, km percorridos...só sabem é pegar nas estatísticas que o argentino é superior, pudera, uma equipa a jogar para ele ficar nos últimos 20 metros até eu metia 60 golos num ano. Agora meter 80 e tal golos num ano para Iniesta nem 20 ter é meio ridículo não? Ao menos Cristiano mete 70 golos, mas Higuain e Benzema cada um metem 40 ao ano...
Messi = "ballhog"
Não é ridiculo, pode é não ser suficiente. Com certeza que as estatisticas interessam. Se não interessassem, o Ronaldo ainda ficava mais longe. Os jogadores a nivel mundial que dão mais espectáculo e tem maior imprevisibilidade são de longe o Iniesta e o Messi.
EliminarRonaldo tem 59. Calma. eheh. Até chegar a 82 tens de esperar muito.
EliminarTrabalho defensivo? Estás a dizer que o ronaldo é superior? Não brinques. Km percorridos? Mas isto é atletismo? Quantidade de gel no cabelo. Brincos também conta.
Não dou mais para o peditório. Todo o mundo vê quem é o melhor. Só os tugas insistem em colocar a cabeça na areia. Aguentem.
Claro, tem 59.
EliminarÉ o outro critério da FIFA. Amigáveis pela selecção em jogos de dispara a carica e sem preocupações defensivas contam, amigáveis pelos clubes nos mesmos moldes já não contam.
Amigo, eu estou-me a BORRIFAR para os critérios da FIFA. Eu avalio um jogador por tudo o que fez no ano, você quer-se seguir pela FIFA força, se calhar a ADIDAS vai a casa entregar-lhe um saquinho com merchandising por esses serviços prestados.
Em trabalho defensivo Cristiano não é superior a Messi, é MUITO superior a Messi, em pontapés de canto Cristiano é colocado na zona do 1º poste, curiosamente desde que Mourinho fez isso que o Real tem sido menos comido em bolas paradas, Messi nos cantos contra o Barça nem desce...Cristiano tem mais recuperações de bola e mais desarmes que Messi, logo, melhor capacidade defensiva.
Isto é atletismo? Por acaso até é, ou você joga futebol de cadeira de rodas? Então se lhe dissesse que futebol é uma variação degenerada do rugby teria que lhe indicar que o futebol até deveria ser mais físico e duro do que é actualmente, e que um jogador como Messi nunca poderia ser considerado alguém nesse tipo de jogo. Mas como não o vejo como um tipo que estude as origens do futebol, nem faz sentido entrarmos por aí.
Continua a apoiar um tipo que só ganhou uma taça do rei num ano inteiro...
I Iniseta ganhou o Campeonato Europeu de Seleçoes, chegou ás meias finais da Champions, segundo lugar na liga e ganhou a taça do Rei. Se calhar no apartado colectivo nao é assim tao claro que seja para o Cristiano.
ResponderEliminarMas pronto, este é um blog português e estamos a falar de un jogador espanhol, é sempre complicado.
Segundo lugar na liga onde teve piores números que Kaka por exemplo. E se um jogador jogou de forma mediana numa prova de regularidade de 10 meses nem deveria estar incluído nestas contas...5 golos no campeonato espanhol? Estão a brincar comigo?
Eliminar1 - Cristiano
2 - Messi
3 - Pirlo
Isto é a realidade. Agora a realidade corporativista FIFA logo se mostrará.
Muita gente fala de números sem saber e comete erros. Acredito que é sem intenção mas o que é certo é que o faz.
ResponderEliminarDeixo aqui o link para tudo sobre o messi. Épocas e anos civis. Não falta nada.
http://kahkonen.arkku.net/messi/?matches/index/Everyo
Quem souber que faça o mesmo para o CR.
Não falem de cor nem contribuam para falsidades.
Aquele abraço e adeusinho
Estão aqui os números de C.Ronaldo:
Eliminar- Vencedor da La Liga 2011/2012 com record de pontos e golos marcados e golo no Camp Nou que decidiu tudo
- Vencedor da Supertaça Espanhola 2011/2012 com 2 golos decisivos
- 3º lugar com Portugal no Euro 2012 com golos decisivos à Holanda e Rep. Checa
Estão aqui os números de Messi:
- Taça do Rei
Os números têm de ser avaliados em relação ao que permitiram conquistar. E todo o hype de Messi só permitiu uma Tacita do Rei, tão desmeritada em 2011 quando o Real a ganhou...