NFL, semana 8 – Draft, trades e equipas de elite

Hoje, e antes de irmos para a semana da NFL, vamos falar das trocas de jogadores. A data de fecho do mercado foi alterada por causa do furacão Sandy, sendo agora na Quinta-Feira. Posto isto, os clubes têm até lá para mexer nos seus plantéis. Há que ter noção que este mercado é diferente do da NBA. As organizações das ligas são parecidas, apenas as características dos campeonatos é que são distintas.

O draft tem uma importância maior na NFL do que tem na NBA. O esquema de trades tem menor importância. Isto porque o nível dos jogadores que todos os anos se apresentam vindo das universidades para entrar na liga é altíssimo, mais alto ainda que o da NBA. Certas universidades têm basicamente equipas profissionais de futebol, utilizando milhões e milhões de dólares que ganham com contractos publicitários e de televisão e dinheiro de bilheteira para criar instalações e programas de desenvolvimento de atletas do melhor que há no mundo. Não é complicado encontrar treinadores de universidades a ganhar 5 milhões de dólares por ano. Ora, mesmo com a intensidade, ritmo e rigor táctico menores que os da NFL, a liga da NCAA é fortíssima. Por isso é que referimos frequentemente o problema de futuro dos Saints. O franchise perdeu as escolhas do draft para este ano e para o próximo. O facto de ser das melhores equipas não é demasiado importante. Os Giants, vencedores do Superbowl no ano passado, tiveram este ano 7 escolhas de draft.

O draft da NFL é enorme e tem um nível altíssimo, e o sucesso de muitas equipas pode depender da qualidade de trabalho que fazem na prospecção. Se Peyton Manning foi a 1ª escolha do draft no seu ano, Tom Brady foi a escolha 199 do seu. Assim as equipas trabalham no draft e na pré-época para finalizarem os seus plantéis de modo a não terem de executar mais ajustes. E como o nível é tão bom, não há necessidade de se porem a salivar pelos jogadores dos outros. Apenas há que fazer um bom trabalho na enorme pré-temporada de modo a que a época, que é curta, corra sem sobressaltos.

Ainda assim, nesta semana de fecho de mercado têm surgido rumores de alguns jogadores que querem sair dos seus clubes, ou clubes que se querem ver livres de determinados jogadores. Vamos pontá-los e definir os melhores destinos para eles.
- Steven Jackson, Rams: O RB quer sair de um clube onde ainda não teve sucesso. Aliás, apesar da sua enorem produtividade, Jackson ainda não tem qualquer feito relevante na liga. Em Green Bay encaixaria que nem uma luva. Daria a Rodgers uma rede de segurança e uma nova dimensão ao ataque que tornaria a equipa dos Packers ainda mais perigosa.
- Deangelo Williams, Panthers: Outro RB que estará de saída do seu clube. Tal como Jackson, Williams tem sido um jogador de grande produção na liga. Tal como Jackson, já não vai para novo. Visto a diminuição significativa da sua produção os Panthers querem despachá-lo. Denver poderia ter aqui uma oportunidade boa de acrescentar ainda mais valor a uma equipa que está a chegar a um nível de elite.
- Dwayne Bowe, Chiefs: Um dos melhores receivers da liga no ano passado já não quer mais estar no pior clube da NFL esta época. Miami, que tem feito uma época inesperadamente boa, ficava com uma unidade ofensiva mais completa com este talentoso jogador.
Passamos agora para a semana 8 da NFL.

Melhores equipas:
- Atlanta Falcons: A única equipa que se mantém imbatível. Na época regular é até agora sem dúvida a melhor equipa. Têm mostrado uma consistência impressionante. Todas as fases do jogo dos Falcons merecem reconhecimento, mas é o ataque que vamos hoje focar. Dirk Koetter, novo coordenador ofensivo, para ter tornado uma unidade ofensiva talentosa numa arma de destruição maciça. Esta semana defrontaram 2 CB de topo na defesa do Eagles. Previa-se a possibilidade de White e Jones, os 2 principais receivers, tivessem cobertos e limitassem em demasia as opções de Matt Ryan. Jones fez um grande jogo, mas o destaque vai para o número de jogadores para quem Ryan completou passes. 7. Para além de talento e qualidade, os Falcons são versáteis.
- Denver Broncos: Torna-se redundante dizer que Peyton Manning está a aproximar-se do nível que conhecemos dele. Já lá está. É só uma questão de conhecer bem a sua unidade ofensiva. O que devemos pensar agora é: com o melhor Manning, até onde podem ir os Broncos? Superbowl. Houston tem muita qualidade, mas não acreditamos que chegue para dar o salto. Esta equipa já perdeu com Patriots e Texans, é certo, mas com a parte mais difícil de um calendário complicado ultrapassada, Denver não terá dificuldade em ganhar a divisão. Podem inclusivamente concentrar-se em tentar garantir a vantagem de terem os jogos do playoff a serem disputados em altitude.
- New England Patriots: Se Belichik conseguir que os Pats apareçam todas as semanas com esta postura, ele será treinador no Superbowl. É simples. Brady desfez a boa defesa dos Rams e demonstrou para
quem quis ver que continua para as curvas.

Melhores exibições:
- Defesa dos Bears (outra vez): Depois de uma fraca exibição de Cutler, coube à defesa gerir a situação de modo a que a equipa fosse tendo hipóteses de ganhar. A verdade é que na última jogada bastava um
pontapé para Chicago ganhar. Cutler subiu o nível, mas deve agradecer a uma das melhores unidades defensivas da liga por ter essa chance.
- Alex Smith: Os 49ers dominaram por completo uns desgraçados Cardinals. Apesar de receber pouco crédito, Smith tem feito uma época sólida, e não sendo um QB de elite, comete muito poucos erros. É o ideal para uma equipa com um grande jogo pelo chão e a melhor defesa da liga. Smith bateu o record de passes feitos com apenas um falhado. A sua estatística esta semana foi de 18 passes completos em 19 tentados, 232 jardas, 3 TD e zero Turnovers. Perfeito para uma equipa como os 49ers.
- Doug Martin: Com 135 jardas corridas e 79 recebidas, o RB dos Bucaneers representa o lado bom da equipa. O rookie rebentou a defesa de Minnesota. Os Vikings já deixaram de surpreender e já todos os levam a sério. Christian Ponder não é assim tão bom. Mas Doug Martin? O potencial é infinito, a consistência não. Se conseguirem manter um bom nível, a equipa de Tampa ainda pode fazer uma boa temporada.

Maiores desgraças:
- Atitude dos Giants: É a única equipa da liga que consegue desligar durante um jogo e ligar outra vez. É provavelmente a equipa que mais armas tem nas diferentes fases do jogo. Talvez seja a melhor equipa da liga. Mas os Giants não podem ganhar uma vantagem de 23 pontos e deixá-la ir embora em pouco mais de um período. Vou começar a atribuir 2 lambadas nestas desgraças. Os Giants levam as 2 esta semana.
- Ataque dos Chargers: 6 pontos aos Cleveland Browns. Sim, os Browns não são assim tão maus. Sim tem miúdos com talento e uma defesa rija. Sim, o ataque dos Chargers é péssimo.
- New York Jets: Uma semana depois de nós os elogiarmos aqui, os Jets contam uma anedota em forma de jogo. Sempre dissemos que não tinham talento mas que por vezes tinham boa atitude. Quando nem atitude têm, os Jets são a pior equipa da liga.

Luís Figueiredo

Etiquetas: