NBA - Os Rookies que prometem

A um dia do início da nova temporada as equipas dão os últimos retoques nos planteis, em trocas, mas principalmente em dispensas (as waivers). Mas se uns saem, outros entram, e este é o caso dos jovens que fazem a sua estreia na NBA: os rookies. Os jogadores de 1º ano, escolhidos no draft (pelo menos a maioria), entram nas suas equipas com aspirações e responsabilidades diferentes; de uns espera-se rendimento elevado e de imediato, a outros dá-se o tempo necessário para se habituarem à dureza da NBA, uns serão figuras centrais, outros terão como objectivo chegar a jogadores de segunda linha (os ditos role players). Uns viverão à medida das expectativas, outros irão passar parte do ano a penar na D-League, e depois há sempre aqueles que surpreendem pela sua rápida adaptação. Seguem-se alguns rookies a seguir durante o ano:

1) Anthony Davis (NOH): É o candidato nº1 (e 2, e 3...) a rookie do ano. Diz-se que é um interior na linha dos grandes dominadores, tremendo defensor e ressaltador, com uma incrível capacidade de desarmar lançamentos. Ofensivamente não será tão poderoso como na defesa, mas a sua capacidade técnica e coordenação motora (que muitas vezes não acompanha os homens grandes) dá-lhe um arsenal a ter em conta. Será figura de proa dos Hornets já este ano, e dele não se espera menos que um poste top-5 daqui a 2/3, competindo de igual para igual com Dwight Howard e Bynum.
2) Damien Lillard (POR): se há jogador capaz de pôr em causa o troféu de Anthony Davis, é Lillard. Lillard é e será no futuro o base titular dos Blazers, e tomando em conta o cheirinho dado na pré-temporada, tem tudo para ombrear com os melhores na sua posição, que será mesmo aquela em que existe mais talento na Liga. Lillard irá marcar muitos pontos e distribuir a bola ao seu poste, Aldridge. Embora Lillard por si só não pareça ter a capacidade de colocar os Blazers nos oito primeiros, é certo que fará uma época de qualidade, e os seus números, acompanhados de um total de votórias acima do esperado, podem colocá-lo perto de Davis para e escolha do melhor do ano.
3) Michael Kidd-Gilchrist (CHA): a escolha nº2 entra na Liga como um jogador de enorme potencial, mas com o óbice de jogar naquela que foi, e provavelmente será, a pior equipa da NBA. Muitos jogadores se perderam na mediocridade geral que os rodeia, aspirados pelas derrotas sucessivas e pela consequente desmotivação. Gilchrist terá a "honra" de ser o melhor jogador da equipa, e será o maior "iman" de talento no futuro da franchise. Ele entra como bom defensor (uma espécie de Geral Wallace), com capacidade de também fazer pontos no ataque. É possível que faça na números na casa dos 15/5, mas isso não será suficiente nem para ganhar prémio de rookie do ano, nem para tirar os Bobcats do buraco.
4) Jared Sullinger (BOS): o reforço dos Celtics preferiu ficar mais um ano a estudar do que ser uma escolha de topo no draft de 2011. Caiu imenso (21ª escolha), mas parece ter tudo para singrar na NBA, sendo que Boston parece ter conseguido um dos "roubos" do draft. Os Celtics estão um pouco rasos no jogo interior (Bass é algo limitado, e o veterano Garnett terá que fazer as vezes de poste), e Sullinger traz à mesa capacidade de luta e marcação de pontos nas zonas interiores, para lá de um certo poder de intimidação que faz sempre falta. Sullinger não entrará nas contas dos melhores rookies, nem dele se espera uma carreira ao nível da de Davis, mas ele parece capaz de contribuir muito, e já.
5) Jae Crowder (DAL): Crowder parece fadado para o prémio "Parsons 2012", um jogador escolhido no fundo do draft, mas que aparece como titular e acaba por fazer uma boa época. Crowder é um bom defensor (como Marion), não comete turnovers, ganha ressaltos, e até marca pontos (fez 10-19 no último jogo frente aos Thunder). Possuindo um bom lançamento e uma figura possante, Crowder parece ter tudo para entrar na rotação (até a inicial?) dos Mavericks, como opção secundária no ataque atrás de Dirk e Mayo.

Qual será o rookie ano? Anthony Davis vai confirmar as expectativas, ou Damien Lillard vai surpreender e roubar o troféu? Que rookie terá mais impacto já este ano? Qual o roubo do ano, e o flop do ano? Que outros rookies merecem ser seguidos com atenção?

Nuno Ranito

Etiquetas: