NBA 2012-13: A Emoção, o suspense e o espectáculo estão de volta!

Inicia-se hoje de madrugada a temporada 2012/13 da NBA, uma das competições mais emocionantes e apaixonantes do desporto planetário, capaz de atrair fãs de basquetebol, mas não só. Miami parte com vontade de renovar o título, comandado por LeBron James, o mais completo jogador da actualidade. Terá feroz competição dos renovados Lakers, e dos jovens Thunder, finalistas vencidos na última edição. É o ano do regresso do desporto a Brooklin, das esperanças de Knicks e Clippers (no papel, dos poucos franchises com arsenal para fazer frente aos favoritos), da experiência Jennings-Ellis, da redenção dos Bobcats. Todos a postos para mais uma época fantástica!!

Histórias a seguir na temporada

Super-equipas: estão mais na moda do que nunca. Desde super-estrelas que se juntam, até veteranos que aceitam papéis secundários, o que está a dar é acumular jogadores de excelência. Miami possui 3 jogadores que por si só seriam figuras centrais (James, Wade e Bosh), ao que juntaram um dos Boston Big-3 (Allen); os Lakers adicionaram à dupla Kobe-Gasol um dos melhores bases da última década (Nash) e o melhor poste da liga (Howard), tendo ainda o All-Star Jaminson como 6º jogador. Depois há ainda as constelações menores, como os Knicks (Carmelo + Amare), Clippers (Paul + Griffin) e Nets (Johnson + D-Will). Já os Celtics trocaram o seu Big 3 + 1 por Rondo + 2, enquanto que os Thunder viram um dos seus três mosqueteiros ir fazer dueto com Jeremy Lin no texas.

Flopping: este ano a Liga promete luta aos floppers, e sanções para quem simular faltas e ou agressões. Multas para os prevaricadores e suspensões para os mais reincidentes são as sanções a aplicar a quem tentar (e conseguir) desvirtuar o jogo através de simulações. Dado o elevado número de seguidores de Vlad Divac na NBA, a coisa promete ser animada...

David Stern: o Comissário anunciou a sua retirada do cargo para 2014. É e será uma figura incontornável da História da NBA, respeitado e odiado, tanto por jogadores (como na questão das novas bolas ou do código de vestuário, para não falar nas negociações de contratos colectivos) como por adeptos, falamos de um senhor que é acusado de manipular drafts e resultados em favor dos mais fortes, mas que por outro lado é elogiado por ter transformado a NBA num produto vendido à escala mundial. No seu reinado a Liga de Basquetebol adicionou a componente espectáculo à competição em si, sendo que uma das suas bandeiras foi o combate à violência (a pancadaria Indiana-Detroit foi fortemente punida), que se traduziram em regras como proibição de sair do banco durante altercações, suspensão por acumulação de faltas técnicas, bem como diversas outras recomendações aos árbitros de modo a que o jogo fosse menos duro.

Free Agents: parece incrível, mas ainda nem a época começou e já há quem faça contas ao defeso de 2013. Parte da temporada vai ser passada a falar dos possíveis Free Agents de 2013, e do que fazem durante o ano, quer em termos desportivos quer em termos de negociação de cnotratos. Não faltam nomes sonantes como Dwight Howard, Chris Paul, Josh Smith, James Harden, ou Al Jefferson. Estes jogadores e respectivas equipas (mais os potenciais interessados) vão ser devidamente acompanhados, com muita especulação à mistura.

Jogos da noite

Boston @Miami: Noite de festa em Miami, com a celebração do título conquistado o ano passado. O Rei e os seus escudeiros vão receber o ansiado anel, e a bandeira dos campeões Heat será hasteada até ao topo do pavilhão. Os "cabeçudos" são os Boston Celtics, um dos maiores rivais e opositores dos Heat no Este. Será a estreia de Ray Allen pelos Heat, depois de sair de Boston. Embora seja o primeiro de 82 jogos, ambas as esquadras querem marcar uma posição de força.
Dallas @LA Lakers: Os amarelos de Hollywood perderam todos os jogos da pré-temporada. Os Mavericks perderam Dirk Nowitzki e Chris Kaman (e também Delonte West, corrido após demasiados problemas disciplinares). Bem vistas as coisas, a pré-temporada foi mais positiva para os homens da casa, não? Howard e Nash fazem a sua estreia pelo Laker-show, enquanto que Kobe está em dúvida. É a prova de fogo para os reforços daquele que é considerado o melhor cinco inicial da NBA. Mesmo sem Mamba a 100%, favoritismo total para os Lakers, perante os desfalcados Mavs.
Washington @Cleveland: Nem só de grandes jogos se faz a NBA, por isso... Kyrie Irving lidera uns Cavs na máxima força perante uns Wizards sem John Wall, e com Nene em dúvida. Destaque para a estreia de Bradley Beal e Dion Waiters. Cleveland tem aqui uma chance de terminar a noite a figurar na tabela com recorde positivo, algo que deve ser raro este ano.

Trades
O defeso da NBA costuma ser pródigo em trocas de jogadores. Tudo entra num frenesim digno de um mercado marroquino, desde equipas que se querem reforçar a qualquer custo, até às que pretendem despachar indesejados. Depois há as que ficam mais fracas desportivamente, a troco de poupar dinheiro, ou as que aceitam contratos de último ano, na expectativa de libertarem a sua folha para que possam contratar os jogadores que realmente pretendem. Seguem-se algumas das mais relevantes trocas do defeso:

1) Kyle Lowry (Toronto-Houston): Houston transformou-se numa feira da ladra, e os Raptors aproveitaram para ir às compras. Adquiriram um base de elevado nível, sem que tivessem que dar muito em troca.
2) Marvin Williams e Devin Harris (Utah-Atlanta): Utah recebe o jogador que antecedeu a sua escolha de draft, Deron Williams, na expectativa de resolver os seus problemas de perímetro, no ataque e na defesa. Atlanta recebe um bom suplente, com um contrato a expirar. Todos ficam felizes, pelo menos por enquanto.
3) Ryan Anderson e Gustavo Ayon (New Orleans-Orlando): o most improved vai emparelhar com o futuro rookie do ano, numa sign and trade que enviou o mexicano Ayon para Orlando. Anderson pretende mostrar o que evoluiu, e a sua (pouca) defesa deve ser mascarada pelo potente jogo defensivo que se espera de Anthiny Davis. Já Ayon, vai novamente sentir o que é fazer parte de uma equipa perdedora...
4) Ariza, Okafor e Rashard Lewis (Washington-New Orleans): uma das trocas menos mediáticas, mas que deu aos Wizards a qualidade e experiência que simplesmente não possuíam  Em troca, o "inútil" Lewis, que entretanto já aterrou em Miami, onde vai bater palmas a LeBron, e marcar uns pontitos de quando em vez.
5) Mo Williams (Utah-Clippers): troca no dia de draft, em que os Jazz recebem um bom base (ainda que longe de ser elite) em troca de nada...
6) Lamar Odom (LA Clippers-Dallas): os Clippers recebem o regressado Odom, vindo da sua pior temporada de sempre. Tomando em consideração que não deram nada em troca, e que o sr. kardashian se dá bem com os ares de Los Angeles, acaba por ser um excelente negócio.
7) Joe Johnson (Atlanta-Brooklyn): os Nets recebem um marcador de pontos que consideram um bom complemento a Deron, enquanto que os Hawks se libertam de um contrato devastador.
8) James Harden e Kevin Martin (Houston-Oklahoma): a última troca foi das mais inesperadas e importante do defeso. Os Thunder vêem quebrado o seu big-3, enquanto que Harden verá cumprido o seu desejo de um contrato máximo e de uma posição hierárquica superior. Resta saber se ele, com a companhia de Lin, Asik e pouco mais, consegue levar os Rockets ás vitórias.
9) Steve Nash (LA Lakers-Phoenix): LA recebe um base de elite, Nash recebe a possibilidade de alcançar o merecido anel, Phoenix recebe escolhas de draft que provavelmente darão em nada (ou serão usadas em futuros negócios). Considerando que Nash podia ter saído a troco de nada, nem correu mal para as partes envolvidas.
10) Dwight Howard, Iguodala, Bynum e Cia (LA Lakers, Denver, Orlando e Philadelfia): no negócio do ano, no papel todos ficaram mais fortes (à excepção dos Magic, mas também essa não era a ideia). A peça central, o prémio do defeso, Dwight Howard fez cumprir a sua vontade, e vai emparelhar com Kobe, Gasol e Nash. Howard espera tornar-se um jogador de estatuto especial, na linha de Kareem e Shaq, e a sua relação com as restantes estrelas da companhia vai ser uma das histórias a seguir.

Quem vai sagrar-se campeão da NBA? Quem vai chegar à final? Poderão Lakers e Thunder impedir os Heat de repetirem o título? Terão os Heat adversário à altura na Conferência Este? Que papel terão Spurs e Celtics nesta temporada? O que poderão fazer Clippers e Knicks? Que equipa poderá surpreender os principais favoritos? Quem equipas irão melhor em relação à temporada anterior? Quem se reforçou melhor? Quem vai ganhar os prémios individuais (MVP, MIP, rookie, defensor do ano, 6º jogador e treinador)?

Nuno Ranito

Etiquetas: