FC Porto derrota Estoril: Dragões estiveram em desvantagem, mas Jackson Martínez opera reviravolta (uma assistência e um golo); Sp. Braga vence nos Barreiros, com bis de Éder

Estoril 1-2 FC Porto (Steven Vitória 10´; Varela 57´e Jackson Martínez 60´)


O FC Porto igualou o Benfica no topo da Liga ZON-Sagres, depois de conquistar uma vitória complicada na deslocação ao Estoril. A equipa da casa ganhou vantagem, mas Jackson Martínez foi peça chave na reviravolta portista no segundo tempo. O colombiano tem feito um excelente arranque de temporada e já leva 9 golos nos primeiros 11 jogos pelo FC Porto.

O primeiro sinal de perigo foi para os dragões, num cruzamento de Varela, que embateu na trave da baliza de Vagner. Na resposta, o Estoril chegou ao 1-0. Pontapé de canto, cabeceamento de Licá ao poste e recarga certeira de Steven Vitória. Os dragões tentaram reagir, mas o meio campo do Estoril não estava a deixar o FC Porto jogar. Varela teve oportunidade de chegar ao empate, num cabeceamento, contudo, Vagner respondeu com uma boa intervenção. Pouco tempo depois, foi Otamendi a desperdiçar de forma incrível o empate. Jackson Martínez assistiu o argentino, que a um metro da linha de golo, rematou contra o poste. Até ao intervalo, foi o Estoril a ficar próximo do golo. Licá, em excelente posição, cabeceou para fora. No início do segundo tempo, Jefferson rematou forte para defesa fácil de Helton e James Rodriguez fez o mesmo, para defesa de Vagner. O FC Porto estava a conseguir empurrar o Estoril para trás e chegou mesmo ao golo. Jogada de Jackson e cabeceamento certeiro de Varela. Pouco tempo depois, foi o colombiano a marcar. Livre de João Moutinho e desvio certeiro de Jackson, para o fundo da baliza de Vagner. O Estoril tentou reagir, mas foi incapaz de criar perigo, enquanto os dragões ficaram mais próximo do 1-3 (Jackson falhou uma excelente oportunidade, entre outros lances). 

Destaques:

Estoril - Boa primeira parte da equipa de Marco Silva, com excelente atitude no meio campo (agressividade e pressão sobre o portador da bola, nomeadamente Diogo Amado e Gonçalo) e segurança na defesa. Falharam mesmo as saídas para o ataque, pois Helton foi um espectador (a equipa da linha de Cascais marcou um golo e só criou perigo noutro lance).

FC Porto - Grande passividade no lance do golo do Estoril (2 golos sofridos de pontapé de canto em dois jogos consecutivos) e alguma lentidão de processos. Mas quem tem Jackson Martínez parece ter tudo. O colombiano liderou a reviravolta azul e branca e não deixou escapar o Benfica na liderança isolada.

Jackson Martínez - O homem do jogo, com mais uma excelente exibição pelo FC Porto. O colombiano fez a assistência para o empate e marcou o golo da vitória dos dragões. Para além disso, esteve bastante activo no ataque (fez outra assistência para Otamendi), com boas movimentações e jogadas de perigo.

Varela - Entrou bem na partida, criando desequilíbrios pelo lado esquerdo do ataque, e acabou por ser decisivo no segundo tempo, com um excelente cabeceamento.

João Moutinho/Lucho - O médio português cumpriu no meio azul e branco, especialmente no segundo tempo (fez inclusive a assistência para Jackson), enquanto o argentino esteve muito apagado.

James Rodríguez - Longe de mostrar todo o seu potencial, ainda assim, o colombiano esteve muito em jogo para construir lances de ataque e criar desequilíbrios na defesa adversária.

Danilo/Mangala - O lateral brasileiro ainda procurar a melhor forma. Tentou dar profundidade ao seu corredor, mas raramente criou desequilíbrios; o francês até acabou por subir mais pelo flanco esquerdo que o brasileiro, mas decidiu quase sempre mal.

Marítimo 0-2 Sp. Braga (Éder 54´e 87´) - Partida complicada para os "gverreiros", que superaram o desafio com nota máxima, apesar da exibição não ter sido a melhor. O Marítimo mostrou-se bastante perigoso na frente de ataque, mas Beto foi evitando o golo madeirense. No segundo tempo, o Sp. Braga mostrou mais argumentos e chegou à vitória. Num erro de Rafael Miranda (não conseguiu aliviar a bola, na sequência de um pontapé de canto), Éder chegou ao 0-1 e quase em cima do apito final, o mesmo Éder finalizou com sucesso um cruzamento de Alan (Salin levou dois cartões amarelos no mesmo lance, por protestar com o árbitro, pois alegou que a bola não tinha entrado). Principais destaques?


Etiquetas: , , , ,