Cristiano Ronaldo entre os 23 candidatos à «Bola de Ouro» 2012; Real Madrid domina a lista com 6 jogadores (Barça tem 5), Neymar e Drogba são os únicos que não jogam na Europa entre os nomeados

Lista dos 23 candidatos à Bola de Ouro 2012:

Real Madrid: Benzema, Ronaldo, Sérgio Ramos, Ozil, Xabi Alonso e Casillas;
Barcelona: Busquets, Iniesta, Xavi, Piqué e Messi
Manchester City: Sergio Agüero, Mario Balotelli e Yaya Touré
Juventus: Buffon e Pirlo;
Didier Drogba (Costa do Marfim/Chelsea e Shanghai Shenhua)
Radamel Falcao (Colômbia/Atlético Madrid)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia/Milan e PSG)
Manuel Neuer (Alemanha/Bayern)
Neymar (Brasil/Santos)
Wayne Rooney (Inglaterra/Manchester United)
Robin van Persie (Holanda/Arsenal e Manchester United)

VM - É a lista para a Bola de Ouro cuja Liga dos Campeões tem menos peso: das equipas finalistas (Bayern e Chelsea) apenas estão presentes Neuer e Drogba. Destaque para a presença de 6 jogadores do Real Madrid (Casillas, Ramos, Alonso, Özil, Cristiano e Benzema) e (apenas, considerando as listas das últimas edições) cinco do Barcelona (Piqué, Busquets, Iniesta, Xavi, Messi). Em termos de selecções, a Espanha conta com 7 futebolistas,  Itália com 3, Alemanha, Argentina e Costa do Marfim com 2 (o que também é demonstrativo da menor força actual de países como a França e o Brasil). Por último, apesar de ser uma lista razoável (no passado ocorreram mais erros de casting), Piqué (apesar de a 100% ser na nossa opinião o melhor central do Mundo) pouco jogou em 2012, Balotelli (tem um potencial incrível mas) não foi sequer indiscutível no City, e Benzema (marcou menos que Higuain no Real e ) desiludiu no Euro 2012, não justificaram a presença entre os melhores do Ano.

No que diz respeito ao pódio final, não restam dúvidas que Iniesta, Ronaldo e Messi estarão presentes, já a ordem irá depender de critérios nem sempre claros (o sistema de votos, como Casillas provou, nem sempre obedecem à escolha do melhor em 2012 mas sim de interesses pouco evidentes). Em 2010 Sneijder venceu a Liga dos Campeões e foi à final do Mundial mas nem ficou no pódio, em 2011 Ronaldo foi Bota de Ouro mas a LC que o Barça venceu deu o título a Messi, este ano, pelos vistos a Liga dos Campeões já pouco conta, como tal, o critério (e sim devia ser a junção entre qualidade, época individual e títulos colectivos importantes) será sempre uma incógnita. Quem foi o melhor jogador do Mundo em 2012? Qual o Top5? E no que diz respeito à lista final quais os principais destaques (presenças e ausências)?

Etiquetas: