Campeonato do Mundo de Futsal 2012: Brasil e Espanha como principais candidatos; Portugal procura recuperar um lugar de honra

Decorre entre dia 1 e 18 de Novembro o VII Mundial de Futsal, disputado na Tailândia. Portugal parte com naturais ambições de chegar o mais longe possível, sendo que a Campeã Europeia (Espanha) e o Campeão Sul Americano (Brasil) são os naturais favoritos ao título. Aliás, até ao mometo são os únicos países que conquistaram esta prova (Brasil por 4 ocasiões e Espanha por duas vezes), contudo, os espanhóis não vão poder contar com o guarda-redes Luis Amado, um dos melhores da história da modalidade. Ricardinho e companhia não tiveram um sorteio feliz, calhando no grupo C (apelidado do grupo da morte) com o Campeão do Mundo em título e grande favorito, Brasil, o Campeão Africano, Líbia e ainda os Campeões Asiáticos, o Japão. O Brasil com alguma naturalidade deverá vencer o grupo, sendo Portugal o país que talvez parta com mais vantagem para garantir a segunda vaga de qualificação directa. No entanto, neste grupo não há equipas “fracas” e tanto Portugal, como Brasil terão de se aplicar para passarem à próxima fase deste campeonato e confirmarem assim o seu favoritismo.

Grupo A - Tailândia, Costa Rica, Ucrânia e Paraguai
Grupo B - Marrocos, Espanha, Irão e Panamá
Grupo C - Brasil, Japão, Líbia e Portugal
Grupo D - Argentina, México, Itália e Austrália
Grupo E - Egipto, Sérvia, Rep. Checa e Kuwait
Grupo F - Rússia, Guatemala, Ilhas Salomão e Colômbia

No grupo A, os tailandeses tentarão aproveitar o factor casa e ainda o bom momento (são os vice-campeões Asiáticos) que atravessaram no campeonato asiático. Por outro lado, o Paraguai parte com algum favoritismo para vencer o grupo, mas para tal terão de vencer a humilde selecção ucraniana e a campeã norte-americana, a Costa Rica. No grupo B, “nuestros hermanos” são os claros favoritos do grupo, mas a perigosa equipa do Irão (10 vezes Campeões Asiáticos em 12 edições) poderá dar luta aos campeões europeus. Noutro contexto, Panamá (3º lugar no campeonato norte-americano) e os estreantes marroquinos tentarão a qualificação, em clara desvantagem perante Irão e Espanha. No grupo D, a selecção italiana, o “carrasco” de Portugal, deve ser encarada como a favorita a vencer o grupo. Porém, num patamar muito próximo, a Argentina certamente chegará ao segundo lugar. Austrália e México que conquistaram os 4ºs lugares em respectivos campeonatos continentais irão tentar intrometer-se entre as favoritas do grupo, sendo uma missão complicada. No grupo E, a luta será equilibrada. Sem nenhum “papão”, Egipto (primeira equipa africana a vencer num campeonato do mundo), Kuwait (segunda participação num mundial), Sérvia (em estreia, excluindo participações da Jugoslávia) e República Checa (3º lugar em 2010, no campeonato europeu) farão tudo para reservar uma vaga para os oitavos-de-final, não sendo nenhuma selecção apontada como favorita. No grupo F, a vice-campeã europeia, Rússia, parte como grande favorita, onde Guatemala e Colômbia partem num nível inferior, mas com boas chances de qualificação. As desconhecidas Ilhas Salomão tentarão evitar goleadas e quem sabe amealhar pontos para uma qualificação (directa ou não.).

Neste Campeonato do Mundo participam 24 selecções, distribuídas por 6 grupos, onde passam à fase seguinte (oitavos-de-final) as duas primeiras de cada grupo e ainda os 4 melhores terceiros lugares. Portugal conta nas suas fileiras bons jogadores a nível mundial e terá como objectivo mínimo passar à próxima fase, no entanto cabe a Ricardinho e companhia tentar algo mais ambição. Convocados de Portugal: João Benedito, Bebé e André Sousa (GR), Gonçalo Alves, João Matos, Nandinho, Arnaldo, Djo, Ricardinho, Marinho, Paulinho, Leitão, Pedro Cary e Cardinal.

Calendário de Portugal
Grupo C
1.ª Jornada (1 Novembro)
Líbia-PORTUGAL, RTP 2 12h*
Brasil-Japão, 14h*

2.ª Jornada (4 Novembro)
PORTUGAL-Japão, RTP 2 12h*
Brasil-Líbia, 14h*

3.ª Jornada (7 Novembro)
Japão-Líbia, 10h*
PORTUGAL-Brasil, RTP 2 10h*

Conseguirá Portugal ultrapassar a fase de grupos? Brasil e Espanha assumirão o seu papel como favoritos, ou poderá haver surpresas? Pode Portugal ambicionar o 1º lugar? Quem vão ser as grandes figuras da competição? Até que ponto as ausências de Joel Queirós e Luis Amado poderão afectar as prestações de Portugal e Espanha?

Visão do Leitor: Leonardo Santos

Etiquetas: