Benfica derrota Gil Vicente: Encarnados resolveram encontro na 1ª parte, na estreia de André Gomes na Liga (jovem rubricou excelente exibição e marcou um dos golos)

Gil Vicente 0-3 Benfica (Lima 2´, Luisinho 27´ e André Gomes 45´+2)


O Benfica foi a Barcelos dominar por completo um Gil Vicente pouco agressivo e sem receita para contrariar o maior favoritismo encarnado. Jorge Jesus lançou Luisinho, Ola John e André Gomes, que não acusaram a estreia no campeonato ao serviço do Benfica e rubricaram boas exibições. O jovem da equipa B marcou novamente um golo (depois do jogo da Taça de Portugal), o lateral-esquerdo também fez o gosto ao pé (1º golo português do Benfica no campeonato em mais de 1 ano e 7 meses - o último datava de 21 de Março de 2011) e o holandês criou bastantes desequilíbrios na defensiva gilista. 

A partida começou praticamente com o golo de Lima. Jogada pelo lado direito do ataque, cruzamento de Maxi Pereira e cabeceamento certeiro do avançado brasileiro. Os encarnados entraram bem no jogo, enquanto o Gil Vicente não conseguia chegar à área de Artur. Ola John esteve bastante envolvido em jogadas de ataque, mas faltou melhor capacidade de decisão. Cardozo ainda ameaçou de livre directo, antes de Luisinho fazer o 0-2. Lima foi à linha, cruzou atrasado, onde surgiu o lateral-esquerdo, na área do ponta-de-lança, a finalizar. O Gil Vicente, finalmente, conseguiu visar a baliza de Artur, mas os remates de Brito e Pio saíram muito desviados. Mesmo em cima do intervalo, Enzo Pérez cruzou para área, onde após uma série de ressaltos, André Gomes desvia para o fundo da baliza de Adriano. No início da 2ª parte, Luis Manuel fez o primeiro remate enquadrado do Gil, que Artur não teve problemas em defender, enquanto Ola John ficou perto do 0-4 (Cardozo serviu o holandês, mas este perdeu tempo na hora do remate e ganhou apenas pontapé de canto). Aos 60 minutos, foi Lima a desperdiçar a melhor ocasião em toda a partida. O avançado brasileiro surgiu isolado, mas rematou para excelente intervenção de Adriano. Dez minutos depois, Enzo Pérez recebeu ordem de expulsão (duplo amarelo) e o Gil aproximou-se mais da baliza de Artur. Pio ameaçou de fora da área, para depois Yero (a meias com Cardozo), obrigar Artur a defender a bola para a trave (melhor oportunidade do Gil). O jogo terminou passado pouco tempo, sem mais nenhum lance de registo.

Destaques:

Gil Vicente - Não está fácil a tarefa de Paulo Alves à frente dos gilistas. Na temporada passada, a equipa de  Barcelos praticou um excelente futebol, mas as saídas de jogadores nucleares parecem estar a pesar. O Gil Vicente foi pouco agressivo, falhou muito na defesa e no meio campo, enquanto o ataque não existiu.

Benfica - Jorge Jesus trocou 4 elementos em relação à última partida com o Spartak e apostou nas estreias de Ola John, Luisinho e André Gomes no campeonato. Uma excelente entrada na partida, com um golo, e uma primeira parte bastante tranquila, que evitou grandes sobressaltos no segundo tempo. O treinador português tem matéria-prima para fazer a rotação do plantel e hoje isso ficou provado, mesmo tendo em conta, a menor valia do adversário.

Lima - Excelente exibição do avançado brasileiro, que começou logo aos 2 minutos, com um cabeceamento com qualidade (marcou o 6º golo em 7 jogos pelos encarnados). Não se ficou por aí e ainda assistiu Luisinho para o 0-2 e quase fazia o 0-4 na 2ª parte. Lutou muito, correu e jogou em equipa, fazendo com Jorge Jesus não tenha outra hipótese, se não mantê-lo como titular.

André Gomes - Entrou bem contra o Freamunde e esteve em bom nível nos 90 minutos contra o Gil Vicente. Apesar de uma ou outra desconcentração ou perda de bola, a verdade é que o jovem jogador mereceu a aposta de Jorge Jesus. Mostrou bom toque de bola e capacidade de recuperação, para além do golo que marcou (teve sorte nos ressaltos, mas lutou até ao fim pela posse de bola).

Luisinho/Maxi Pereira - O português marcou um golo na estreia pelo Benfica no campeonato (apareceu muito bem na zona do ponta-de-lança), deu profundidade ao flanco e não teve problemas na defensiva; o uruguaio rubricou a melhor exibição pelos encarnados nesta temporada (apoiou muito bem o ataque e não passou por dificuldades na defesa), tendo saído do seu pé direito o cruzamento para o golo de Lima.

Jardel/Garay - O Gil Vicente pouco incomodou o eixo central da defensiva do Benfica, que não teve grandes dificuldades em "limpar" a sua área de acção.

Ola John/Enzo Pérez - O holandês mostrou aquilo que sabe fazer melhor, ou seja, criar desequilíbrios pelos flancos. Foi bastantes vezes à linha para cruzar, flectiu para o meio e ainda tentou a sua sorte no remate, mas não foi feliz na hora da decisão (aspecto a rever); o argentino fez uma excelente primeira parte, onde dominou por completo o meio campo e foi decisivo nos últimos dois golos, mas duas faltas imprudentes valeram-lhe a saída para o balneário mais cedo.


Etiquetas: , ,