Vitória SC vs SC Braga: O maior derby do Norte

Com a saída do Boavista dos grandes palcos, e o resfriamento da rivalidade com o FC Porto, Vitória-Braga é nos dias de hoje, pela emoção, disputa, entusiasmo e paixão, o maior derby do Norte. Um duelo que tem origem fora dos relvados, e torna este jogo num dos mais escaldantes e apaixonantes do campeonato. Esta rivalidade remonta aos tempos da monarquia, quando o arcebispo D. Henrique se instalou em Guimarães e começou a dar regalias à cidade. O arcebispo de Braga não gostou da diferença de trato e escreveu ao Papa Inocêncio III a reclamar. Os vimaranenses queimaram tudo o que viram e os bracarenses correram com eles à pedrada. A partir deste momento, vimaranenses e bracarenses, passaram a não se poder ver. A rivalidade chegou com naturalidade ao mundo do futebol, começando a luta entre Vitória e Braga pelo título de melhor equipa do Minho e mais à frente pelo 4º grande Português. As alcunhas a seu tempo apareceram. Após um jogo que os Vitorianos se queixam de ter sido prejudicados frente ao Braga um adepto levou um cartaz para o jogo seguinte onde estava escrito "Para sermos tratados assim, mais vale sermos espanhóis". A partir de aí os braguistas passaram a apelidar os vitorianos de “espanhóis”, estes ripostaram imediatamente apelidando os braguistas de “marroquinos”.

Para o jogo de amanhã os clubes apresentam-se em situações distintas, enquanto o Vitória atravessa o pior momento da sua história o Braga atravessa a sua melhor fase de sempre. Ao nível do plantel os vimaranenses apresentam um elenco jovem sem grande experiencia, ao passo que os bracarenses uma equipa consolidada com vários jogadores internacionais. As principais dúvidas nas escolhas de Rui Vitória estão ao nível do meio campo (irá o treinador vitoriano apostar num meio campo com mais músculo optando por Olímpio, El Adoua e André, este como médio criativo, ou num meio campo mais ofensivo trocando Olímpio por Tiago Rodrigues colocando este a “número 10”), e na inclusão ou não de Toscano no “onze”. Já José Peseiro deverá fazer alinhar um Braga não muito diferente do que é habitual, uma espécie de camaleão táctico com quatro jogadores de meio campo, embora um deles (Ruben Amorim) descaia mais para uma das linhas, dando assim possibilidade de alternar entre o 4x4x2 e o 4x3x3, sendo que Hélder Barbosa/Alan pode alternar entra uma das linhas e jogar ao lado do ponta-de-lança que deverá ser Éder.

Ambas as equipas vêm moralizadas após vitórias sobre Moreirense e Rio Ave (Vitória e Braga respectivamente) e embora haja grandes diferenças entre as equipas, num derby estas evaporam-se assim que o árbitro apite. Prognósticos? Qual o clube com mais "peso" no Minho? É este o maior derby no Norte na actualidade?

Miguel Leão

Etiquetas: ,