Tottenham derrota o Man Utd (Spurs não venciam em Old Trafford desde 1989); Barcelona vence em Sevilha depois de estar a perder por 2-0 (mais uma vitória polémica dos catalães)

Premier League – Tarde emotiva na liga inglesa, com duas grandes partidas em destaque. O Tottenham de André Villas-Boas viajou até Old Trafford para “matar um borrego” de 23 anos (vitória por 3-2). Vertonghen (2´) e Bale (32´) colocaram os spurs na frente, contudo, em 3 minutos loucos, o resultado passou para 2-3. Primeiro foi Nani a reduzir (51´), Dempsey (52´) voltou a colocar a diferença em dois golos e Kagawa fez o 2-3 final (54´). Os londrinos subiram ao 5º lugar, a 5 pontos do Chelsea. Precisamente o blues de Londres derrotaram o Arsenal por 2-1, no Emirates (1ª derrota dos gunners na liga). Fernando Torres fez o 0-1 aos 20´, Gervinho igualou aos 42´, mas Mata sentenciou a partida aos 53´. Ainda em Londres, o Manchester City suou para bater um Fulham combativo. Petric inaugurou o marcador de grande penalidade (10´), mas Aguero (44´) e Dzeko (87´) operaram a reviravolta (o bósnio tinha entrado um minuto antes). O Liverpool finalmente ganhou para a liga, e que vitória! Os reds deslocaram-se ao terreno do Norwich e venceram por 5-2, com Luis Suárez em destaque (hat-trick). O Everton aproveitou a veia goleadora de Jelavic (bisou) para subir ao 2º lugar na PL, depois da vitória por 3-1 sobre o Southampton. Reading e Newcastle empataram 2-2 (bis de Demba Ba), enquanto o Sunderland derrotou o Wigan por 1-0 e somou a 1ª vitória (Fletcher marcou todos os 5 golos dos black cats), tal como o Stoke City (2-0 ao Swansea, com bis de Peter Crouch). Campeonato ao rubro? Que balanço destas primeiras 6 jornadas?

Bundesliga – O Bayern Munique voltou a vencer na liga alemã e soma 6 vitórias em 6 jogos. Os bávaros sentiram dificuldades para marcar em Bremen, conseguindo isso apenas aos 81´e 84´, por Luiz Gustavo e Mandzukic. O Bor. Dortmund igualou o Schalke 04 (2-2 em Dusseldorf) no 3º lugar, depois de “despachar” o Bor. Moechengladbach por 5-0 (bis de Reus, Subotic, Gundogan e “Kuba”). O Estugarda venceu pela 1ª vez (2-0 em Nuremberga), o Hamburgo derrotou o Hannover 96 (1-0), o Bayer Leverkusen derrotou o Greuther Furth (2-0) e o Hoffenheim-Augsburgo terminou 0-0. 

Ligue 1 – O PSG derrotou o Sochaux por 2-0 e aproximou-se do Ol. Marselha (joga amanhã em Valenciennes). Kevin Gameiro estreou-se a titular em 2012-13 e, com golos aos 11´e 33´, foi o homem do jogo. Nas partidas já realizadas, destaque para mais um desaire do Lille (0-2 em Rennes) e para a vitória do Montpellier no terreno do Nancy (2-0). O Toulouse derrotou o Troyes por 2-0, o Ajaccio derrotou o Brest por 1-0, enquanto o Evian-Lorient terminou 1-1 e o Nice-Bastia terminou 2-2.

Serie A – A Juventus não foi de meias medidas e regressou às vitórias, numa partida frente à AS Roma (4-1). Os romanos não aguentaram a entrada forte da vecchia signora, que aos 19 minutos já vencia por 3-0 (Pirlo, Vidal e Matri). Osvaldo reduziu no segundo tempo e Giovinco fechou o marcador em cima do minuto 90. O AC Milan continua longe da melhor forma e empatou 1-1 no terreno do Parma.

La Liga - O Barcelona continua imbatível na frente da liga espanhola, depois de operar uma remontada em Sevilha. Os catalães estiveram a perder por 2-0, mas deram a volta no período de compensações (2-3). A partida ficou marcada pela polémica. Trochowski (26´) e Negredo (48´) colocaram os andaluzes na frente do marcador, enquanto Fàbregas reduziu aos 53´. Contudo, aos 72´, o médio ofensivo espanhol "fez fita" e acabou por ver Medel expulso por uma suposta agressão (que não existiu). Aos 89´, Messi encontrou Fàbregas na área, que rematou para o 2-2 (lance irregular, pois segundos antes, Thiago recuperou a bola ao Sevilha com o braço) e David Villa consumou a reviravolta aos 93´. Durante a tarde, o Málaga derrotou o Betis por 4-0, a Real Sociedad bateu o rival Ath. Bilbao por 2-0 e o Valencia derrotou o Saragoça também por 2-0.

Modalidades - António Félix da Costa venceu a 1ª corrida do GP de França na World Series 3.5 by Renault e subiu ao 6º lugar da geral. O português tem feito uma trajectória interessante nos últimos 2 meses (2 vitórias, um 2º lugar, um 4º lugar e um 5º lugar) e sonha com a chegada à F1; O Benfica conquistou a Supertaça de Hóquei em Patins (9-5 à Oliveirense); Marcos Freitas falhou o apuramento para os quartos-de-final da Taça do Mundo de Ténis de Mesa, depois de ter cedido perante o bielorrusso Samsonov , nº14 do ranking mundial (2-4). O português tinha perdido 4-0 contra o chinês Xu Xin (nº 3) e derrotado o britânico Liam Pitchford (4-1); "Purito" Rodriguez foi o mais rápido no Giro de Lombardia (1º espanhol a vencer a clássica) e subiu ao 1º lugar do ranking de 2012 (Samuel Sanchez foi 2º e Rigoberto Uran 3º). 

PS - Fantasy da Liga Zon Sagres (veja os códigos aqui) - Balanço da jornada? A equipa do Visão de Mercado fez 92 pontos.

PS2 - Fantasy da Premier League (veja os códigos aqui) - Balanço da jornada? A equipa do VM fez 35 pontos.

Etiquetas: , , , , , , ,