Nando de Colo, um luso-descendente na NBA; Poderá ajudar o basquetebol nacional (ou a modalidade em Portugal está condenada)?

James Naismith certamente não previa que a sua invenção para possibilitar aos seus alunos praticar exercício físico no Inverno tivesse tanto impacto mundial mais de 100 anos depois. O basquetebol é nos dias de hoje uma das modalidades mais apreciadas em todo o Mundo, no entanto, tal não tem reflexo no nosso país, levando à mediocridade de resultados da selecção das "quinas". Se nos podemos gabar de ter criado talentos como Carlos Lisboa ou José Alberto, a geração actual é rudimentar a nível técnico-táctico, mesmo com tanto estudo associado.

Exportar um jogador luso para a NBA sempre foi um objectivo da Federação Portuguesa de basquetebol, mas sem resultados até ao momento. Temos o caso do Augusto Sobrinho ou do Betinho Gomes que tentaram a sua sorte mas sem o sucesso que gostaríamos. Já na WNBA o caso muda de figura: Ticha Penincheiro, que agora se retirou, assumiu um papel preponderante na melhor/maior liga do Mundo. Contudo, com tanta esterilidade no basquetebol português, a notícia de que um luso-descendente vai jogar na NBA deve ser motivo de orgulho. Falo-vos de Nando de Colo.

Filho de pais portugueses, nasceu no norte de França, perto da cidade de Lens, começando a praticar basquetebol no clube da região, Cholet Basket. Transferiu-se para os espanhóis do Valência em 2009, onde durante três anos foi preponderante para a ascensão da equipa no panorama basquetebolístico espanhol, que culminou com a conquista da EuroCup em 2010 e a final em 2012, vencida pelos russos do Khimki de Moscovo. Fez também parte do elenco gaulês que esteve nos Jogos Olímpicos de Londres onde conquistou um "modesto" quarto lugar, era presença habitual no 5. Actua na posição "G" (guard) e é igualmente eficaz a "point guard" como "shooting guard". Apesar de ser internacional francês será interessante perceber se conseguirá agitar de alguma maneira o basquetebol nacional...temos de nos agarrar a alguma coisa, a modalidade não pode acabar. Conseguirá de Colo um lugar de relevo na formação dos Spurs (vai formar com Diaw e Parker um trio de franceses no conjunto de San Antonio)? Até que ponto a presença deste luso-descendente na NBA pode ajudar o basquetebol nacional? O que necessita de ser feito para a modalidade ganhar a força que tinha no principio da década de 90 (com a desistência de Porto e Barreirense, o cenário mais provável é que aos poucos o basquetebol nacional acabe por morrer), e principalmente o que é preciso para termos jogadores portugueses na NBA?

Visão do Leitor (perceba melhor aqui!)Yashin S.

Etiquetas: